fbpx

Por que traçar uma estratégia de distribuição é tão importante?

Por que traçar uma estratégia de distribuição é tão importante?

A estratégia de distribuição é responsável por fazer com que os produtos  estejam disponíveis ao consumidor final pelos canais adequados.

Conheça as possibilidades e saiba como criar uma estratégia que evita prejuízos financeiros e de imagem para a marca.

Estratégia de distribuição: importância e tipos existentes

Para um produto fazer sucesso, ele precisa estar disponível para o público certo e na proporção correta para atender a demanda daquele mercado.

Por isso, uma boa estratégia de distribuição é importante. Como principais vantagens destacamos:

  • Controle de prejuízos: evita sobra de produtos em estoque, perda por más condições de armazenagem, vencimento de prazo de validade ou obsolescência;
  • Melhor relacionamento com o cliente: facilidade do consumidor em encontrar os produtos no mercado;
  • Ampliar o reconhecimento da marca: com os produtos presentes em todas as regiões e principais praças do mercado.

Estratégia de distribuição: quais as opções existentes?

Existem diferentes tipos de estratégias de distribuição e é preciso conhecer as mais usadas para poder escolher a ideal. Confira os 3 principais:

Distribuição exclusiva

Estratégia de distribuição em que o fabricante encaminha seus produtos para pontos de venda que concordam em não vender produtos concorrentes.

Ela é indicada para as empresas que trabalham com produtos especializados, mais raros no mercado, ou quando a ideia é atingir um público específico.

Além disso, essa estratégia de distribuição costuma exigir um time de vendas com conhecimento específico sobre o produto.  

Distribuição intensiva

Esse modelo busca distribuir a mercadoria para o maior número de canais possíveis. Nesse caso, os próprios fabricantes, por meio de suas equipes de venda e representantes comerciais, são responsáveis por levar os produtos para os pontos de venda, atuando como intermediários.

É muito importante, nessa estratégia de distribuição, garantir que o produto esteja disponível na gôndola/prateleira. Caso contrário, o cliente optará por outra marca.

Em geral, os fabricantes que escolhem esse modelo são aqueles com produtos de valor mais baixo e alta demanda de consumo.

Distribuição seletiva

Nesse modelo o fabricante escolhe os melhores pontos de venda para vender seus produtos, que podem estar lado a lado de itens concorrentes. Como lojas esportivas que vendem tênis de várias marcas, por exemplo.

Outro motivo para escolher essa estratégia de distribuição é quando os produtos podem vender mais se estiverem próximos a outros complementares.

É importante selecionar bem os distribuidores, considerando localização, perfil dos clientes que vão ao PDV, reputação da loja, espaço para expor os produtos.

A tecnologia pode ajudar, e muito, nesses processos.

Independente da forma de distribuição escolhida, controlar esse processo de forma eficiente não é fácil.

Afinal, é preciso administrar fatores como o prazo médio de estocagem, tempo necessário para os itens chegarem em cada canal escolhido ou a capacidade produtiva da equipe, entre outros.

Por isso, contar com um sistema de gestão informatizada é fundamental para ter uma visão ampla do negócio e poder definir a melhor estratégia de distribuição.

Decisões assertivas sobre o melhor momento de comprar matéria-prima ou mesmo a operação logística ideal para os negócios são vantagens à disposição dos usuários de um sistema de gestão de empresas.

A indústria não seriada e suas particularidades

Indústrias que produzem produtos sob demanda possuem particularidades que nem todo sistema informatizado está preparado para atender. A produção não é focada em produtos seriais e com padrões fixos de processo e de custos. Ou seja, cada projeto requer planejamento, formação de preços e processos técnicos diferenciados.

O ERP DEAK, por exemplo, atende com perfeição indústrias não seriadas e distribuidores, ajudando a planejar com eficiência a produção, a distribuição e venda de produtos, nos mais diversos canais.

O sistema permite ao gestor acompanhar a movimentação do estoque em tempo real, planejar a produção de cada item e usar os dados para entender e atender a demanda.

Até mesmo a precificação dos itens, independentemente do Estado que receberá o pedido, é simplificada.

Com essa ferramenta, a operação torna-se mais produtiva e controlada. E a troca de informações entre setores ocorre de maneira ágil, rápida, segura e totalmente eletrônica.

Com mais de 98% de aderência aos negócios e processos das corporações, sem a necessidade de adaptação, o ERP DEAK tem recursos como:

– Automatização de processos de compra e venda, associadas ao processo de produção;

– Alarmes de não conformidades, tanto no fluxo administrativo, como no operacional;

– Gestão automatizada de todos os impostos envolvidos na compra e na venda dos produtos;

– Vinculação de um produto acabado a todas as ordens de produção necessárias à sua montagem;

– Gestão de contratos diversos.

E com o ERP na nuvem é possível acessar todos os dados do sistema de qualquer lugar, permitindo mais agilidade e controle para os gestores.

Dessa forma, além de facilitar a estratégia de distribuição, também oferece vantagens como otimização de recursos e de tempo, crescimento escalável e robusta segurança digital.

Quer ter uma estratégia de distribuição altamente eficiente e lucrativa? Conheça o ERP DEAK!

 

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão