Quando pensamos em realização de obras, logo bate aquela dor de cabeça. É atraso na entrega, funcionários que faltam, falta de comunicação. Sim, qualquer tipo de obra é sinônimo de imprevistos. Mas você já parou para pensar que a solução para essa dor de cabeça pode estar nas suas mãos? Sim, porque muito mais eficiente – e tranquilo – do que culpar terceiros por uma obra atrasada é desenvolver um bom cronograma do trabalho, contemplando até mesmo os imprevistos.
O cumprimento de prazos é mesmo um desafio numa sociedade onde os atrasos e a prestação de serviços ineficiente são uma constante. Isso significa, então, que empresas capazes de entregar uma obra no prazo acordado demonstram um grande diferencial e podem surpreender até os clientes mais pessimistas, desenvolvendo um relacionamento mais transparente e vínculos muito mais longos com essas pessoas.
Como dissemos, um bom cronograma pode ser o seu maior aliado nessa conquista, já que nele estarão contempladas as eventuais dificuldades que você poderá enfrentar ao longo do trabalho. Só que, para ser capaz de prever tudo isso, é importante conhecer profundamente todo o processo da obra, os profissionais envolvidos e seu objetivo final. Assim, até mesmo uma mudança de escopo poderá ser bem absorvida se o cronograma for realista e um tanto flexível.
Construindo o sucesso da obra
Mais do que o esforço para cumprir prazos, uma obra pode gerar uma forte cobrança na equipe envolvida no projeto. Por mais desafiador que seja lidar com essa pressão, ela ainda é muito mais confortável do que a tensão de ver o atraso surgir.
Diante disso, manter os seus profissionais focados e motivados é uma atitude que irá trabalhar a favor da boa continuidade da obra. Uma boa liderança, que incentive e torne os funcionários mais produtivos, é fundamental para engajá-los no projeto.
E engajamento parte também de um bom planejamento. É aí que entra a elaboração de um cronograma inteligente, eficiente e realista.
Um bom cronograma de obras é aquele que prevê todas as atividades a serem desenvolvidas e também aquelas que não foram planejadas, mas que podem aparecer de última hora.
Conheça a sua equipe para definir bem suas funções
Este é o momento de detalhar com a maior precisão possível todos os passos da obra e funções necessárias para que ela seja bem-sucedida de acordo com um escopo bem estruturado. Defina também o tempo que cada atividade irá demandar, consultando outros projetos de sucesso.
E como os colaboradores são parte fundamental do avanço de sua obra, é importante conhecer bem as características de cada um, incluindo os pontos de atenção para cada uma dessas pessoas. Assim, você terá um bom panorama sobre a capacidade de entrega dos resultados que deseja, no tempo que possui. Aproveite para ouvir anseios e dúvidas desses funcionários, para que, ao mesmo tempo, eles possam se desenvolver como profissionais e trabalharem ainda mais motivados.
Ainda em relação à elaboração do cronograma, não se esqueça de considerar a disponibilidade dos seus fornecedores de matéria-prima, entendendo detalhadamente os prazos que os terceiros poderão ou não cumprir. De preferência, evite que essa disponibilidade possa se alterar ao longo do projeto ou, pelo menos, garanta que as mudanças mais significativas aconteçam no início do processo, prevenindo transtornos.
Vale lembrar que ser realista ao longo dessas etapas irá evitar frustrações e aborrecimentos. Prazos milagrosos podem parecer tentadores, mas tendem a prejudicar o bom andamento da obra, sua força de trabalho e sua qualidade como um todo.
Conquiste mais precisão com tecnologia
A tecnologia é uma de suas maiores aliadas para fazer com que um projeto dê certo, afinal, oferece recursos para que se conquiste maior controle das informações mais preciosas para que o seu gerenciamento flua com eficiência. ERPs que centralizam informações em um único lugar, por exemplo, são uma ferramenta de enorme eficácia para que o seu trabalho fique mais simples e preciso.
Essa combinação de ações e soluções certamente irá trabalhar a seu favor e fazer com que sua obra seja um sucesso em qualidade e prazos cumpridos, atendendo ao seu cliente, garantindo uma excelente reputação para a sua empresa e, claro, evitando as dores de cabeça.