fbpx

A metodologia Scrum a favor dos seus projetos

A metodologia Scrum a favor dos seus projetos

Ao discutir ou pesquisar sobre desenvolvimento de software, você já deve ter ouvido falar do Scrum. Afinal, esse framework feito para desenvolver e fazer a manutenção de projetos e produtos complexos geralmente está associado apenas ao tema software, muito embora seja uma ferramenta bem mais versátil, feita para organizar o trabalho de qualquer tipo de organização, gerindo produtos ou serviços de maior ou menor complexidade. 

 O nome “Scrum” vem de uma formação do rugby, quando oito jogadores de cada time se encaixam para formar uma muralha. Mas acima de qualquer curiosidade, o Scrum pode ser um excelente aliado da sua empresa.

Um dos destaques é a sua capacidade de evidenciar problemas e oferecer mecanismos para que sejam solucionados. E por garantir mais agilidade para o gerenciamento de projetos, vem aos poucos ganhando espaço nas empresas que fazem bom uso dessa prática. Então, é hora de entendermos melhor como funciona.
  

As regras do Scrum 

 
Seja qual for o tipo ou tamanho da sua organização, existe um conjunto de diretrizes da metodologia do Scrum que não devem ser alteradas.

Basicamente, elas são divididas entre papéis, artefatos e etapas. Em primeiro lugar, é preciso entender os papéis e responsabilidades definidos pela ferramenta, assim como os artefatos necessários e as etapas a serem seguidas para que o seu produto ou projeto seja desenvolvido de forma rápida e eficiente.

O fluxo de trabalho e produção do Scrum é dividido em ciclos, que são chamados de Sprints, e as funcionalidades da ferramenta a serem implementadas em um projeto estarão localizadas em uma lista conhecida como Product Backlog. O processo é o seguinte: no início de cada Sprint, acontece a Daily Scrum, uma reunião de planejamento em que o Product Owner (profissional responsável por garantir os requisitos base do produto, alterações, melhorias e a entrega final ao cliente) prioriza os itens do Product Backlog (que conheceremos a seguir) e seleciona as atividades que será capaz de implementar durante o Sprint.

Além do Product Owner, outros dois papéis dentro do Scrum são o do Scrum Master – um gerente de projeto, principal responsável pela implementação e gestão do Scrum, que deve garantir o funcionamento correto desse framework – e a Dev Time, que é uma equipe de produção ou desenvolvimento participante. O grande objetivo é que, a cada Sprint realizado, seja entregue ao cliente final uma parte funcional do produto ou projeto em questão, já com grande valor adicionado. 

 

Além dos papéis definidos, o Scrum exige também os artefatos, ou seja, o trabalho ou o valor necessário para se gerar transparência e oportunidades para acompanhamento e adaptação ao longo de um Sprint. Os principais artefatos são o Product Backlog, o Sprint Backlog e o Product Increment.

Por fim, devemos mencionar os eventos, que são os acontecimentos requeridos durante e ao final do Sprint: o Sprint Planning Meeting (uma reunião de kick-off), o Daily Scrum (reunião diária eficiente, de apenas 15 minutos, para definição de tarefas), o Sprint Review e o Sprint Retrospective.
  

Agora, é só colocar o Scrum em prática 

 
Transparência, acompanhamento e adaptação são os valores que constituem o Scrum e que irão oferecer à sua organização a possibilidade de reduzir os prazos de realização de projetos, produtos e serviços e também os custos, já que essa metodologia o auxilia na minimização de erros. Além disso, permite que o seu cliente acompanhe o desenvolvimento dos projetos e ainda cria um sentimento de união entre a equipe envolvida no Scrum e os principais stakeholders. 

Que tal implementar essa poderosa ferramenta agora mesmo? 

Se você gostou deste artigo, leia também no Blog da DEAK: 

MRP reduz custos ao panejar os recursos da produção 

Fontes:  CIO  /  Project Builder

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados