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A importância do controle de vendas para seu negócio

A importância do controle de vendas para seu negócio

Mais do que entender a importância do controle de vendas para o bom desempenho de uma empresa, é essencial saber como aplicá-lo.

Controlar as vendas significa monitorar todas as etapas envolvidas em um processo de vendas, da captação dos clientes até o fechamento do pedido.

Implementar esse acompanhamento é essencial para garantir um retorno financeiro equilibrado e saudável, uma vez que esse monitoramento permite identificar e corrigir falhas nos processos de vendas.

Outras vantagens que reforçam a importância do controle de vendas:

– Ajuda a promover um planejamento financeiro e de compras eficiente;

– Melhora o gerenciamento do setor de estoque;

– Oferece visualização mais clara sobre as relações com os fornecedores e clientes;

– Melhora o relacionamento com o cliente.

É clara a importância do controle de vendas, mas como implantá-lo?

Além de uma equipe capacitada, veja a seguir o que é necessário para implementar um controle de vendas com qualidade!

1. Conheça bem os seus clientes e ofereça uma boa experiência a cada um deles

O processo de vendas se inicia quando sua empresa atrai o cliente, seja para o site ou para a loja física. Por isso, é necessário uma estratégia de marketing especialmente elaborada para seus negócios.

Também é essencial entender o caminho que seu público percorre até fechar negócio. De modo geral, as etapas são: contato, qualificação, envio de proposta, acompanhamento, negociação e compra.

Saber em que estágio está cada prospect permite ao time comercial escolher a melhor abordagem para fechar o negócio com o cliente.

Além do mais, é imprescindível manter um bom relacionamento com o consumidor e promover a fidelização para gerar novas vendas.

Assim sendo, use ferramentas adequadas para armazenar e acessar dados atualizados e confiáveis e, com eles, elaborar campanhas assertivas. E, ainda, para oferecer ofertas personalizadas ou promover a prática de cross-sell e upsel.

2. Tenha preços competitivos

Pesquise a concorrência para conhecer o portfólio de produtos e qual a tabela de preço praticada pelo mercado.

Isso servirá de base para uma precificação justa, que torne a relação custo-benefício positiva para os clientes, mas sem gerar prejuízo para o seu negócio.

Ter preços competitivos passa por uma boa gestão de compras. Por isso, defina bem os processos, escolha os fornecedores com cuidado e invista em ferramentas tecnológicas que forneçam dados confiáveis para o planejamento das compras.

3. Monitore as entradas e saídas

As entradas e saídas de mercadoria são duas etapas importantes no processo de vendas e que merecem um cuidado especial. Sendo áreas estratégicas para a empresa, é fundamental investir na capacitação das equipes e em ferramentas de controle que automatizem as operações rotineiras.

Da mesma forma, um sistema que automatiza os complexos cálculos de impostos, facilita a emissão de notas fiscais sem o risco de erros operacionais.

4. Um dos motivos que reforçam a importância do controle de vendas, é que ele ajuda a ter uma gestão de estoque eficaz

O estoque é parte fundamental do processo comercial, uma vez que os setores estão estritamente relacionados. Assim, a integração e monitoramento de ambas as áreas é essencial.

Uma excelente solução é adotar um sistema ERP em nuvem que integre os setores e realize a gestão de estoque com eficiência e rapidez.

Com essa solução, os gestores podem analisar quais produtos vendem mais, quais aqueles que têm pouca procura, os que oferecem maior lucro etc.

Esses dados tornam o gerenciamento de compras mais prático e eficiente. Afinal, permite que as aquisições sejam feitas no tempo exato para evitar atrasos e excesso de itens parados no estoque.

Além do mais, um ERP em cloud pode mapear os itens que apresentam vendas sazonais e se preparar para elas com antecedência – garantindo itens no estoque para não perder nenhum negócio.

5. Defina fornecedores de qualidade

Contar com bons fornecedores permite que sua empresa receba todos os insumos no prazo correto, sem erros relacionados à quantidade ou qualidade dos materiais.

Para escolher bons fornecedores, busque por suas referências no mercado e sempre considere a qualidade, e não apenas o preço.

Um bom relacionamento com esses parceiros comerciais também vai garantir melhores negociações no futuro.

6. Analise os indicadores comerciais

Analise todas as informações financeiras e indicadores de desempenho envolvidos no processo comercial – preços de venda, produtos mais vendidos, etc.

Também acompanhe o histórico de compras e de pagamento de cada cliente. Esses dados elevam a importância do controle de vendas, uma vez que ajudam a fazer análises de crédito eficientes, evitando riscos de inadimplência.

Além disso, permitem avaliar o desempenho comercial, promovendo adequações para ter maior produtividade e lucratividade.

7. Automatize os processos

A automação das atividades elimina tarefas repetitivas da rotina da empresa. Assim, a equipe de vendas se concentra no atendimento ao cliente e demais tarefas que aumentam as chances de fechar negócios.

Além de elevar a produtividade comercial, a automatização evita falhas, agiliza processos, garante informações detalhadas, emissão de relatórios e muito mais.

Com todas as informações devidamente registradas, e confiáveis, é fácil realizar auditorias, descobrir e solucionar gargalos, entre outras melhorias.

Conheça o módulo de CRM Vendas do ERP DEAK

É inegável a importância do controle de vendas, bem como a necessidade de um sistema moderno que facilite a visualização e análise de informações para fazer esse acompanhamento.

O ERP DEAK é a solução ideal para o controle de vendas. Completo, atende e integra todos os setores organizacionais.

Entre seus módulos, oferece o CRM Vendas, que substitui sistemas manuais e planilhas ultrapassadas, por dados atualizados em tempo real e facilmente acessíveis por todas as pessoas autorizadas a editar e verificar as informações.

Garanta praticidade, segurança e agilidade à sua área comercial e aproveite todos os benefícios de um controle de vendas eficiente.

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