fbpx

Benefícios do Balanced Scorecard na gestão empresarial

Benefícios do Balanced Scorecard na gestão empresarial

O Balanced ScoreCard (BSC) é uma metodologia aplicada na gestão empresarial que não foca apenas em indicadores financeiros ou econômicos para avaliar o desempenho de uma empresa, mas sim, faz com que o seu negócio seja visto sob outras perspectivas.  

Desse modo, a evolução do negócio pode ser medida de acordo com sua performance de mercado junto aos clientes. Sem contar que seus processos internos, as inovações, as pessoas e tecnologias também são revistos e analisados continuamente.  

Toda essa análise empresarial tem como objetivo criar um panorama completo para os gestores, dos processos de cada um de seus setores e equipes, permitindo assim que consigam elaborar estratégias eficazes para alcançar os objetivos no futuro,  garantindo solidez no crescimento da marca. 

Efetivar essa metodologia ajuda a impulsionar os negócios, tornando o BSC muito importante às empresas que buscam um crescimento concreto e qualitativo. 

Por isso, neste conteúdo vamos mostrar os benefícios do Balanced Scorecard para que você possa colocá-lo em prática. Boa leitura!   

Entendendo as perspectivas do Balanced Scorecard na gestão empresarial  

Para o Balanced Scorecard ser funcional é indispensável que a empresa já tenha um objetivo traçado, pois a metodologia é utilizada para definição de ações estratégicas, permitindo alcançar o que se busca a longo prazo.  

Para chegar neste resultado, o BSC deve ter suas 4 perspectivas contempladas. Veja quais são elas e como impactam na gestão empresarial

1) Perspectiva financeira

É utilizada para definir os objetivos financeiros futuros e o que deve ser feito para satisfazer os donos do negócio e/ou os acionistas da empresa. 

Os indicadores avaliados nesta perspectiva são fundamentais para analisar se as estratégias da gestão permitirão alcançar os objetivos preestabelecidos. Ou se é preciso criar novas ações para isso. 

2) O Balanced Scorecard e a perspectiva dos clientes

A experiência do cliente e seu relacionamento com a empresa é indispensável numa boa gestão empresarial.  

Essa perspectiva mostrará as ações necessárias para aumentar a carteira de clientes e conseguir sua fidelização, uma vez que elas ajudarão a atingir as metas financeiras. 

Isto porque, a metodologia BSC parte do princípio de que o sucesso de uma empresa está atrelado à eficiência e qualidade de seu atendimento às necessidades de seus clientes.  

3) Perspectiva dos processos internos

Aqui, o Balanced Scorecard propõe que a empresa analise seus processos buscando o aperfeiçoamento de cada um deles.  

A ideia é descobrir meios de melhorar a performance individual dos processos para, assim, alcançar plenamente o objetivo principal do negócio.  

Nesse sentido, as equipes de cada departamento precisam estar alinhadas com os processos internos para aumentar ainda mais a eficiência em toda a operação.  

4) Perspectiva de aprendizado e crescimento

Para alcançar os objetivos futuros é fundamental entender erros passados, bem como o que precisa ser feito no campo da inovação para manter os negócios competitivos.  

A perspectiva de aprendizado e crescimento no Balanced Scorecard é exatamente sobre isso. 

Para efetivá-la, o BSC leva em consideração a interação entre empresa e colaboradores, o clima organizacional e os treinamentos oferecidos para alcançar as metas.  

Também avalia as ações praticadas pela empresa a fim de melhorar a satisfação de seus públicos, tudo isso visando aumentar a produtividade e a harmonia no ambiente de trabalho.   

Os benefícios que o BSC entrega quando suas 4 perspectivas são contempladas 

Quando o BSC é aplicado com as 4 perspectivas, além de possibilitar o desenvolvimento de um mapa estratégico eficiente, ele mantém um alinhamento preciso entre indicadores e metas.  

Assim, permite a criação de planos de ação assertivos e melhora o clima organizacional, além de aprimorar o relacionamento e o nível de satisfação dos consumidores

Mas, além desses benefícios, também se destacam: 

– A fomentação do desenvolvimento de estratégias com ações mais completas e eficazes; 

Melhora na comunicação entre empresa e colaborador, bem como a empresa e seus clientes; 

– Maior engajamento dos trabalhadores; 

–  Aperfeiçoamento contínuo na qualidade dos produtos e serviços oferecidos; 

– Aprimoramento e crescimento contínuo do negócio como um todo. 

Para colocar em prática as 4 perspectivas e efetivar o Balanced Scorecard, é indispensável contar com ferramentas que auxiliem o controle da gestão empresarial. Soluções que armazenem as informações e as organizem de acordo com os indicadores utilizados pela empresa.  

O ERP DEAK é um sistema completo que garante total eficiência e controle de sua gestão por meio da padronização e integração de processos. 

Assim, permite uma visão de 360º do panorama atual do negócio, facilitando a implementação da metodologia do Balanced Scorecard e evoluindo sua gestão empresarial. 

 
Entre em contato conosco e entenda como o ERP DEAK pode te ajudar a gerir todos esses pontos fundamentais para efetivar um BSC de qualidade. 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados