fbpx

Dashboards na gestão empresarial: decisões mais assertivas

Dashboards na gestão empresarial: decisões mais assertivas

Os dashboards na gestão empresarial são recursos que facilitam o acesso a dados importantes para a gestão dos negócios.

Trata-se de painéis visuais que contêm informações, métricas e indicadores da empresa. Nele devem estar representados os dados relativos às atividades da organização e relevantes para alcançar os seus objetivos estratégicos. Conheça um pouco desse recurso que traz agilidade ao gestor para a tomada de decisão. Aproveite a leitura!

Dashboards facilitam a análise e melhoria de processos

Acessar informações relevantes sobre o desempenho da empresa é essencial para os gestores. Isso porque, elas ajudam a identificar pontos que precisam ser aperfeiçoados, quais estratégias oferecem melhores resultados e outras informações essenciais para gerar desenvolvimento ao negócio.

Visando acompanhar a performance da empresa, das equipes e dos colaboradores, essas análises devem ser feitas regularmente. E quanto mais fácil for o acesso a esses dados, melhores serão os resultados.

Principais benefícios do uso de dashboards na gestão empresarial

1) Permite que informações estratégicas sejam visualizadas facilmente pelos decisores.

Por mais que uma empresa seja dividida em departamentos, as funções exercidas por um setor conectam-se, diretamente ou indiretamente, às atividades exercidas em outros.

Assim, mesmo que cada um precise gerenciar suas próprias informações, elas fazem parte da organização. Desse modo, integrar as áreas é fundamental para garantir uma harmonia entre as operações, otimizar a comunicação e melhorar a produtividade dos colaboradores.

Ao implementar um sistema de gestão, a integração dos setores será facilitada porque todos os dados estarão reunidos e disponíveis em um único lugar.

Além de promover essa integração, um bom ERP permite usar dashboards na gestão empresarial, facilitando a visualização de informações pelos diferentes departamentos.

2) Dashboards na gestão empresarial otimizam a tomada de decisão

Informações importantes como os projetos em andamento, pedidos em aberto ou cancelados, prazos de entrega e recursos disponíveis podem ser facilmente visualizados por meio desses painéis.

Com o acesso a indicadores de desempenho sempre atualizados, é mais fácil identificar se a empresa está no rumo certo, o que precisa ser melhorado e quais seus pontos fortes.

Desse modo, as decisões podem ser tomadas com mais agilidade e assertividade, permitindo melhorar os resultados organizacionais.

Para começar, com o uso de dashboards na gestão empresarial cada departamento tem à disposição filtros relevantes para sua área, obtendo dados com rapidez e praticidade.

Assim, cada gestor pode detectar melhores oportunidades de negócio. Tem um produto com pouca saída no estoque? É possível criar uma promoção especial para evitar a perda de produtos.

O fornecedor está com preços especiais? A análise dos dashboards permite definir se vale a pena aproveitar as ofertas, sem correr riscos.

Assim, todas as pessoas autorizadas podem tomar as decisões com segurança, e com base em dados.

3) Promove um alinhamento estratégico

Com o acesso a dados atualizados em tempo real, e facilmente verificados com o uso dos dashboards, o gestor tem uma visão abrangente do negócio.

Essa facilidade para enxergar o negócio com um todo, possibilita alinhar ações e decisões que beneficiem os setores. Mas sempre considerando os objetivos e o desenvolvimento geral da empresa.

4) Permite uso eficiente de tempo e de recursos

Ao adotar um sistema ERP completo, que tenha entre seus recursos a criação de painéis para visualizar resultados, as empresas ganham produtividade e economia, pois bastam alguns cliques para levantar informações, dispensando o moroso trabalho manual de coletar dados para elaborar relatórios. Assim, o tempo do colaborador pode ser direcionado para funções mais estratégicas, como dar maior atenção aos clientes.

Por sua vez, o gestor ganha tempo na análise de dados e pode focar no que realmente importa: alavancar novos negócios!

5) Dashboards na gestão empresarial: informações acessadas de qualquer local

Um ERP moderno disponibiliza informações de forma gráfica, propiciando a classificação dos indicadores selecionados conforme o departamento, meta, urgência e resultados alcançados.

Além disso, se ele estiver na nuvem, também permite levar essas análises para qualquer lugar, inclusive, para reuniões de negócio fora da empresa.

Ou seja, essa organização de dados em gráficos e outros elementos visuais, ajuda os gestores a obter as melhores negociações para a companhia.

Dashboards na gestão empresarial: conte com ERP DEAK

Os painéis do ERP DEAK fornecem aos gestores informações confiáveis, atualizadas em tempo real.

Além disso, com nosso sistema os processos da sua empresa serão integrados e padronizados com base em uma visão 360°, proporcionando tomada de decisões altamente eficientes para seu negócio.

Para garantir as facilidades do uso de dashboards na gestão empresarial, conte com o ERP DEAK!

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados