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Psicologia positiva no ambiente de trabalho: vale a pena? 

Psicologia positiva no ambiente de trabalho: vale a pena? 

A psicologia positiva no ambiente de trabalho é uma técnica que pode ajudar a aumentar o engajamento e o desempenho dos colaboradores, proporcionando excelentes resultados para a organização.  Além disso, preocupar-se com a satisfação da equipe — e com a própria, inclusive — também é um papel importante de quem deseja liderar de modo eficiente. Quer saber mais sobre esse tema e como aproveitá-lo para ter um ambiente mais motivador? Continue a leitura! 

O que é a psicologia positiva? 

A psicologia positiva é um campo da ciência psicológica que estuda a felicidade e se concentra nos aspectos positivos do desenvolvimento humano. 

Em geral, os outros campos da psicologia focam no tratamento de doenças psíquicas.  Contudo, em 1998, o psicólogo Martin Seligman decidiu mudar o foco de estudo e voltar sua atenção para o bem-estar do indivíduo. Assim, fundou a psicologia positiva que conta, basicamente, com três pilares fundamentais:  

  • Emoções: estudo das emoções positivas, como a gratidão; 

  • Traços positivos: foco nas individualidades e talentos de cada pessoa; 

  • Comunidade: construção de um meio — empresa, família, entre outros — positivo para o indivíduo.  

Trazendo o conceito para o meio empresarial, a psicologia positiva no ambiente de trabalho tem como propósito focar nos aspectos positivos da vida dos colaboradores. Desse modo, consegue aumentar a satisfação dessas pessoas com a empresa. E, como consequência, melhora a produtividade e a satisfação em pertencer àquele grupo. 

Por que investir na psicologia positiva na empresa? 

A insatisfação com o trabalho provoca diversas consequências negativas para a empresa, como a redução da produtividade da equipe e, consequentemente, o faturamento do negócio.  Também costuma ser responsável por aumentar o número de faltas ao trabalho, de licenças médicas e até dificulta a retenção de talentos na empresa. 

Por isso, se preocupar com o bem estar dos seus colaboradores, eleva o comprometimento com a empresa e o entendimento de que é uma parte importante da engrenagem.  Nesse sentido, a psicologia positiva no ambiente de trabalho pode ajudar bastante a aumentar o engajamento da equipe.  Conheça algumas vantagens: 

  • Aumento da produtividade 

  • Redução de conflitos no ambiente de trabalho; 

  • Pensamento mais criativo e propenso à inovação; 

  • Desejo de permanecer na empresa e crescer com ela; 

  • Tendência a atuar de modo mais colaborativo e com proatividade. 

Como usar a psicologia positiva no ambiente de trabalho? 

É possível adotar a psicologia positiva de forma simples, seguindo algumas dicas. 

1. Aprenda a dar feedbacks 

Um estudo da Universidade de Minnesota revelou que uma crítica malfeita impacta seis vezes mais do que um elogio. Portanto, é fundamental saber dar feedbacks construtivos para o colaborador. Nesse caso, algumas dicas podem ajudar:  

  • Aponte os aspectos positivos primeiro;  Sempre se baseie em fatos para analisar a postura de um colaborador;  

  • Procure transmitir a mensagem, sempre adotando uma postura respeitosa que vise a evolução da pessoa. 

Além de aprender a dar feedbacks melhores, é interessante incentivar essa prática entre os colaboradores também.  

2. Valorize os colaboradores 

O engajamento é um elemento fundamental da psicologia positiva no ambiente de trabalho.  

Ao se sentir valorizado na empresa, o colaborador procura se empenhar mais ainda nas suas atividades. Ele se sente uma parte importante da organização.  Por isso, é essencial buscar formas de valorizar os colaboradores pelos seus resultados.  Além de elogiar, pode-se reconhecer conquistas e dar bonificações, como por exemplo um prêmio em dinheiro ou um dia a mais de folga. 

3. Psicologia positiva no ambiente de trabalho ajuda a criar uma cultura colaborativa 

A ideia da psicologia positiva é focar na solução ao invés do problema.  Então, a proatividade é um dos elementos que deve ser valorizado pelo gestor. Procure desenvolver o hábito de sempre incentivar a procurar uma solução ao invés de reclamar com os integrantes da equipe. Além disso, coloque a inclusão, o respeito e a empatia como alguns dos valores fundamentais para sua empresa.  

4. Pratique uma liderança positiva 

Dentre os diversos tipos de líderes, o líder positivo é aquele que aposta na aplicação de uma liderança que valorize cada membro do time, extraindo o melhor de cada um. E, assim, aumentando a qualidade com um todo. Ele também estimula o aprendizado de todos e ajuda cada indivíduo da equipe a crescer com orientações. Sendo assim, ele vai ter o papel de guiar e incentivar a equipe a entregar seu melhor desempenho, focando sempre nos seus pontos fortes e aperfeiçoando os pontos fracos.  

Aumente a motivação de seu time tornando a rotina mais prática Quando um colaborador fica preso a uma série de atividades burocráticas que tomam grande parte do seu tempo, há desperdício do seu talento. Sem contar que, quase sempre, provoca insatisfação. Hoje, a transformação digital permite a automatização de processos, deixando tarefas maçantes e repetitivas para a máquina.   

O ERP DEAK é uma solução completa que automatiza tarefas rotineiras, otimizando o tempo dos colaboradores, permitindo que foquem em assuntos mais estimulantes e estratégicos. Agora que mostramos o que é e como implantar a psicologia positiva no ambiente de trabalho, confira outros conteúdos de nosso blog – comece por: 

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