fbpx

Colaboração e respeito nas organizações – aposte nessa ideia

Colaboração e respeito nas organizações – aposte nessa ideia

Colaboração e respeito nas organizações - aposte nessa ideia

A colaboração e respeito nas organizações são dois elementos essenciais para todas as empresas que querem crescer no mercado. 

Afinal, negócios são formados por pessoas. Quanto mais elas estiverem alinhadas, melhores serão os resultados. 

Mas como lidar com profissionais que possuem personalidades tão diferentes e construir uma equipe verdadeiramente forte? 

Neste artigo, você vai conhecer algumas práticas para conseguir estimular a colaboração e o respeito dentro das organizações, facilitando a transparência e o compliance

Qual é a importância da colaboração e respeito nas organizações? 

Quando você decide formar uma equipe, há a reunião de pessoas com habilidades e personalidades distintas em prol de um objetivo: crescer na empresa.  

De um lado, a união dessas funções levará a corporação para frente. De outro, uma consequência inevitável é a criação de conflitos e “grupinhos” dentro do ambiente de trabalho. Sobretudo se o empreendimento for grande e tiver muitos funcionários.  

Por se tratarem de pessoas totalmente diferentes atuando no mesmo espaço físico ou em home office, pode ser normal ocorrerem desentendimentos vez ou outra.  

O importante é não deixar esse tipo de situação se intensificar na empresa porque traz uma série de malefícios que podem prejudicar o resultado do negócio. Sem contar, que causa mal-estar entre os colaboradores, além de outras consequências.  

Por isso, a construção de uma cultura de qualidade, que envolva colaboração e respeito mútuo dentro das organizações é tão importante. E oferece diversas vantagens para o negócio, como por exemplo: 

  • Melhor trabalho em equipe: tudo fica mais fácil quando as pessoas superam as diferenças e trabalham com o mesmo objetivo; 
  • Estimular a produtividade: os profissionais se sentem mais motivados a oferecer o seu melhor; 
  • Elevar o nível de inovação: a união de mentes diferentes pode fazer surgir ideias extraordinárias para seu negócio. 

5 práticas para estimular a colaboração e respeito na empresa 

Diante do exposto, resta a pergunta: como implementar uma cultura mais colaborativa na corporação?  

Primeiro, é fundamental entender que esse ambiente cooperativo não ocorre da noite para o dia. Trata-se de um trabalho contínuo de conscientização e incentivos para construir uma equipe forte e integrada.  

Para te ajudar a criar essa parceria motivadora, trouxemos 5 ideias práticas:  

1- Estimule a participação de todos 

Ainda que existam pessoas mais participativas e outras menos propensas à colaboração, devido aos traços de personalidade de cada um, é importante estimular a participação de todos da equipe.  

Às vezes, um colaborador pode ter uma ideia excelente, mas é tímido demais para falar ou fica com receio de se expor.  

Por isso, é importante criar um ambiente onde todos se sintam confortáveis para expressar suas ideias.  

Não importa a área de atuação, do atendimento ao cliente ao trabalho de backoffice, todos devem ser ouvidos. 

Veja algumas dicas para conhecer ideias que vão ajudar sua empresa a abandonar velhos hábitos e inovar

  • Procure saber opinião dos colaboradores sobre um projeto ou mudança – se possível, tente saber a resposta individualmente;  
  • Avalie todas as ideias recebidas e dê um feedback para o autor – essa atitude demonstra respeito e valoriza sua participação, estimulando novas participações; 
  • Crie canais variados para envio das sugestões – pessoalmente, e-mail, WhatsApp, etc.  

2- Diversifique o processo de contratação e obtenha uma maior colaboração e respeito na sua empresa 

Olhando o quadro dos seus colaboradores, você consegue perceber um certo padrão de perfil entre eles ou é bem diversificado? 

Como falamos, o que estimula o crescimento de uma empresa é justamente a presença de pessoas diferentes, com olhares diferentes e motivadas. 

Portanto, a falta de diversificação em uma empresa pode atrapalhar a construção de novas soluções e produtos/serviços. Afinal, o grupo fica dentro de uma bolha, sem trazer perspectivas diferentes para o negócio. 

3- Fique atento a sinais de preconceito e bullying 

Segundo estudo da CareerBuilder, quase um terço dos profissionais já sofreu bullying no trabalho.  

Esse é um tipo de situação que uma corporação precisa repudiar completamente. Afinal, elas impedem que haja maior colaboração e respeito nas organizações.  

Sem contar que podem render processos trabalhistas e prejuízos financeiros e de reputação à sua empresa. 

Os reflexos na vida de uma pessoa que sofre com intimidação no trabalho são diversos: baixa autoestima, falta de motivação, pouca interação com os colegas, redução do desempenho… Isso tudo afeta, sobretudo, a saúde mental do colaborador e ainda intimida os outros colegas.  

Por isso, fique atento a quaisquer sinais de preconceito ou bullying na organização, dando avisos e, se preciso, punindo agressores.  

Vale destacar a importância de treinamentos e demais ações de comunicação para informar as normas da empresa em relação ao que se espera em termos de comportamento de cada um. 

4- Valorize o feedback entre colaboradores 

Em geral, um conflito começa com um mal entendido ou uma diferença de opinião entre duas pessoas, que se alastra por toda a empresa. 

Por isso, é importante criar uma cultura na empresa onde a opinião de cada um seja valorizada e que haja companheirismo e respeito entre os colaboradores. 

Usar uma comunicação eficiente para eliminar qualquer tipo de fofoca; mal-estar e briguinhas, isso evitará problemas de grandes proporções.  

5- Promova eventos e veja aumentar a colaboração e respeito nas organizações 

Muitas vezes, o dia a dia do trabalho impede que os colaboradores se conheçam melhor e construam relacionamentos uns com os outros.  

Uma boa forma de remediar isso é com a promoção de eventos ou reuniões entre todo o time periodicamente. Além da integração de processos, a integração de pessoas é essencial para o sucesso de sua empresa. 

Otimize sua rotina e tenha tempo para promover um melhor ambiente em sua empresa 

Como vimos, a colaboração e respeito dentro da empresa são elementos essenciais para um clima que promova o desenvolvimento contínuo da organização. Colaboração e respeito nas organizações – aposte nessa ideia.

Também é primordial para elevar o nível de engajamento e reter talentos, manter a competividade organizacional e aumentar a eficiência operacional.  

Além do mais, colabora para um ambiente mais transparente e evita problemas de ordem jurídica, por exemplo. Isso para citar apenas algumas vantagens! 

Mas como encontrar tempo para se dedicar a ações que levem a esse resultado? Afinal, a rotina do gestor é extremamente complexa e cheia de responsabilidades diárias. 

A melhor resposta está na adoção do ERP DEAK, software para gestão que envolve todos os setores de sua organização. Além de garantir maior qualidade nos processos e maior controle ao gestor, ele também: 

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog – comece lendo: 

  • Diversidade nas empresas: você sabe o que é? 

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão