fbpx

Diversidade nas empresas: você sabe o que é?

Diversidade nas empresas: você sabe o que é?

Diversidade nas empresas: você sabe o que é?

diversidade nas empresas envolve mais do que contratar pessoas de diferentes raças. 

Esse conceito visa oferecer um quadro de colaboradores contendo profissionais de gêneros, idades, orientações sexuais, religiões e classes sociais diversas. Assim, cada pessoa agrega seus diversos conhecimentos e vivências em prol do crescimento da empresa

Além de oferecer inúmeras vantagens ao negócio, diversificar a equipe também é um compromisso social importantecolaborando para o futuro organizacional

Afinal, oferece oportunidades a profissionais com mais dificuldade em conseguir espaço no mercado de trabalho. E que podem ser tão, ou mais, bem preparados do que os demais. 

Vantagens de diversificar a equipe 

1) Eleva resultados da empresa 

Pesquisa divulgada pela American Sociological Review revelou que as empresas com maior diversidade têm mais clientes, maior quantidade de vendas, de participação no mercado e lucro que supera a média. 

Corroboram essa informação, dados da Harvard Business Review. Eles afirmam que companhias diversificadas possuem 70% maiores chances de captar novos clientes. Ou seja, um time diversificado ajuda a abrir caminho para novos negócios. 

2) Promover maior inovação 

Cada pessoa possui sua própria vivência, empregando-a na rotina profissional, muitas vezes de modo inconsciente. Contudo, quanto mais semelhantes os indivíduos forem, mais parecidas também serão essas colaborações. 

Ao diversificar a equipe, você garante um mix maior de experiências, as quais são muito importantes na hora de encontrar soluções, seja para problemas internos ou externos. 

E a chance de conseguir uma ideia inovadora, capaz de transformar os rumos do seu negócio, é ainda maior quando essas pessoas estão trabalhando juntas. Ou seja, promover um ambiente onde se valoriza a colaboração, o acolhimento e a união rende benefícios. 

Em outras palavras, a diversidade nas empresas favorece também a criatividade e, consequentemente, a inovação! 

3) Maior confiança e motivação da equipe? Aposte na diversidade nas empresas 

Com a diversidade os colaboradores tendem a se sentir mais confortáveis e incluídos no ambiente de trabalho. Isso influencia também na sua motivação durante a execução das atividades

Além disso, essas características também promovem o engajamento dos indivíduos e entre as equipes. 

Sobretudo quando suas ideias forem escutadas e colocadas em prática ou, pelo menos, analisadas e seguidas de um feedback.  

Mas, claro, para isso, é essencial que sua empresa incentive o comportamento inclusivo entre todos! 

4) Diminuir conflitos entre as equipes 

Superar conflitos nem sempre é uma tarefa fácil. Mas com transparência e diálogo é possível evitar desentendimentos, clima pesado, falta de cooperação e demais desvantagens que as desavenças internas promovem no ambiente de trabalho. 

Afinal, quanto maior a variedade de pensamentos maior será o respeito entre as pessoas. E esse é um ponto-chave para reduzir a probabilidade de discussões. 

5) Retenção de talentos é mais fácil quando há diversidade nas empresas 

Se você pudesse escolher, iria preferir trabalhar em um ambiente super competitivo, desarmônico e desrespeitoso ou em um local inclusivo, com respeito às diferenças e onde a criatividade é incentivada? Certamente no segundo! 

Assim como você, a maioria dos profissionais também fariam essa escolha, inclusive os mais talentosos. 

Ao investir na diversidade seu negócio garante justamente essa preferência de escolha, retendo profissionais altamente capacitados e atraindo novos! 

Além disso, a diversidade é uma forma prática de mostrar a preocupação da empresa com a ética e com a responsabilidade social. Tudo isso cria um ambiente positivo, reduzindo o número de faltas e de rotatividade.  

6) Melhora a imagem da empresa 

A diversidade nas empresas é um conceito de tamanha importância, que vem se tornando parâmetro no momento da escolha de compra de grande parte dos consumidores. 

Dessa forma, introduzindo essa ideia em seu negócio, você contribui para a sociedade, garante as vantagens acima e ainda melhora a imagem de sua marca no mercado.  

Mas, não basta ser uma companhia que apoia a diversidade, é preciso sair na frente dos seus concorrentes. 

Como diversificar o quadro de colaboradores? 

De olho na evolução e competitividade de seus negócios, o primeiro passo para promover a diversidade nas empresas é avaliar seu quadro de colaboradores atual. 

Em seguida, analise o processo de recrutamento, examinando quais requisitos são utilizados na hora de preencher as vagas. E eliminando aqueles que, de alguma forma, selecionem somente candidatos de um determinado perfil. 

Durante esse momento, será fundamental trabalhar com a equipe responsável pela escolha e contratação de colaboradores. 

Informe sobre a introdução do conceito de diversidade nas empresas, deixando claro que requisitos, além dos técnicos, não deverão mais ser utilizados. 

Dica importante: promova a diversidade nas empresas com a cultura de inovação 

“Você não se encaixa na cultura da empresa”. Essa é uma desculpa bastante comum para dispensar profissionais durante entrevistas de emprego, sobretudo quando não se enquadram em determinados padrões. 

Para quebrar de vez esse obstáculo em seu negócio – evitando até mesmo problemas de ordem jurídica – você deve mudar a cultura empresarialinvestindo no conceito de inovação. 

Além de otimizar os processos criativos, essa ideia também incentiva o trabalho em equipe, motivando os colaboradores a deixarem suas diferenças de lado e atuarem juntos em prol da criação e inovação! 

Outras dicas que podem te ajudar a introduzir a diversidade na sua empresa são: 

  • Promova a comunicação interna, disponibilizando um canal direto para seus colaboradores exporem ideias e relatarem problemas; 
  • Peça ajuda de especialistas, como uma consultoria, para realizar essa mudança de forma assertiva e positiva; 
  • Incentive o relacionamento amistoso entre os colegas de trabalho, oferecendo atividades divertidas, como eventos corporativos. 

Implemente o ERP DEAK e otimize sua gestão! 

A preocupação com a diversidade nas empresas é somente um dos inúmeros desafios que um gestor precisa enfrentar. 

Com tantas funções e deveres, o tempo acaba se transformando em seu maior inimigo. 

Por isso, você precisa do ERP DEAK. Com nossa ferramenta, será possível otimizar seu tempo e se concentrar em assuntos mais importantes e urgentes. 

O ERP DEAK é um sistema de gestão que integra e padroniza diversos processos de uma empresa, seja do segmento de distribuição, indústria não seriada ou serviços.  

Quer saber mais dicas para o gerenciamento de seus negócios ser mais eficiente? 

Acompanhe nosso blog e confira nossos conteúdos.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão