fbpx

Blockchain na gestão empresarial – o que você precisa saber

Blockchain na gestão empresarial – o que você precisa saber

Blockchain na gestão empresarial – o que você precisa saber

blockchain na gestão empresarial proporciona diversas vantagens. Por isso, centenas de organizações começaram a implementar essa tecnologia para trazer mais segurança e agilidade para os negócios.  

Estima-se que esse sistema deverá alcançar uma receita de U$20 bilhões até 2024. 

No entanto, muitas empresas ainda desconhecem essa ferramenta por ser algo relativamente novo (apesar de ter surgido em 2008). 

Você faz parte desse grupo? Então, continue lendo esse artigo para descobrir como funciona o blockchain na gestão empresarial! 

Entenda o funcionamento do blockchain 

Para falar dessa tecnologia, precisamos citar o bitcoin, primeira moeda digital a existir (não é a única, mas é a mais conhecida). Ele foi responsável pela criação de um sistema econômico alternativo, independente de bancos ou governos para as transações financeiras. 

Quem movimenta e controla essa moeda virtual são as pessoas ou grupos que as possuem, tendo como base para armazenamento desses dados uma rede extremamente segura chamada blockchain. 

Portanto, podemos definir o blockchain como uma tecnologia de armazenamento de dados em blocos vinculados entre si por meio de criptografia. Por isso, o seu nome que, em português, significa “corrente de blocos”

Assim, para um criminoso virtual invadir o sistema e se apropriar das informações, precisaria acessar todos os computadores em que houve o compartilhamento de informações. 

O blockchain armazena dados de forma: 

  • Cronológica: tem como ver o registro das informações; 
  • Descentralizada: todas as redes podem ser acessadas por quem tem autorização para isso; 
  • Segura: o compartilhamento entre blocos impossibilita a alteração ou hackeamento da informação, o que é excelente em vista da LGPD

Quais são as aplicações de blockchain na gestão empresarial? 

Dos bancos até campanhas políticas, todos podem se beneficiar da tecnologia para melhorar seus serviços e trazer mais segurança para suas informações. 

Não é à toa que Carrefour, Microsoft, Telefónica e diversas outras empresas estão apostando no blockchain na gestão empresarial.  

Mas quais seriam as suas aplicações na prática? Confira alguns exemplos: 

A) Transações financeiras 

Aplicação mais conhecida do blockchain, envolvendo o controle de pagamentos, transferências, armazenamento de dados e outras transações financeiras.  

A ideia é garantir máxima proteção aos clientes e maior confiabilidade do público com a empresa do setor financeiro. 

Vejamos um exemplo. Se uma empresa compra uma máquina e o fornecedor também opera com essa tecnologia, basta enviar uma ordem de pagamento de sua carteira para a carteira do vendedor. 

Após certificar-se de que há saldo, a transação é validada de modo rápido, ágil e transparente

B) Autenticação de informações transacionais 

As operações de compra e venda podem ocorrer de forma bem mais rápida e eficiente, aumentando a velocidade das negociações e otimizando o tempo da equipe.  

Ao adotar o blockchain na gestão empresarial, as informações adicionadas ao bloco de dados é verificada e recebe um código de identificação chamado hash. A cada alteração, o sistema gera um novo código, ampliando sua proteção. 

Assim, funciona como uma espécie de selo de segurança e autenticidade

C) O blockchain na gestão empresarial permite rastreamento de produtos 

Muitas companhias adotam o blockchain na gestão empresarial para facilitar o rastreamento de produtos variados.  

Assim, é possível rastrear cada etapa da produção e o caminho percorrido até o item chegar ao local de venda ou consumidor final. Desse modo, além da agilidade, pode melhorar a qualidade e o controle sobre matérias-primas e produtos. 

Funciona assim: o produto recebe uma identificação dentro do blockchain e as informações são acessadas escaneando um QR Code. 

Vantagens do blockchain na gestão empresarial 

Veja a seguir os principais benefícios do blockchain na gestão empresarial. 

Aumenta a proteção digital 

No primeiro semestre de 2021, o número de violações cibernéticas cresceu 220% em comparação ao mesmo período de 2020, gerando um prejuízo enorme para centenas de empresas brasileiras.  

Como já vimos, o blockchain na gestão empresarial potencializa a proteção contra ciberameaças e impede o comprometimento de informações devido a uma falha humana ou problema em equipamentos. 

Maior transparência é uma vantagem do blockchain na gestão empresarial 

Por ser um banco de dados descentralizado, todas as pessoas autorizadas podem acessar e verificar possíveis alterações em um projeto ou nos dados financeiros. 

Ao mesmo tempo, essa tecnologia aumenta a transparência e o compliance em todo o processo porque não é possível mudar registro de transações sem deixar rastros.  

Desse modo, é possível inspecionar e identificar eventuais modificações suspeitas, tomando providências ágeis, antes de ocorrer danos substanciais. 

Organização e controle das informações 

Como o sistema organiza os dados por ordem cronológica, é possível observar quando foi realizada cada alteração e ter uma linha do tempo de toda operação que adota a tecnologia.  

Além disso, o blockchain na gestão empresarial também permite que todas as pessoas autorizadas acessem dados atualizados em tempo real, de qualquer local e em qualquer horário. 

ERP DEAK garante gestão eficiente com um investimento acessível   

Sem dúvidas, o blockchain na gestão empresarial oferece muitas facilidades. Contudo, essa tecnologia ainda é muito cara, limitando-se a empresas de grande porte. 

A boa notícia é que mesmo negócios de médio e pequeno porte podem usufruir de grande parte dessas vantagens adotando soluções inovadoras e mais acessíveis para seu negócio.  

ERP DEAK é completo e disponibiliza recursos que permitem maior transparência, visibilidade operacional, controle e agilidade da operação.  

Tudo isso, com camadas robustas de proteção digital e módulos voltados a todos os setores de seu empreendimento – entre eles, compras, financeiro e vendas. 

Esperamos que tenha gostado de conhecer a aplicação do blockchain na gestão empresarial e de saber que é possível garantir muitos benefícios para seus negócios com um ERP completo em nuvem, como ERK DEAK

Para ficar por dentro das novidades do mercado, acompanhe o Blog da DEAK. Para começar, sugerimos a leitura de: 

ERP para gestão empresarial: 7 dicas para escolher fornecedor  

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados