O bom atendimento na prestação de serviços é mais do que um diferencial para manter a competitividade.
Trata-se de condição básica para as empresas atraírem e fidelizarem seus clientes. Por isso, identificar eventuais equívocos de gestão e solucioná-los o quanto antes é uma questão de sobrevivência.
Neste artigo vamos apresentar os principais erros cometidos, bem como os benefícios do atendimento que encante seu público.
Confira e eleve sua eficiência!
Por que é tão importante evitar erros na prestação de serviços?
Desenvolver e vender bons produtos é apenas uma parte do que o gestor precisa para ter sucesso nos negócios.
Assim, mesmo se o portfólio de produtos for excelente, mas o suporte ao público consumidor deixar a desejar, é bem provável que os clientes comprem em outro local.
Afinal, comprar é uma negociação, mas também uma experiência. E se ela for positiva, os clientes vão associar a boa sensação à marca.
Tenha o cliente como foco na estratégia organizacional
Por tudo o que vimos até aqui, é mais do que evidente que o público consumidor deve ser o centro das atenções.
Estabelecer seu perfil e conhecer seu histórico de compras permitirá fazer ofertas personalizadas, antecipando suas necessidades e excedendo as expectativas.
Além disso, a agilidade e o respeito aos prazos de entrega, também são itens importantes para o consumidor moderno.
Dê atenção especial à capacitação da equipe
Não basta contratar profissionais com o conhecimento adequado para as funções. É preciso ter um plano de capacitação contínuo, focado no aprimoramento das habilidades já existentes e no desenvolvimento.
Uma equipe bem treinada poderá oferecer um atendimento de qualidade, garantindo um relacionamento duradouro com o cliente.
Sem contar que esses treinamentos colaboram para a valorização dos colaboradores, propagam a cultura da empresa e aumentam sua motivação.
Aprimore a integração e comunicação entre os setores
Uma empresa é formada por vários setores, mas mesmo que tenham suas características e objetivos próprios, todos compõem a mesma organização e trabalham para a mesma finalidade.
Por isso, é essencial ter ferramentas adequadas para integrar setores, facilitando o acesso a informações a todos os que precisam fazer uso delas.
Assim, é possível detectar e corrigir falhas, antes que se tornem um problema de grandes proporções e impeçam de oferecer um bom atendimento na prestação de serviços.
Cuide adequadamente da imagem da marca
Quando pensamos em refrigerante ou celular, quase sempre duas marcas se destacam. Não é por acaso que isso acontece, mas porque houve um investimento na imagem dessas empresas.
Em outras palavras, trabalhar para construir uma imagem positiva é muito importante para conquistar autoridade no segmento de atuação.
Esse é um trabalho contínuo que começa com bons produtos, bom atendimento na prestação de serviços e ações planejadas, envolvendo vários canais e ações.
Conte com a ajuda da tecnologia
Adotar soluções modernas que automatizem processos, tornando-os mais ágeis e eficientes é uma necessidade dos dias atuais.
Oferecendo visão integral ao gestor, dados atualizados em tempo real e interação entre as equipes, a tecnologia ajuda a reduzir custos e otimizar o tempo dos colaboradores.
Também elimina erros e permite registrar e acessar dados de compras de cada cliente. Ou seja, fornece os elementos-chave para um bom atendimento na prestação de serviços.
Assim, eleva a outro nível a experiência do consumidor, associando-a à marca e favorecendo a sua fidelização.
Como garantir um bom atendimento na prestação de serviços?
O ERP DEAK é um sistema de gestão completo, que atende e integra todas as áreas da empresa.
Por meio de indicadores distribuídos em todos os módulos, o gestor pode identificar pontos de melhoria nos processos, agilizando-os e aumentando a eficiência e a produtividade.
Além disso, o módulo de CRM é associado ao módulo de vendas, permitindo ao time comercial informações detalhadas sobre os clientes em uma só tela.
Assim, permite consultar histórico de compras, estoque e criar ofertas personalizadas.
Até mesmo saber o tempo médio entre uma compra e outra fica fácil com o ERP DEAK, colaborando para um bom atendimento na prestação de serviços.
Eleve a qualidade de seu atendimento. Adote o ERP DEAK!