fbpx

Serviços de qualidade: dicas para manter a competitividade

Serviços de qualidade: dicas para manter a competitividade

Oferecer serviços de qualidade é essencial para aumentar a vantagem competitiva da empresa, atraindo e fidelizando clientes.

Ao longo deste conteúdo, vamos apresentar dicas para ter serviços que se destaquem pela qualidade e, assim, ajudem a fortalecer a empresa em seu mercado de atuação.

Boa leitura e boas venda$!

Dicas para ter serviços de qualidade e manter sua empresa no topo

O que faz uma empresa ter sucesso e observar a concorrência pelo retrovisor? Ou, então, o que leva a organização a se manter na obscuridade dentro do seu setor de atuação?

Essa não é uma resposta simples, tampouco única. Cada organização tem suas características, objetivos, seus pontos fortes e outros a serem aperfeiçoados.

Mas, uma coisa é certa: sem qualidade nos produtos e no atendimento é impossível se manter relevante no mercado.

Por isso, a gestão eficiente dos negócios é o ponto de partida para obter o máximo de excelência, bem como prosseguir inovando para atender as expectativas dos consumidores – em contínua transformação.

Listamos abaixo dicas que vão ajudar sua empresa a prestar serviços de qualidade e garantir todas as vantagens que essa preocupação com uma cultura de excelência tem a oferecer.

1 – Coloque o cliente no centro das atenções

O consumidor mudou e está cada vez mais exigente em relação à qualidade de serviços e à forma como é atendido.

Não basta oferecer bons produtos, atendimento cordial e preços competitivos. É preciso ir além, elevando ao máximo a experiência do público-alvo.

Assim sendo, entender o que o cliente deseja é condição essencial para construir vínculos de confiança.

Para isso, é preciso informações como: histórico de compras, períodos preferidos para fechar negócios, forma de pagamento mais usada pelo consumidor, etc.

Ferramentas tecnológicas permitem registrar e acessar esses dados com agilidade, usando-os para fazer promoções direcionadas que colocam o consumidor como protagonista dentro da empresa.

2 – Tenha uma equipe capacitada

Uma empresa pode investir nos melhores materiais e técnicas, mas sem colaboradores capacitados, dificilmente proporcionará serviços de qualidade.

Sendo eles os responsáveis por executar grande parte das tarefas operacionais, devem possuir o conhecimento necessário para que elas sejam cumpridas do jeito certo.

Então, além de focar na contratação de profissionais com o perfil adequado, é preciso investir em treinamentos, cursos, reuniões e demais meios de capacitação, de modo frequente.

3 – Use KPIs para descobrir pontos fortes e fracos

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são ferramentas que ajudam a mensurar o desempenho da empresa, inclusive medindo o nível de qualidade dos produtos e serviços.

Com os KPIs adequados é possível saber se a empresa está no rumo certo, descobrir os pontos fortes e fracos dos seus serviços, indicar melhorias, embasar decisões e usar as informações para orientar a equipe com base em dados.

Entre os indicadores a serem aplicados para elevar a qualidade dos serviços, temos:

  • Quantidade de contratos cancelados;
  • Volume de vendas em determinado período e/ou por cliente;
  • Número de reclamações sobre os serviços;
  • Avaliações obtidas no site/redes sociais da marca.

Ao avaliar esses dados, compare os resultados obtidos com aqueles estipulados nas metas da empresa.

Essa comparação direciona os gestores na hora de tomar decisões,  permitindo que mudanças assertivas sejam implementadas.

4 – Serviços de qualidade pedem uma boa estratégia de marketing

Uma comunicação clara e objetiva também é importante porque não basta ter qualidade. É preciso mostrar para o seu público essa característica.

Portanto, apresentar ao mercado o valor da sua empresa é um item importante que deve considerar estratégias de marketing adequadas e desenvolvidas por profissionais capacitados para isso.

Essa estratégia permitirá criar canais para ouvir o que o cliente tem a dizer, usando as informações para evoluir processos, produtos e atendimento.

5 – Adote um sistema de gestão

Como dissemos anteriormente, a gestão de serviço é fundamental para garantir serviços de qualidade de uma empresa e, consequentemente, aumentando a competitividade e o sucesso do negócio.

Desse modo, uma rotina prática e ágil é condição básica. E ela requer a substituição de processos manuais por tecnologia, eliminando tarefas repetitivas e morosas que abrem espaço para erros.

Um bom software de gestão automatiza a operação, integra todos os setores e compartilha rapidamente informações.

 Assim, é possível aumentar a performance sem precisar ampliar o quadro de colaboradores. Com a rotina da empresa mais dinâmica e motivadora, o time fica mais engajado e satisfeito.

ERP DEAK colabora para sua empresa ter serviços de qualidade

Adotar o ERP DEAK é ter uma solução para gestão de empresas que otimiza a rotina dos seus colaboradores e oferece serviços de qualidade aos seus clientes!

Completo, nosso sistema possui 13 módulos, abrangendo as principais áreas de uma empresa, integrando esses setores e aumentando a produtividade das equipes.

Esses e muitos outros benefícios já estão sendo usufruídos pelos nossos mais de 3.000 usuários ativos!

Entre em contato conosco e saiba como ter um software de gestão moderno como apoio para o sucesso de seus negócios.

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados