fbpx

Como um ERP melhora a gestão do fluxo de caixa 

Como um ERP melhora a gestão do fluxo de caixa 

Neste artigo vamos mostrar a importância desse gerenciamento. E como um bom sistema ERP pode ser um bom aliado nesse processo. 

Ferramenta essencial para ter as finanças da empresa sob controle, o fluxo de caixa permite organizar as entradas e saídas, dando maior segurança aos negócios. 

Contudo, processos manuais ou o uso de planilhas eletrônicas, dificultam muito o acompanhamento eficiente. 

Afinal, nesses casos, basta um colaborador que detenha informações importantes se afastar (temporária ou definitivamente) ou não registrar um dado, para comprometer toda a operação. 

Além disso, as planilhas, por não trabalharem integradas, impedem que o gestor tenha informações atualizadas para que possa tomar decisões estratégicas para o futuro das suas operações.  

Em contrapartida, quando a empresa tem controle total dos processos de atendimento, vendas e faturamento torna-se mais eficiente e competitiva. E, com isso, acelera o desenvolvimento de seus negócios.  

Siga na leitura e saiba como um bom ERP melhora a gestão do fluxo de caixa! 

Dicas para ter um gerenciamento de fluxo de caixa eficiente 

1) Registre todo movimento de entrada e saída

Registrar as despesas e os recebimentos é requisito básico para a boa gestão contábil e financeira

Evite planilhas eletrônicas que são passíveis de erros e opte por um software de gestão integrada que automatize as tarefas.  

E, lembre-se, disciplina é fundamental. É importante criar processos para manter as informações sempre atualizadas no sistema – eis um dos motivos que provam que um ERP melhora a gestão do fluxo de caixa. 

2) Faça a classificação adequada da movimentação

Organize os lançamentos de receitas e de despesas de modo estruturado, para facilitar a visualização e ter total controle de onde as despesas acontecem. 

Um plano de contas bem estruturado dará uma visão geral da empresa, identificando os pontos que precisam de ajustes, para que as ações sejam tomadas com maior rapidez. 

No plano de contas gerencial as contas não precisam ser detalhadas, elas podem ser agrupadas, para facilitar a identificação de onde está sendo investido o dinheiro da sua empresa.  

Existem muitos modelos de planos de contas, mas seu contador pode ajudar muito nessa estruturação.  

3) Acompanhe o orçamento

Toda organização precisa de uma previsão de despesas, tais como aluguel, água, luz, salários, impostos e outros, para que se possa calcular o tamanho do esforço de vendas necessário para supri-las.  

Esse orçamento deve ser acompanhado e atualizado, caso ocorram alterações significativas. 

Nesse sentido, o ERP melhora a gestão do fluxo de caixa e, ainda, aprimora esse controle, pois permite acompanhar as movimentações em tempo real. 

 Relatórios gerados pelo sistema podem indicar gastos acima do previsto, possibilitando ações rápidas para solucionar a questão, evitando prejuízos. 

4) Entenda e estude o fluxo de caixa 

A quarta dica é: conheça e analise os fluxos existentes.  

4.1) Fluxo de Caixa Operacional 

Este fluxo é usado para mostrar as entradas e saídas referentes às operações, sendo extremamente importante para determinar o capital de giro a ser empregado. 

Vamos entender melhor. Para produzir um produto é preciso comprar matéria prima, mas esse valor só será reposto quando for efetuada a venda do produto acabado. 

No caso de vendas à vista, o resultado chega com maior rapidez ao caixa. Mas existem outras situações que demandam atenção e controle. 

No caso de uma venda parcelada, o valor total só estará disponível após completar o último recebimento. 

Isso significa que a empresa só terá esse valor em caixa alguns meses depois que investiu na aquisição da matéria prima. 

O resultado é um fluxo de caixa negativo, com investimento que só terá retorno no futuro. Assim, quanto mais vendas forem feitas, maior será a necessidade de capital de giro. 

No entanto, existe uma outra possibilidade: quando a empresa compra a prazo para vender à vista. Assim, cria-se um fluxo de caixa positivo onde, quanto mais vender mais dinheiro terá em caixa – pelo menos até o momento de pagar o fornecedor. 

O Fluxo de Caixa Operacional é o mais importante por mostrar a saúde financeira do negócio, exigindo controle eficiente e em tempo real, reforçando como um ERP melhora a gestão do fluxo de caixa. 

4.2) Fluxo de Caixa de Investimento 

Para o desenvolvimento dos negócios, é necessário investir em melhorias. Elas podem vir por meio de novos equipamentos, veículos, uma reforma e muito mais. 

Trata-se de um valor que não é recorrente, mas essencial para manter os negócios competitivos.  

Portanto, deve constar na previsão futura para que a esse investimento não coloque em risco a produção e o equilíbrio financeiro da empresa.  

4.3) Fluxo de Caixa de Financiamento 

Cao a empresa precise de um financiamento para investir na ampliação ou modernização da sua estrutura, precisa levar em conta que o seu fluxo de caixa ficará comprometido por um bom tempo.  

Por isso, é preciso fazer um cuidadoso planejamento financeiro para que essa dívida não se torne uma dor de cabeça futura. Nesse caso, um bom software para gerenciar o fluxo de caixa é imprescindível para a eficiência desse planejamento. 

O ERP melhora a gestão do fluxo de caixa – conheça o ERP DEAK 

O controle eficiente das entradas e saídas das notas fiscais permite medir a performance dos processos em execução, bem como planejar ações futuras. 

Sendo assim, um bom ERP melhora a gestão do fluxo de caixa, além de proporcionar muitos outros benefícios para a organização. 

É o caso do ERP DEAK, plataforma completa que automatiza processos e integra departamentos. 

Seu módulo de Gestão Financeira otimiza operações de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e muito mais. Sempre proporcionando maior assertividade nas avaliações, controles e decisões – presentes e futuras – que envolvem a saúde financeira. 

Quer saber como o ERP melhora a gestão de fluxo de caixa? 
Conheça o ERP DEAK! 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados