fbpx

Importância da gestão de projetos – e como fazer com eficiência! 

Importância da gestão de projetos – e como fazer com eficiência! 

A gestão de projetos vem ganhando espaço nas organizações por ser uma função estratégica que promove melhorias nos processos e estimula a inovação. Isso para citar duas vantagens que um gerenciamento eficiente de pessoas e recursos pode oferecer às empresas. 

Para isso, é preciso adotar métodos adequados para transformar ideias em ações práticas, gerando os resultados desejados. 

Eles evitarão erros comuns, entre eles, o desejo de realizar vários projetos simultaneamente, não traçar objetivos e prazos, não ter critérios claros para montar a equipe. 

Quer acertar em cheio na gestão de seus projetos? Então, siga na leitura e entenda melhor porque gerenciar os projetos de sua organização é tão importante. E saiba como fazer com segurança! 

Afinal, o que é gestão de projetos? 

Primeiramente, vamos definir o que é um projeto. Trata-se de um esforço temporário para criar produtos/serviços ou outras atividades quem tenham objetivo e prazos previamente estabelecidos. 

Para se concretizar, é preciso recursos materiais e intelectuais destinados para sua execução. Ou seja, é preciso aplicar técnicas e conhecimentos para fazer o gerenciamento de projetos, visando atingir os objetivos traçados e mantendo-se em compliance. 

Assim, podemos afirmar que o gerenciamento transforma as estratégias em resultados concretos para a empresa. E uma vez que as empresas sempre possuem vários projetos em andamento, a gestão eficiente é essencial para o sucesso dos negócios.  

Além disso, a gestão de projetos existe para que os projetos sejam se desenvolvam com qualidade, otimizando recursos, tempo e elevando a eficiência. 

Por isso, alguns elementos precisam ser definidos logo no início. 

Como obter um gerenciamento de projetos eficiente 

Existem alguns procedimentos essenciais para gerenciar projetos e obter bons resultados. Veja os principais!

1) Defina o objetivo – e outros detalhes

O que sua empresa espera atingir com a implantação do empreendimento? Traçar esse objetivo é essencial para definir todas as etapas do processo. 

Além do mais, estabeleça metas reais, considerando tempo, valor disponível para a execução, força de trabalho disponível etc. 

Lembre-se: estabelecer metas inatingíveis gera frustração no time. Ao contrário, quando os resultados são alcançados todos se sentem realizados e felizes com o progresso. 

Aqui também já devem estar claros quais os critérios de avaliação serão empregados, calendário de reuniões, canais de comunicação usados para informar a equipe etc.

2) Forme a equipe de trabalho

Para uma gestão de projetos eficiente é preciso ter um time alinhado com a ideia a ser desenvolvida. Profissionais capacitados e aptos a executar sua parte para que o resultado aconteça com qualidade. 

Assim, forme sua equipe logo no início e apresente todos os detalhes da iniciativa – objetivo, prazos, forma de avaliação, etc. 

Outro ponto importante é quando o desenvolvimento da ideia envolve várias áreas da empresa. Nesse caso, todas precisam atuar em conjunto, mas é preciso que o líder mantenha todos informados sobre cada etapa do empreendimento. 

O uso de um ERP que integre os setores é uma forma eficiente de manter todos na “mesma página”.

3) Adote um sistema de gestão eficiente e completo, como o ERP DEAK

A experiência mostra que os projetos podem sofrer com imprevistos variados, como atrasos, um membro do time que se ausenta, etc. 

Sendo um processo dinâmico é imprescindível fazer um acompanhamento minucioso e em tempo real. Assim, será possível prever falhas e solucionar problemas com a maior brevidade possível – antes que fiquem maiores. 

Nesse contexto, adotar um software de gerenciamento completo é a única maneira de garantir esse controle total, ágil e confiável. 

E o ERP DEAK é a solução ideal para gestão de projetos. Completo, nosso sistema em nuvem permite que todos os integrantes da equipe acessem as informações atualizadas de cada etapa, inclusive lançando dados pertinentes ao projeto. 

Assim, por meio de dashboards claros e intuitivos, é possível identificar o andamento da iniciativa, controlar prazos e custos. Também fica fácil verificar quando uma tarefa não foi realizada, inclusive identificando em que fase (e com quem) ficou parada. 

Com o ERP DEAK é possível definir critérios para avaliação e acessar informações com rapidez e praticidade, gerando relatórios para que todos os interessados entendam a evolução do processo. 

Garanta uma gestão de projetos altamente eficiente adotando o ERP DEAK. Um sistema completo, intuitivo e pronto para tornar a operação de sua empresa muito mais prática e econômica. 

Solicite uma demonstração agora mesmo! 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados