fbpx

Conheça os cuidados na emissão de NF-e e evite problemas

Conheça os cuidados na emissão de NF-e e evite problemas

Existem alguns cuidados na emissão de NF-e que precisam ser conhecidos para garantir que os documentos fiscais sejam devidamente emitidos, evitando o trabalho de correção e, em alguns casos, o pagamento de multas para regularizar a situação. 

Acompanhe as dicas de nossos especialistas neste artigo e emita seus documentos corretamente. 

Principais cuidados na emissão de NF-e 

Existem alguns cuidados essenciais para que o documento fiscal saia corretamente. Veja os principais: 

1. Informe corretamente a Natureza da Operação 

Neste campo é descrito o tipo de transação comercial realizada entre emissor e destinatário da nota fiscal.  

O principal motivo para erro é quando a operação é diferente daquela comumente executada. Por exemplo, quando uma empresa emite continuamente notas de vendas e precisa fazer uma de devolução

2. Preencha o documento corretamente 

Para isso, considere: 

  • Descrição simples e detalhada dos produtos, incluindo a quantidade e a unidade (metro, quilos, etc.) está entre os cuidados na emissão de NF-e; 
  • Consultar a tabela da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e escolher a que melhor se encaixa no produto comercializado; 
  • Informar os dados de transporte, como: nome e endereço da transportadora, CNPJ, Inscrição Estadual, placa do veículo com licenciamento, quantidades a serem transportadas, espécie dos volumes (caixas e outros recipientes), frete da mercadoria e peso da carga; 
  • Usar o espaço para informações adicionais no caso de dados sem campo específico. 

3. Entre os cuidados na emissão de NF-e, verifique o CST 

O Código de Situação Tributária informa se a mercadoria é nacional ou importada, bem como as regras para recolher o ICMS. 

Havendo equívoco ao informar o CST, poderá ocorrer erro no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços. 

4. Defina o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) 

Entre os cuidados na emissão de NF-e está a verificação do CFOP, 4 dígitos que identificam se a operação é de entrada ou saída. 

Existe um código específico para cada uma delas e é possível encontrá-lo no site da Sefaz do Estado onde funciona a matriz ou as filiais da empresa

5. Calcule corretamente o ICMS e outros tributos 

Além do valor do produto, a base de cálculo do ICMS envolve vários custos, entre eles: frete, despesas acessórias e seguro.  

O recolhimento errado ou a falta de pagamento desse e de outros tributos gera multa para a empresa, sendo que o valor é corrigido mensalmente pela taxa Selic. 

Se a própria empresa identificar e comunicar o equívoco ao posto fiscal, deverá pagar uma multa de 20% do valor da NF-e. Mas, se a falha for descoberta pela Receita Federal, pode variar de 75 a 150% do valor do documento – fora outras taxas. 

Ou seja, o melhor é tomar todos os cuidados na emissão de NF-e para garantir um documento correto a ter que corrigir o erro. 

Mas, além do ICMS existem outros tributos que precisam ser apontados e recolhidos com precisão, por isso sugerimos a leitura de artigo que mostra quais são eles. 

6. Cuide dos arquivos XML e DANFE 

O XML é um arquivo virtual da nota fiscal eletrônica e tem valor jurídico e fiscal, devendo ser arquivado por 5 anos.  

Entre os pontos de atenção ao preenchê-lo, informe se a mercadoria será entregue no ponto de venda ou em outro endereço dado pelo cliente. Também indique a nota de compra do produto, sempre que o documento fizer referência a uma NF anterior – caso de devolução, por exemplo. 

Quanto ao DANFE, trata-se de uma versão simplificada da nota que acompanha a mercadoria. Mesmo sem valor fiscal, carrega a chave de acesso ao XML. Em caso de erro, pode gerar multas ao caminhão que transporta os itens. 

7. Consulte o CCC do cliente 

Entre os cuidados na emissão de NF-e, é preciso checar a situação cadastral do cliente para evitar a denegação da nota fiscal

Havendo algum tipo de problema no Cadastro Centralizado do contribuinte, avise-o para que ele providencie a correção – é interesse dele também! 

8. Revise as informações antes de emitir a NF-e 

Um dos cuidados na emissão de NF-e é revisar o documento, tanto na hora da emissão como no recebimento.  

Essa dica vale mesmo para empresas onde o volume for grande porque evita problemas para empresa e para o destinatário. 

9. O mais importante: consulte sempre a sua contabilidade 

Para obter as diretrizes para a emissão correta da NF-e, é importante consultar o contador, pois é ele quem está por dentro das operações da sua empresa. 

ERP DEAK simplifica a emissão de NF-e em sua empresa 

Um dos principais cuidados na emissão de NF-e é estar sempre em dia com a legislação vigente.  

Por isso, entre suas muitas funcionalidades, o ERP DEAK antecipa e implementa as novas regras divulgadas pela Nota Técnica do Portal Nacional da NF-e, mantendo o sistema sempre atualizado. 

Além disso, facilita a implementação de regras específicas como regimes especiais, o cadastro de alíquotas dos impostos e ainda faz cálculos conforme o perfil tributário do cliente/fornecedor, considerando o estado de origem/destino. 

E para ajudar na revisão de seu documento, o ERP DEAK disponibiliza a NF Espelho, uma prévia da nota para ser conferida e evitar erros. 

Agora que você conhece os principais cuidados na emissão de NF-e, peça uma demonstração do ERP DEAK e veja como nossa ferramenta ajudará sua gestão fiscal. 

PEDIR DEMONSTRAÇÃO DO ERP DEAK 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados