fbpx

ERP melhora a gestão de estoque – descubra como!

ERP melhora a gestão de estoque – descubra como!

O ERP melhora a gestão de estoque, entre outras vantagens que essa solução pode oferecer. 

O gerenciamento eficiente dos produtos estocados contribui para que a empresa diminua custos operacionais, pois evita que  produtos com baixa rotatividade fiquem parados ou se percam no estoque. 

Este artigo explica como ter uma rotina de estoque eficiente e mostra que o sistema ERP é peça-chave nesse gerenciamento. 

Importância da gestão de estoque para os negócios 

Toda organização precisa de processos eficientes e seguros quando se trata de planejar e armazenar produtos e materiais. Existem diversas metodologias para isso, entre elas, podemos citar a Curva ABC, que dá aos produtos atenção equivalente à sua relevância, ou seja, os que dão maior lucro têm os controles priorizados. 

Quanto à forma de gestão, a manual, com base em planilhas e fichas impressas, é a menos indicada, pois, além de ser lenta, é passível de erro.  Uma gestão de estoque eficiente impede que mercadorias fiquem encalhadas ou que falte produto na hora da negociação. 

ERP ajuda na gestão de estoque e torna os processos mais práticos e eficientes 

Um bom sistema de gestão de estoque, como é o caso do ERP DEAK, permite efetuar os processos relativos a essa área de forma automatizada: começa pela classificação de materiais, conforme a família de itens estocados e a organização; e, otimiza o espaço de estocagem, considerando tipos de produtos, nível de periculosidade, prioriza os itens mais procurados, a sinalização, etc.  

Automatizando a operação, o ERP registra a movimentação de entrada e saída de mercadoria, assim como as devoluções, as avarias e as trocas.  

Além de documentar e informar data e hora da movimentação das mercadorias e o responsável por essas movimentações, nossa solução aponta a quantidade disponível de cada item, custo unitário, entre outras funcionalidades, oferecendo sempre dados atualizados em tempo real, o que agiliza a rotina e evita erros de controle. 

O ERP DEAK permite ainda ao gestor acompanhar indicadores essenciais para planejamento e a estocagem inteligentes, entre eles: 

  • Previsão de compras: o sistema analisa o histórico de vendas, considerando a frequência e o volume de vendas para projetar as compras necessárias para as próximas semanas, considerando ajustes sazonais e o custo geral de estocagem pelo método de Curva ABC e frequência FMR. Além disso o módulo identifica rupturas por vendas realizadas por produtos reservados em consumo sazonal, e ao repor estoque já sugere a quantidade adequada para evitar novas rupturas. 
  • Tempo de reposição:  os algorítmicos levam em consideração não só as quantidades necessárias de reposição de estoque, mas também a qualidade de entrega dos fornecedores, tempo de entrega, tempo de logística interna e o tempo de distribuição ao cliente para garantir que o produto esteja disponível no prazo acordado com o cliente. 
  • Compra Casada: outra funcionalidade importante é a automatização do processo de Compra Casada, que com poucos cliques integra com os cálculos de reposição e permite a compra avulsa ágil, reduzindo o custo de estoque com produtos de baixa rotatividade. 
  • Perdas de estoque: mostra os motivos que levam à perda de produtos, o que permite adotar medidas preventivas em cada caso. 

    Além dessas funções, o ERP DEAK, por meio de relatórios práticos e personalizáveis, disponibiliza informações seguras e rápidas para a gestão de estoque. 

    O ERP DEAK torna a gestão de estoque mais segura 

    O ERP DEAK é um sistema completo que integra todas as áreas da empresa.  

    Ele contribui para uma melhor gestão do estoque porque os dados de estocagem são de fácil acesso, tanto para a equipe de vendas como para o setor de compras, facilitando o planejamento eficiente de compras, inclusive, com o envio de cotações automatizadas para fornecedores já cadastrados no sistema, o que acelera o processo de aquisição. 

    O mapeamento de produtos em tempo real permite que a área comercial tome decisões rápidas para movimentar o estoque criando, por exemplo, campanhas personalizadas. 

    Outro ponto relevante é que o ERP DEAK pode rastrear todo o processo de estoque desde a entrada da mercadoria até a entrega para o cliente final. 

    Como vimos, o ERP DEAK não só contribui para uma gestão de estoque mais versátil e atual, como também gera benefícios para toda a operação e para todos os setores da empresa. 

    Solicite uma demonstração agora e descubra a gama de recursos dessa ferramenta: como ela pode beneficiar o seu negócio e elevar a sua lucratividade! 

    QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO DO ERP DEAK 

    Compartilhar

    Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

    Cadastro Positivo

    Avalie com precisão o crédito de seus clientes

    Planilha de Controle de Estoque

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

    Artigos Relacionados