fbpx

Importância da segurança de dados no ERP – o que considerar 

Importância da segurança de dados no ERP – o que considerar 

O número de ataques de cibercriminosos tem aumentado vertiginosamente. Conforme matéria da Revista Exame, o Fórum Econômico Mundial divulgou pesquisa em que aponta crescimento de 435% nos casos de ransomware – isso só em 2021! Por isso, a segurança de dados no ERP é um assunto que deve estar na pauta do gestor. 

Esses ataques, que bloqueiam o acesso a dados, podem gerar prejuízos enormes a uma empresa. Afinal, enquanto não são solucionados, impedem o funcionamento dos serviços, causando perdas enormes, tanto financeiras, quanto na imagem das organizações. 

E quando pensamos que existem outros perigos rondando o ambiente virtual, conseguimos ver a real dimensão do problema. Esse cenário ficou ainda mais delicado com a chegada da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que responsabiliza a empresa por vazamento de informações. 

Pois é, existem muitos motivos para falarmos sobre a importância da segurança de dados no ERP – acompanhe! 

A proteção de dados envolve não apenas questões técnicas, mas, também, humanas. 

Quando pensamos em segurança digital é muito importante lembrar que existem dois aspectos muito importantes a serem considerados. 

O primeiro diz respeito às questões técnicas, que demandam a implementação d uma política de proteção de dados adequada à realidade da organização – e que deve ser desenvolvida por profissionais capacitados. 

De modo geral, esse aspecto envolve rotinas de backup programadas, softwares capazes de identificar e alertar sobre eventuais riscos de vulnerabilidade, soluções para evitar ataques cibernéticos, a devida segurança de dados no ERP, etc. 

Outro aspecto, também muito importante, está relacionado aos usuários do sistema. Eles devem ter consciência de sua responsabilidade cada vez que acessam dados da empresa ou simplesmente abrem um e-mail de destinatário desconhecido, por exemplo.  

Afinal, basta clicar em um link malicioso para abrir as portas do ambiente digital da companhia para cibercriminosos. A partir daí, eles podem sequestrar informações, movimentar valores em conta corrente ou roubar a fórmula de um produto ainda não lançado no mercado. 

Apenas por situações como essas, já fica claro como uma pessoa, ainda que sem intenção, pode colocar em xeque a segurança digital de uma empresa. E também como treinamentos regulares sobre o assunto são essenciais. 

E já que, cada vez mais, as organizações dependem de um bom sistema de gestão para oferecer controle operacional total, agilidade, eficiência e economia, resta saber: como garantir maior segurança de dados no ERP usado em seus negócios? Veja dicas importantes no próximo tópico. 

Segurança de dados no ERP: pontos a serem considerados 

O ambiente organizacional passou por profundas transformações nos últimos tempos. O grande volume de dados que precisa ser acessado por inúmeras pessoas, de locais, dias e horários variados demanda sistemas capazes de processá-los, agilizando os processos e proporcionando maior competitividade aos negócios. 

No entanto, com isso aumentam as possíveis brechas de proteção digital, que exigem cuidados específicos. Entre eles, uma adequada segurança de dados no ERP. 

Optar por uma solução em nuvem que proteja as informações disponíveis no sistema por meio de criptografia é uma das maneiras de ampliar a ciberproteção. Assim como criar uma política de proteção digital conhecida e praticada por todos, incluindo aqueles que trabalham em regime de home office. 

Além disso, é imprescindível que a troca de informações entre os servidores e o dispositivo de acesso seja totalmente confidencial. Isso significa que para maior segurança de dados no ERP, a solução deve ter certificados de segurança

Também essencial é um bom controle de acesso, com permissões configuradas conforme as necessidades de cada colaborador para o desenvolvimento de suas tarefas.  

Havendo necessidade de acessar, excepcionalmente, algum arquivo que não está liberado para seu uso, caberá ao gestor autorizar (ou não) o acesso temporário. 

Outro fator que amplia a segurança de dados no ERP é a rastreabilidade de processos. Ou seja, a solução ideal é aquela que mostra quem acessou o que, quando e de onde.  

Até mesmo a elaboração de relatórios e/ou impressão de documentos variados devem ser rastreados para o gestor certificar-se de que nenhuma informação sigilosa está saindo da empresa, o que pode prejudicar os negócios. 

ERP DEAK é um sistema de gestão completo e seguro 

O sistema de gestão desenvolvido pela DEAK Sistemas é uma solução inovadora, que permite integrar todos os setores da organização, proporcionando uma visão plena da operação. 

De fácil implantação e com um suporte técnico altamente especializado, o sistema em nuvem garante acesso a informações atualizadas em tempo real, esteja o colaborador na empresa ou em outro local. 

Além disso, possui ampla proteção digital, por meio de criptografia, certificados de segurança e vários níveis de acesso, garantindo que cada dado seja visualizado/editado somente por pessoas autorizadas. 

E o gestor ainda consegue identificar cada arquivo acessado, com detalhes do usuário, local/hora e com qual finalidade – impressão de relatório, envio para outro setor, etc. 

Em busca de maior segurança de dados no ERP para atender sua empresa? Peça uma demonstração do ERP DEAK! 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados