fbpx

Funções do ERP DEAK – conferência cega e etiqueta padronizada 

Funções do ERP DEAK – conferência cega e etiqueta padronizada 

As funcionalidades do ERP DEAK foram desenvolvidas para tornar o dia a dia do usuário mais fácil e ágil, contudo, nem todos têm conhecimento de cada uma delas. 

Afinal, é comum que uma solução completa e inovadora, como a plataforma de gestão desenvolvida pela DEAK Sistemas, ofereça tantas possibilidades de utilização que seus usuários explorem apenas uma parte desse amplo leque de opções. 

Mas ainda que o uso parcial já ofereça bastante facilidades, a rotina organizacional será ainda melhor quando extraírem ao máximo todo o potencial da ferramenta. 

Pensando nisso, apresentamos detalhes de duas funções do ERP DEAK: a conferência cega e a padronização de etiquetas. 

Vale a pena conhecer melhor as duas e, acima de tudo, explorar todo o potencial desses recursos na gestão empresarial. Acompanhe! 

Os desafios do controle de estoque 

Uma das lições deixadas pela pandemia diz respeito à construção de cadeias de suprimentos resilientes. Afinal, muitos setores tiveram perdas financeiras significativas em função de problemas com o estoque. 

Isso sem contar que muitas organizações sofreram danos à reputação por conta de reclamações de clientes que viram seus pedidos sofrerem atrasos na entrega. 

Assim sendo, é evidente a necessidade de um controle de estoque eficiente, baseado em tecnologia de ponta, para reduzir os riscos de problemas.  

São muitas as funções do ERP DEAK que melhoram a gestão do estoque e colaboram para superar desafios como: 

  • Interrupções de fornecimento: o planejamento de produção, com controle confiável de cada item que entra e sai do estoque é uma excelente maneira de evitar a falta de matéria prima; 
  • Controle manuais/obsoletos, que impedem uma visão geral e confiável dos itens em estoque;   
  • Estoque inadequado para a realidade da empresa, levando à falta ou excesso de produtos – ambos, gerando prejuízos! 

Conheça a seguir duas funções do ERP DEAK – conferência cega e etiqueta padronizada – que vão ajudar no controle e na organização do estoque. 

Processo de conferência cega: evite erros na entrada e saída de produtos 

Uma das funções do ERP DEAK está relacionada à melhoria na gestão de logística e no controle de entrada e saída de mercadorias.  

Isso acontece porque nosso módulo de gestão de estoque vai além da organização dos itens armazenados, disponibilizando um processo de apoio à conferência de entrada e saída das mercadorias. 

É o chamado processo de conferência cega, que funciona da seguinte forma: 

  1. Com base nos dados da nota fiscal de venda, os produtos são retirados das prateleiras e colocados na área de conferência; 
  1. Na sequência, por meio do leitor de código de barras, os itens são auditados, apontando possíveis erros de separação, evitando a saída de produtos que não estejam no pedido de venda. 

O pedido segue para o cliente de forma correta, propiciando vantagens como: 

  • Maior agilidade do setor de expedição; 
  • Redução nos erros, evitando a devolução de produtos; 
  • Evita o reenvio de produtos, o que onera o caixa e gera custos não programados; 
  • Melhora o relacionamento com o cliente, pois reduz descontentamento por conta de entregas erradas ou fora do prazo; 
  • Permite uma equipe mais enxuta. 

Vale destacar que o processo de entrada de produtos no estoque funciona com base no mesmo conceito. Esse tipo de conferência permite que profissionais – mesmo sem conhecimento em produtos – possam efetuar o recebimento da mercadoria utilizando somente o leitor de código de barras

Essa funcionalidade em um estoque que conta com 10k ou 20k itens, faz toda a diferença. A empresa ganha em agilidade e eficiência. 

Entre as funções do ERP DEAK, temos a padronização de etiquetas 

Em uma empresa com poucos produtos, criar etiquetas manualmente pode parecer algo simples. Mas imagine realizar esse mesmo processo com milhares de produtos! 

Além de gerar custos extras desnecessários, essa tarefa demanda um tempo gigantesco e uma equipe muito grande. 

Por isso, padronizar as etiquetas é uma das funções do ERP DEAK que ajudam a otimizar a rotina organizacional, garantindo que cada produto siga um padrão de informações e de visual.  

Aliás, o ERP DEAK oferece modelos de layout customizável, facilitando a criação de etiquetas personalizadas. 

Essa funcionalidade agiliza o processo de compra/venda e devolução, além de permitir a sua impressão diretamente do sistema. 

Além disso, as etiquetas podem ser impressas de modo individual (para substituir uma que está gasta, por exemplo) ou em lote, gerando maior agilidade e praticidade. 

As etiquetas geradas pelo ERP DEAK incluem o código de barras, facilitando o acesso a dados relevantes como descrição do produto, lote, validade, preço, entre outros.  

E elas podem ser usadas para identificar, por exemplo, o estoque destinado às vendas pela internet, itens com defeitos e que aguardam substituição, entre outros. Assim, elas melhoram muito a organização. 

As funções do ERP DEAK apresentadas aqui são apenas algumas entre muitos recursos e vantagens que sua empresa poderá conquistar ao implementar nosso sistema de gestão! 

Entre em contato com um dos nossos especialistas e descubra outros benefícios de escolher ERP DEAK para o seu negócio. 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados