fbpx

Ponto de ressuprimento e seu papel no controle de estoque

Ponto de ressuprimento e seu papel no controle de estoque

ponto de ressuprimento

O planejamento das compras não é tarefa simples. Num cenário de economia oscilante, que leva à diminuição de gastos por impulso e eleva a consciência do consumidor sobre como direcionar seus investimentos, o espaço para o erro na gestão de compras se torna quase nulo. Deixar produtos encalharem no estoque ou não ser capaz de atender aos seus clientes podem afetar a competitividade e o sucesso da organização. Técnicas modernas de monitoramento do estoque garantem que essa gestão tenha mais eficiência e segurança. 

Saiba qual o melhor momento para repor o estoque 

Sempre que um produto do estoque chega a um nível mínimo, chamamos isso de Ponto de ressuprimento, ou seja, o momento ideal para novas compras. Fazendo a reposição de produtos na hora certa, não ficamos com o estoque abarrotado de mercadorias com baixo potencial de vendas, ou que, mais tarde precisarão ser remarcadas. Precisa automatizar o cálculo do ponto de ressuprimento e diversas outras atividades do seu negócio? Conheça o ERP DEAK. Solicite um atendimento da nossa equipe: 

Ligamos para você 

Ponto de ressuprimento: o equilíbrio que evita prejuízos 

Sempre que um produto atinge o nível onde uma nova compra se torna necessária, tem-se o chamado ponto de ressuprimento. Esse indicador ajuda também para que pedidos não sejam feitos antes do momento de real necessidade. Nem todos os produtos têm um mesmo ponto de ressuprimento, portanto, é necessário calcular cada item separadamente, analisando o seu histórico de consumo e levando em conta datas sazonais, onde o produto tem um consumo maior.  Também é importante levar em conta outras variáveis como o tempo que o fornecedor leva para entregá-lo, a logística interna da empresa e a distribuição para o consumidor final. A falta de eficiência na gestão do estoque pode trazer consequências indesejadas, como a queda brusca dos lucros e da reputação do negócio, o que afeta a competitividade e o sucesso de uma empresa. 

Como calcular o ponto de ressuprimento? 

Essencialmente, o ponto de ressuprimento depende de duas variáveis: demanda e tempo. A demanda está relacionada a quantidade daquela matéria prima ou produto utilizado diariamente e o tempo indica o intervalo entre uma compra e outra. O cálculo do Ponto de Ressuprimento utiliza a seguinte fórmula: PR = D x T Sendo que PR = ponto de ressuprimento em unidades de produto; D = demanda diária média; e T = duração média do ciclo de atividades. Na fórmula acima é considerado que o ponto de ressuprimento será alcançado apenas quando a última unidade sair do estoque. Uma observação importante: para evitar uma ruptura é recomendável usar um estoque de segurança, fazendo com que o ponto de ressuprimento seja superior ao estoque zerado. Dessa maneira, uma nova compra é feita no ponto de ressuprimento estimando que, durante o prazo entre o pedido e a entrega, o estoque não zere, mas chegue ao mínimo desejado. Portanto, a fórmula passa a ser mais efetiva da seguinte forma: PR = D x T + ES Em que ES = Estoque de Segurança Para que o ponto de ressuprimento seja determinado, é preciso que haja um controle preciso da mercadoria estocada, uma análise do consumo de cada produto, os prazos de entrega dos fornecedores, o ciclo de pedidos, entre outras informações relevantes ao processo. Por isso a integração de todos esses dados é importante para uma avaliação precisa. fórmula é universal e pode ser aplicada tanto na indústria, para o controle do estoque de matéria-prima, como no varejo, para o controle de produtos que serão comercializados. Com o controle ideal e mantendo o estoque de segurança evitam-se imprevistos, clientes insatisfeitos e prejuízos 

O ponto de ressuprimento na indústria 

Quando se trata de um ambiente industrial, em que os pedidos chegam, são direcionados à linha de produção e precisam seguir um ritmo determinado para que a distribuição e entrega ao cliente final aconteça dentro dos prazos acordados, saber qual o ponto de ressuprimento é fundamental para que não falte matéria-prima durante a produção. O ponto de ressuprimento é um orientador bastante efetivo e permite evitar que itens faltem no processo ou estraguem no estoque por falta de uso – lembrando que produto parado no estoque é prejuízo certo. 

A tecnologia a favor da lucratividade 

A situação pode se tornar difícil de administrar quando se baseia apenas em planilhas e técnicas falhas, agravadas pela falta de centralização das informações. Quando se sabe com precisão quais são os produtos mais e menos vendidos, o comportamento do cliente e se identifica os ciclos de mudança na demanda por certos produtos, os resultados certamente serão mais satisfatórios. O controle de todas as informações relativas às movimentações de materiais, como entradas, saídas e devoluções, pode ser feito com o auxílio de um bom sistema de gestão. Um bom ERP gera informações que permitem fazer esses complexos cálculos de forma automática e assertiva. Existem ferramentas que podem auxiliar o gestor a um bom controle do ponto de ressuprimento. A DEAK Sistemas, por exemplo, possui a solução ideal para gerenciar seu processo de compras. O ERP DEAK analisa todo o histórico, considerando a frequência e o volume de vendas, para projetar as compras necessárias. O sistema considera até mesmo ajustes sazonais e o custo geral de estocagem, além do tempo de entrega, tempo de logística interna e tempo de distribuição ao cliente. Precisa automatizar o cálculo do ponto de ressuprimento e diversas outras atividades do seu negócio? Conheça o ERP DEAK. Solicite um atendimento da nossa equipe: 

Ligamos para você 

 

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão