fbpx

Relatórios elaborados com sistema de gestão: decisões confiáveis 

Relatórios elaborados com sistema de gestão: decisões confiáveis 

Elaborar relatórios elaborados com sistemas de gestão facilita a rotina dos gestores, que dependem de dados confiáveis para decisões cada vez mais ágeis e assertivas. 

Essas ferramentas geram direcionamentos seguros para as lideranças que, assim, deixam de usar apenas o feeling para direcionamento dos negócios. 

Afinal, ter em mãos documentos com análises detalhadas e precisas, permite ter um entendimento profundo da situação atual da empresa. Assim como antever cenários futuros, descobrindo oportunidades e ajustando estratégias rapidamente.  

Por tudo isso, a utilização de relatórios gerenciais sofisticados e, ao mesmo tempo, de fácil visualização, é um diferencial para o sucesso de toda empresa. 

Principais tipos de relatórios e o que eles oferecem ao gestor 

No universo corporativo, os relatórios são instrumentos essenciais para a orientação estratégica. Esses documentos permitem que os gestores tenham um acompanhamento preciso do progresso em direção aos objetivos estabelecidos, bem como identifiquem com rapidez desvios ou problemas potenciais.  

A seguir, apresentamos alguns dos mais importantes relatórios elaborados com sistema de gestão. Também mostraremos de que modo cada um deles ajuda a fortalecer a capacidade decisória nas organizações. 

Relatório Financeiro 

Fundamental na análise da saúde financeira da empresa, esse documento detalha receitas, despesas, lucros, fluxo de caixa e indicadores financeiros chave, permitindo avaliações precisas sobre a viabilidade das operações. 

Relatório de Vendas 

Essencial para a equipe comercial, oferece um panorama do desempenho das estratégias adotadas e fornece insights para ajustes que possam otimizar o crescimento das vendas. Caso das estratégias de cross-sel e upsell

Relatório de Satisfação do Cliente 

Entre os relatórios elaborados com sistema de gestão, esse é o que fornece dados valiosos sobre a percepção e satisfação dos clientes. Com suas informações, torna-se possível direcionar ações para a melhoria contínua do atendimento e da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. 

Relatório de Recursos Humanos 

Oferece informações sobre a força de trabalho da empresa, incluindo dados sobre desempenho, treinamentos, benefícios e satisfação dos colaboradores. Essencial para apoiar estratégias de engajamento e retenção de talentos. 

Além desses, existem outros relatórios elaborados com sistema de gestão que são indispensáveis. Por isso, devem ser incluídos na rotina do gestor, os seguintes documentos: 

  • Fluxo de Caixa, que projeta as entradas e saídas financeiras; 
  • Demonstração de Resultado de Exercício (DRE), documento apropriado para avaliar o desempenho financeiro e operacional; 
  • Curva ABC, documento que ajuda na gestão de estoques, identificando os itens mais importantes baseados em seu valor ou quantidade. 

Existem outros tipos de relatórios disponíveis e cada empresa deve definir quais os que precisam ser elaborados para fornecer insights sobre os negócios. Contudo, os acima expostos já disponibilizam uma base sólida para decisões estratégicas, ágeis e assertivas. 

Relatórios elaborados com sistema de gestão – cuidados essenciais 

Elaborar relatórios que tornem o processo decisório mais ágil e confiável, requer alguns cuidados.  

O primeiro passo é definir as informações relevantes para identificar, claramente, os dados que realmente importam e que influenciam diretamente os resultados do negócio.  

Na sequência, para obter bons relatórios elaborados com sistemas de gestão, deve-se escolher os indicadores de desempenho que permitirão as análises desejadas. 

Podem ser, entre outros: número de clientes novos conquistados no período, taxa de churn, produtos com prazo de validade reduzida, número de determinada peça em estoque, etc. 

Eles devem refletir os objetivos específicos da empresa ou do departamento, permitindo uma análise precisa e uma avaliação objetiva do progresso em relação aos alvos estabelecidos.  

Outro ponto muito importante é que os relatórios sejam claros, para que todos os profissionais envolvidos possam compreender as informações, usando-as para melhorias. 

A melhor maneira de obter documentos com esse nível de eficiência, é optar por relatórios elaborados com sistemas de gestão.  

Uma ferramenta completa, como o ERP DEAK, facilita a organização e a análise dos dados com a clareza na comunicação, servindo de alicerce para decisões estratégicas e operacionais bem-informadas. 

ERP DEAK: relatórios perfeitos para decisões assertivas e rápidas 

A lentidão no processamento de dados, a imprecisão das informações coletadas e a complexidade na análise de informações são problemas que podem comprometer a definição de estratégias. 

O resultado é que essas questões retardam a resposta das organizações às mudanças do mercado, afetando a precisão e a confiabilidade das decisões empresariais.  

Mas esses desafios são facilmente superados com relatórios elaborados com sistemas de gestão de confiança, caso do ERP DEAK.  

Nosso sistema garante aos gestores relatórios precisos, práticos e de fácil interpretação, capacitando-os a tomar decisões ágeis e assertivas.  

Isso porque a ferramenta integra todas as dimensões da gestão empresarial, desde a produção até a análise financeira, garantindo uma base de dados coesa e confiável para relatórios relevantes. 

Agende agora mesmo uma demonstração do ERP DEAK e descubra como os nossos relatórios podem impulsionar o sucesso do seu negócio. 

AGENDAR DEMONSTRAÇÃO 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados