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Importância do onboarding e como colocá-lo em prática em sua empresa    

Importância do onboarding e como colocá-lo em prática em sua empresa    

O onboarding é um processo estratégico para integração de novos colaboradores, facilitando a adaptação às regras de negócio da empresa. Essa integração vai muito além de simplesmente apresentar a infraestrutura física ou fornecer informações básicas sobre a organização.  

Seu objetivo é garantir que os novos funcionários compreendam e assimilem a cultura, os valores, as políticas e os procedimentos organizacionais. Assim, poderão se integrar à equipe e contribuir para os objetivos da empresa. 

Confira detalhes neste artigo! 

Por que a integração de novos colaboradores é tão importante? 

O onboarding é o processo feito para receber e orientar novos colaboradores. Para isso, o setor de Recursos Humanos estabelece e executa um conjunto de ações para desenvolver o senso de pertencimento no funcionário e aumentar seu desempenho.  

No entanto, mesmo que essa atribuição seja de responsabilidade de RH, cabe ao gestor e aos demais profissionais da área, colaborarem com esse processo. 

Afinal, uma integração bem-sucedida melhora a experiência do profissional, mas também contribui para o sucesso geral da empresa, como veremos a seguir. 

Vantagens proporcionadas pelo onboarding 

A implementação eficiente da integração oferece inúmeras vantagens para as empresas. Entre elas: 

  • Maior retenção de talentos: Colaboradores que passam por um onboarding bem-sucedido têm maior probabilidade de permanecer na empresa a longo prazo, economizando custos de recrutamento e treinamento. Isso porque os funcionários se sentem valorizados e conectados à empresa têm mais probabilidade de permanecer na organização; 
  • Aumento da produtividade: compreendendo claramente seus papéis e as expectativas da empresa, bem como recebendo o treinamento adequado, os colaboradores tendem a se tornar produtivos com maior rapidez; 
  • Melhor desempenho: uma compreensão sólida da cultura e dos valores da empresa motiva os funcionários a se esforçarem para alcançar os objetivos organizacionais; 
  • Força de trabalho engajada: o onboarding, quando bem realizado, amplia o engajamento dos funcionários, tornando-os mais comprometidos com o sucesso da empresa; 
  • Maior facilidade de adaptação: o processo visa tornar a transição para o novo ambiente de trabalho o mais suave possível. Isso ajuda os novatos a sentirem-se confortáveis e confiantes em seu novo papel; 
  • Alinhamento de expectativas: a integração ajuda a alinhar as expectativas dos colaboradores com as da empresa, garantindo que todos compreendam claramente o que é esperado deles. 

Como colocar o onboarding em prática na sua empresa 

O primeiro passo para um bom programa de integração envolve os chamados 4 Cs do onboarding, que nortearão as ações de RH. São eles: 

  1. Conformidade: envolve a apresentação de regras, código de conduta, processos, políticas internas e as obrigações de ambos os lados; 
  1. Clarificação: se concentra na definição de expectativas e responsabilidades. Os novos funcionários devem entender claramente o que é esperado deles em seus papéis, bem como as metas e objetivos da empresa; 
  1. Cultura: aqui, o onboarding deve fazer com que os novos contratados entendam os valores, a missão e a visão da empresa, bem como como eles se encaixam nesse contexto; 
  1. Conexão: refere-se à criação de relacionamentos e à integração social. É importante que os novos funcionários se sintam parte da equipe desde o início. 

Outro aspecto de grande importância é cuidar da imagem da instituição no mercado, alinhando a linguagem da empresa a esse posicionamento. Além disso, as boas práticas do onboarding incluem total transparência durante o processo seletivo. E mais: 

  • Planejamento antecipado: comece o processo de integração antes do primeiro dia do novo colaborador, planejando a programação de treinamentos, apresentações e atividades de socialização; 
  • Construa um programa estruturado: aborde os 4 Cs, incluindo treinamentos de conformidade, apresentações sobre a cultura da empresa e a definição clara das responsabilidades do novo funcionário; 
  • Tenha um treinamento personalizado: além das informações gerais da empresa e seus objetivos e regras, o onboarding deve ter um foco especial no setor onde o profissional vai atuar;  
  • Atribua um mentor ao novato: designe um gestor ou colega de trabalho experiente para atuar como uma espécie de tutor do novo colaborador. Isso ajuda a acelerar a integração e fornece um ponto de contato para perguntas e orientações; 
  • Forneça recursos adequados: garanta que os que estão chegando tenham acesso a todos os recursos necessários para realizar seu trabalho com eficiência. Entregue um kit de boas-vindas; 
  • Acompanhamento regular: realize reuniões regulares de acompanhamento nos primeiros meses para garantir que o novato esteja se adaptando bem e aproveite para esclarecer eventuais dúvidas; 
  • Promova a integração social: organize eventos sociais ou almoços com a equipe para ajudar os novos colaboradores a construir relacionamentos e se sentirem parte da cultura da empresa. 

Finalizando, é essencial que o processo de integração seja avaliado periodicamente, visando identificar e efetuar eventuais ajustes para melhorar a experiência dos novos funcionários. 

Agora que você sabe a importância e benefícios do onboarding, bem como a forma adequada de colocá-lo em prática para ter uma força de trabalho mais engajada e produtiva, sugerimos que leia o artigo: 

Psicologia positiva no ambiente de trabalho: vale a pena? 

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