fbpx

Saúde mental nas empresas: é preciso falar nesse assunto

Saúde mental nas empresas: é preciso falar nesse assunto

Saúde mental nas empresas: é preciso falar nesse assunto 

A saúde mental nas empresas é um assunto importante e está diretamente ligada à produtividade organizacional.  

Afinal, não basta que líderes e gestores identifiquem a queda na produtividade de algum colaborador. É importante analisar também o motivo dessa performance abaixo do esperado. 

Mesmo porque um colaborador em estado de exaustão mental não consegue dar conta de sua rotina diária. Pressioná-lo só vai piorar o problema. 

O que pode ser feito para interromper este tipo de ambiente e transformá-lo, a fim de motivar os colaboradores e, por consequência, melhorar os índices de produtividade e resultados?  

É preciso promover ambientes de trabalho mais amigáveis que favoreçam o desempenho de seus colaboradores e influenciem diretamente na competitividade e na capacidade de atrair e reter talentos. 

Qual o conceito de saúde mental? 

Os distúrbios da mente afetam milhões de pessoas e provocam muitas consequências negativas ao indivíduo que sofre do problema, aos que convivem com ele e, em larga escala, para toda a sociedade. 

A saúde mental é uma equação que tem seus fatores relacionados com a cognição e equilíbrio emocional. De maneira resumida, podemos dizer que uma pessoa saudável precisa estar bem consigo mesmo, com os ambientes em que está e com as pessoas à sua volta.  

Uma pessoa com boa saúde mental consegue se deparar com conflitos e desafios sociais, emocionais e profissionais sem comprometer a si mesmo. Ou seja, ela sabe como aceitar, lidar e administrar essas situações, entendendo as adversidades e, principalmente, os seus limites

Outro ponto importante em relação à saúde mental, é o fato de ela estar intensamente atrelada com a qualidade de vida da pessoa.  

E como passamos grande parte do tempo nas jornadas de trabalho, cabe às organizações agirem de maneira preventiva, promovendo ambientes de trabalho mais leves e saudáveis para todos os seus profissionais

Problemas de saúde mental nas empresas: conheça as principais causas 

Obviamente, existe uma série de fatores externos à empresa que prejudicam a saúde mental do trabalhador. Entre elas um divórcio, falecimento de um ente querido ou um filho com problemas de saúde, por exemplo. 

No entanto, existem algumas condições de trabalho que degradam a saúde mental do trabalhador por meio dos riscos psicossociais que elas oferecem. 

Observe alguns exemplos: 

  • Volume intenso de trabalho com prazos de entrega muito apertados; 
  • Gestores e líderes fazendo exigências contraditórias repetidamente; 
  • Falta de descrição quanto ao papel do trabalhador dentro da organização e clareza das funções que ele deve executar; 
  • Acúmulo de funções ou exercício de funções que não pertencem ao cargo que exerce; 
  • Comunicação ineficiente, intimidadora e/ou imperativa; 
  • Mudança organizacional mal implementada e com gestão inadequada; 
  • Falta de ferramentas para facilitar e agilizar as rotinas de trabalho
  • Insegurança laboral; 
  • Assédio no trabalho; 
  • Jornadas de trabalho muito extensas ou pedidos excessivos de horas extras. 

O que pode ser feito para promover a saúde mental dos colaboradores? 

A primeira pergunta que deve ser feita por todo gestor é: “Nossa empresa valoriza seus trabalhadores o quanto eles realmente merecem?”. Outra pergunta importante: “Nossa empresa promove um ambiente onde os colaboradores se sentem confortáveis para opinar sobre alguma decisão da empresa ou para propor alguma nova ideia?” 

Isso quer dizer que, não adianta o gestor promover estratégias para diminuir o estresse com meios paliativos – como premiações por metas, ranking de funcionários mais produtivos, etc. -, se ele não se esforça para manter uma boa relação com suas equipes de trabalho.  

Ainda em relação aos gestores, é fundamental que eles também estejam saudáveis, em condições boas para sua saúde mental, num ambiente de trabalho acolhedor, produtivo e respeitoso. Somente assim conseguirão guiar suas equipes de maneira harmoniosa e produtiva. 

Para que tudo isso aconteça é indispensável ter um bom gerenciamento de equipes, dos ambientes de trabalho e mapeamento das habilidades dos trabalhadores para que possam atuar em funções onde consigam entregar o seu melhor e sintam prazer no que fazem. 

Da mesma forma, é preciso ter processos bem organizados, com rotinas automatizadas e ferramentas que ajudem o trabalho a fluir, sem deixar os colaboradores estressados com lentidão ou processos excessivamente burocráticos. 

Todos esses pontos são essenciais para promover um ambiente onde todos gostem de trabalhar e, por isso, deem o seu melhor. Assim, as organizações conseguem ganhar produtividade, competitividade, reter e atrair bons profissionais. 

A DEAK Sistemas possui soluções que automatizam tarefas repetitivas e estressantes, além de simplificar operações complexas e sujeitas a erros operacionais. Assim, os colaboradores conseguem trabalhar mais leves, motivados e terão mais tempo para desenvolver novas soluções para a empresa. 

 
Gostou de entender mais sobre a saúde mental nas empresas? Então, confira este conteúdo de nosso Blog

Diversidade nas empresas: você sabe o que é? 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados