fbpx

Adote o GPD para atingir metas traçadas para sua empresa 

Adote o GPD para atingir metas traçadas para sua empresa 

O método de Gerenciamento por Diretrizes (GPD) tem por objetivo transformar as diretrizes organizacionais em várias metas para facilitar o entendimento dos colaboradores, bem como a execução de cada uma delas com qualidade e dentro o prazo hábil. 

Temos mais detalhes neste artigo. Confira! 

Porque usar o GPD para atingir metas em sua empresa é uma prática inteligente 

Desenvolvido no Japão, o GPD começou a ganhar espaço nas organizações nacionais na década de 90. Segundo o especialista em gestão, Vicente Falconi, existem três pilares básicos para um bom gerenciamento. 

1) Os resultados de um processo estão totalmente ligados às habilidades, dedicação e criatividade dos profissionais que o executam; 

2) A inovação deve permear a execução das atividades, bem como ser incentivada com frequência, fazendo parte da cultura organizacional; 

3) Mudanças em processos devem ocorrer sempre com o intuito de melhorar o que já está sendo feito. 

A metodologia faz com que todos os envolvidos no processo estejam alinhados. Isso acontece porque, para facilitar o entendimento de todos, as diretrizes gerais são desmembradas em várias metas, facilitando a compreensão. 

Outro ponto que favorece o cumprimento do estabelecido é que os líderes presentes em cada nível operacional precisam estar atentos às possíveis melhorias processuais. O que ajuda a elevar a qualidade dos objetivos traçados. 

Desse modo, com todas as etapas sendo cumpridas com eficiência e dentro do planejado, o objetivo principal é atingido com sucesso. 

Como usar o GPD para atingir metas – dicas práticas 

Se você pretende explorar o GPD para atingir metas em sua empresa, saiba que é de fundamental importância adotar ferramentas que facilitem essa conquista. Sempre garantindo o mais alto nível de qualidade. 

Entre as mais importantes, podemos destacar as reuniões para que todos conheçam os resultados de metas, deem sugestões e tirem dúvidas. Também é essencial o acompanhamento de indicadores de performance e outros dados que permitam ter uma visão geral do andamento do processo e solucionar problemas com agilidade. 

Contudo, para colocar em prática a metodologia, algumas etapas precisam ser seguidas.  

A primeira delas é estabelecer a meta principal que a organização precisa atingir, considerando o estágio atual, pontos fracos e fortes, etc. Em seguida: 

1) Preparar a empresa para o Gerenciamento por Diretrizes 
Defina uma liderança geral para encabeçar o projeto, desmembrando a meta geral em várias delas e repassando aos gestores das demais áreas. Essa pessoa deverá elaborar o planejamento, incluindo objetivos, meios de controle do GPD, indicadores de avaliação, fluxograma, ações/responsáveis, prazos etc.; 

2) Usar o GPD para atingir metas requer padronização 
Sendo um trabalho coletivo, a metodologia exige processos padronizados, favorecendo sua execução. Para isso, documente as informações de forma clara e didática, deixando-as disponíveis em sistema para que todos os autorizados possam acessá-las. 

3) Monitorar o desenvolvimento das ações 
Cabe ao líder de cada departamento acompanhar de perto as atividades sob responsabilidade de sua equipe, garantindo que sejam executadas no tempo estabelecido e com qualidade.  Além disso, deve motivar seu pessoal, corrigir falhas e colaborar para o resultado final ter alto padrão de excelência. 

ERP DEAK: com ele, usar o GPD para atingir metas é bem mais prático 

O Gerenciamento por Diretrizes requer o trabalho conjunto de vários setores, que precisam estar a par do andamento dos processos. 

Da mesma forma, precisam prestar contas de suas atividades ou comunicar dificuldades, caso ocorram. 

Soma-se a esses fatores a necessidade de agilidade e chegamos à conclusão óbvia: impossível implementar essa metodologia sem um bom sistema de gestão.  

O ERP DEAK é uma solução em nuvem completa, que mantém as áreas integradas e os dados atualizados em tempo real. Assim, as pessoas autorizadas podem acessá-los com segurança sempre que precisar executar seu trabalho. 

Relatórios, indicadores, bem como outras informações necessárias para acompanhar o GPD estão disponíveis em todos os módulos do sistema. 

Automatizando os processos as operações são mais eficientes, evitam erros, retrabalho e ajudam a atingir as metas traçadas. 

Adotar o GPD para atingir metas é muito mais fácil e eficiente com o ERP DEAK. 

Fale com nossos consultores e conheça todas as suas funcionalidades. 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados