Essa é uma nova forma de fazer negócios que vem ganhando cada vez mais espaço.
De acordo com um estudo feito pela Lineup, a economia da recorrência já movimenta US$650 milhões e deve dobrar esse valor até o ano de 2025.
Mas do que se trata, afinal? Esse é o termo usado para designar um modelo de negócios que tem como objetivo gerar receitas em uma base recorrente. Ou seja, elas se renovam automaticamente em períodos preestabelecidos.
Um exemplo comum de economia da recorrência é o modelo de assinaturas, em que os clientes pagam uma taxa regularmente para ter acesso a um serviço ou produto. Essa abordagem é utilizada por muitas empresas de software, mídia e entretenimento (a Netflix é um bom exemplo), entre outras.
Assim, um dos benefícios da economia da recorrência é ter uma fonte de renda previsível e constante.
Confira neste artigo os detalhes e vantagens desse tipo de negócio e saiba de que modo ele pode beneficiar sua empresa.
Principais benefícios da economia da recorrência para as empresas
A economia da recorrência se concentra em oferecer serviços ou produtos em uma base de assinatura, em vez de vendas únicas. Desse modo, gera vantagens para as empresas e também para os seus clientes.
Os principais benefícios da economia da recorrência para as organizações incluem:
Previsibilidade de receita
Como os clientes pagam regularmente uma taxa de assinatura, a empresa pode prever com mais precisão sua receita mensal.
Como resultado a empresa tem um fluxo de caixa mais estável, evitando grandes oscilações no faturamento.
Além disso, facilita a tomada de decisões financeiras a longo prazo e permite investir no desenvolvimento dos negócios com mais segurança.
Melhor experiência do cliente e menores custos
Outro item da lista de benefícios da economia da recorrência é que ela permite que as empresas se concentrem mais nas necessidades do seu público-alvo.
Em outras palavras, eleva a experiência do cliente, tornando-os mais propensos a recomendar produtos e serviços para outras pessoas, ampliando o reconhecimento da marca.
Além disso, clientes que assinam serviços tendem a ficar com a empresa por mais tempo do que aqueles que fazem compras únicas.
Isso significa que a empresa pode construir um relacionamento mais forte e duradouro com seus consumidores.
Assim, há redução de custos. Afinal, a retenção de clientes diminui o investimento em ações para atrair novos consumidores.
Eficiência operacional
Uma empresa que adota a economia da recorrência ganha maior eficiência no gerenciamento de estoque, bem como de inventário e logística. Afinal, as previsões de demanda são mais estáveis e precisas.
Escalabilidade: mais um dos benefícios da economia da recorrência
Quando seu cliente está satisfeito com seus serviços e produtos aumentam as chances de investir mais nas soluções oferecidas por sua empresa.
Assim, é possível aumentar o ticket médio com ofertas que atendam às necessidades específicas de seu consumidor.
Essas oportunidades de upsell e cross-sell, como atualizações e opções adicionais das soluções, geram aumento em sua receita e na satisfação do cliente.
ERP DEAK oferece os benefícios da economia da recorrência para seus clientes
O ERP DEAK adota a economia da recorrência como seu modelo de negócios. Desse modo, consegue oferecer aos seus clientes, várias vantagens.
Começa pela economia na contratação de nosso sistema para gestão de empresas.
Com o ERP DEAK você não precisa comprar uma licença de uso e pagar um valor por cada usuário.
No lugar desse tipo de contratação, muito cara, nosso sistema em nuvem permite que o cliente invista apenas na implantação e na mensalidade.
Assim, garantimos expressivos benefícios da economia da recorrência, como:
– O investimento em assinatura é muito mais acessível do que os praticados em vendas tradicionais;
– Acessar a ferramenta é bem simples, facilitando a adaptação do usuário;
– Apoio do suporte técnico, sempre que o cliente tiver necessidade de auxílio.
Além disso, o assinante tem acesso a todas as facilidades proporcionadas pelo ERP DEAK.
Entre elas, a integração de processos, garantindo que todos os departamentos trabalhem com informações atualizadas em tempo real. O que ajuda a reduzir erros e retrabalhos.
Além disso, as operações ficam muito mais ágeis, uma vez que o sistema automatiza diversos processos e rotinas. E o gestor tem total controle sobre elas, com uma visão completa dos processos, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Com a automatização de processos, a redução de erros e a melhoria da eficiência operacional e o modelo de assinatura, nossos clientes reduzem seus custos e aumentam sua rentabilidade.
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