fbpx

Controle de alçadas no ERP é mais eficiente e prático 

Controle de alçadas no ERP é mais eficiente e prático 

Efetuar o controle de alçadas no ERP torna essa importante tarefa muito mais prática e eficiente, já que a ferramenta permite criar parâmetros e garantir que sejam cumpridos. 

Mas, afinal, do que se trata esse controle e qual sua importância? Mais do que um jargão empresarial, trata-se de uma ferramenta fundamental para entender como as empresas operam e tomam decisões

Acompanhe os detalhes neste artigo.

O que é o controle de alçadas e porque ele é importante para os negócios 

Chamamos de controle de alçadas a distribuição de poder e obrigações dentro da estrutura organizacional. Ou seja, é a definição de autoridade que cada pessoa tem para tomar decisões nos diversos níveis hierárquicos. 

Na prática, cada departamento tem seu nível hierárquico, sendo preciso estipular limites para dar maior proteção à operação geral. 

Assim, um gerente pode ter a autoridade para aprovar orçamentos até um determinado valor, enquanto decisões mais significativas, como investimentos de grande porte, podem exigir a aprovação de executivos com cargos superiores. 

Já o controle de alçadas no ERP funciona como uma espécie de mecanismo para regulamentar o acesso hierárquico a funcionalidades do sistema, bem como a informações organizacionais. 

Desse modo, a ferramenta define parâmetros claros de quem possui permissão para acessar determinadas informações e realizar ações específicas, impedindo que pessoas não autorizadas coloquem em risco a segurança da operação. 

São muitos, e significativos, os ganhos do controle de alçadas com ERP, já que a ferramenta automatiza essa regulamentação e o controle. Entre as vantagens, citamos: 

  • Mantém a harmonia operacional e colabora para cumprir políticas internas e regulamentações em vigor
  • Promove transparência e reduz riscos associados à possível má utilização de informações; 
  • O controle de alçadas no ERP otimiza a eficiência operacional ao designar responsabilidades de acordo com a estrutura organizacional; 
  • Favorece a tomada de decisão ágil e em conformidade com as políticas instituídas, fortalecendo a governança corporativa; 
  • Permite rastrear acessos, evitando fraudes e apontando responsabilidades
  • Estabelece claramente quem é responsável por cada atividade e promove a accountability na organização. Assim, cada indivíduo conhece seus limites de autoridade e é responsável por suas decisões dentro desses parâmetros; 
  • Em empresas com estruturas complexas, controlar as alçadas possibilita que as decisões certas sejam tomadas no momento certo. Em outras palavras, permite uma resposta mais rápida às mudanças no ambiente de negócios. 

Avaliação contínua é essencial para ter um controle de alçadas que atenda os negócios 

É importante destacar que o controle de alçada não é uma abordagem inflexível, mas um instrumento dinâmico.  

Por isso, as organizações precisam revisar periodicamente suas políticas. Esse processo vai validar a eficácia das estratégias existentes e assegurar que estejam alinhadas de forma precisa com as metas estratégicas da empresa e com as mudanças no cenário empresarial.  

Afinal, a natureza mutável dos ambientes de negócios modernos exige uma abordagem proativa de adaptação, garantindo que permaneçam relevantes e eficazes. 

Também em virtude da velocidade com que o mercado se transforma, o controle de alçadas no ERP é uma ferramenta importante para a gestão eficiente.  

Isso porque, adotando essa prática, os líderes podem promover uma tomada de decisão responsável e adaptável, construindo bases sólidas para o sucesso empresarial a longo prazo. 

Porque o controle de alçadas no ERP DEAK é mais eficiente e prático 

Um bom sistema de gestão, como o ERP DEAK, colabora com a gestão empresarial por muitas razões. Entre elas, integrando os setores, mantendo informações sempre atualizadas, automatizando processos, evitando erros e retrabalho, etc. 

Começa pelo fato de que nossa solução possui um completo sistema de segurança de acesso aos dados e aos procedimentos. São mais de 400 níveis de acesso que podem ser criados para atender diversos grupos ou colaboradores. 

Além do mais, seu menu é totalmente parametrizável, permitindo um maior controle para compras, crédito, comissões e descontos.   

No caso do setor de compras, por exemplo, é possível definir o limite que cada comprador pode gastar em cada item adquirido. Essa liberdade responsável, dá aos colaboradores da área autonomia de negociação, sem ultrapassar o orçamento da empresa. 

Outro ponto positivo é que o controle de alçadas no ERP DEAK não permite a exclusão de documentos como nota fiscal e duplicatas. Salvo se o cancelamento for autorizado por alguém que possua permissão especial para isso. 

Por tudo isso, estabelecer parâmetros com nosso sistema colabora para maior margem de lucro e competitividade organizacional. 

Solicite uma demonstração do ERP DEAK e descubra como tornar sua gestão mais eficiente, prática e segura. 

ENTRE EM CONTATO COM A DEAK 

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão