O DRE é uma ferramenta muito importante para medir e assim poder melhorar os resultados de uma empresa. O relatório é emitido anualmente conforme exigência da legislação, mas pode ser muito útil no dia a dia dos gestores da empresa. Com alguns dados é possível verificar se o negócio está atingindo seus objetivos ou não.
Sistemas de Gestão, como o ERP DEAK, entregam esse demonstrativo pronto. Para isso, os dados das atividades da empresa são estruturados de forma fácil e intuitiva para os gestores analisarem. Com esse instrumento é possível obter sucesso na gestão empresarial e muito mais lucratividade.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil que apresenta, de forma resumida, as atividades de uma empresa em determinado período de tempo. Com o DRE é possível conhecer a saúde financeira da companhia, se ela tem lucro ou prejuízo. Para expor esse resultado, o DRE detalha valores de Receitas, Custos, Despesas, Lucros e Impostos.
O DRE é elaborado de forma obrigatória uma vez ao ano, mas pode ser obtido mensalmente ou trimestralmente para fins administrativos e gerenciais. É uma ferramenta fundamental para se acompanhar a evolução das receitas e despesas e refletir sobre a necessidade de reavaliar custos e despesas de produção e outros aspectos da gestão.
Juntamente com o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial, o DRE é um dos relatórios mais importantes para a gestão, independentemente do tamanho da empresa. Com ele a companhia pode avaliar sua capacidade de geração de riqueza (lucro).
O DRE mostra até mesmo modificações na administração que são necessárias ao longo do tempo. Entra em foco a eficiência e a competência de uma forma geral. O DRE pode ser exigido do empresário até mesmo quando ele buscar um financiamento bancário ou atrair um investidor para o seu negócio.
O principal objetivo ao fazer o DRE é compreender como se forma o resultado líquido daquela companhia, em um exercício de confrontar as receitas, custos e despesas. Com essas informações, a tomada de decisão se torna muito mais eficiente. O DRE auxilia tanto na avaliação do desempenho geral da empresa, como em observar a eficiência de cada um dos gestores em suas áreas específicas.
Em geral, o DRE é elaborado de maneira sequencial e lógica, permitindo que até mesmo aqueles que não sejam das áreas financeiras possam interpretar as informações. Assim, esforços podem ser concentrados em maximizar os resultados.
Não existe um modelo único, já que isso depende da demanda e do porte de cada empresa. Mas existe uma estrutura básica e simples que atende grande parte das empresas. Cada empresa pode decidir adicionar ou excluir linhas, de acordo com suas necessidades, o que faz com que a estrutura do DRE seja bastante flexível.
(+) Receita Bruta (de Vendas) |
(-) Deduções e Impostos |
(=) Receita Líquida |
(-) Custo Variável |
(-) Despesas fixas |
(-) Despesas variáveis |
(=) Lucro Operacional |
(-) Despesas Diversas |
(=) Resultado Líquido |
O DRE pode ser gerado com dados contábeis ou gerenciais, sempre obedecendo ao princípio do Regime de Competência. Assim, todas as Receitas, Custos e Despesas precisam ser incluídas na data em que ocorreram, independente da data de recebimento ou pagamento. Assim como na estrutura básica acima temos:
A elaboração correta do DRE possibilita a visão da saúde financeira da empresa e ajuda nas tomadas de decisões, como o corte de gastos e investimentos futuros. É um documento importante também fora da empresa. O Governo utiliza o relatório para verificar se os impostos foram calculados corretamente. Também confronta o lucro declarado na DRE com o que os sócios declaram no Imposto de Renda Pessoa Física.
A DRE é feita geralmente por um contador habilitado e a sequência de informações nela segue um padrão quando tem como objetivo cumprir uma obrigação legal. De qualquer forma, os dados devem estar facilmente acessíveis e se torna mais fácil realizar a DRE quando se tem um sistema que unifica as informações de forma prática e segura. Os dados que costumam estar na DRE são:
Receita Bruta: reúne todas as vendas realizadas pela empresa, seja de produtos ou serviços.
Impostos e Deduções: todas as tributações que incidem nas vendas, como DAS, ICMS e ISS. As demais deduções são as vendas canceladas, devoluções e descontos que possam ocorrer.
Receita Líquida: a receita bruta menos os impostos e deduções.
Custo Variável: diz respeito a todo o valor investido para comprar e vender a mercadoria que será usada para a prestação do serviço ou que será revendida ao cliente.
Despesas: são todos os gastos que não são custos. As despesas são necessárias para a manutenção da atividade da empresa, independente das vendas, como aluguel e energia elétrica.
Lucro Operacional: equivale ao lucro bruto menos as despesas.
IRPJ e CSLL: eles ficam isolados dos demais impostos por incidirem diretamente sobre o lucro da empresa.
Receitas e despesas não operacionais: podem ocorrer receitas não relacionadas à atividade principal da empresa, como a venda de um ativo, por isso essa informação fica isolada na DRE, junto a Despesas Diversas, da mesma forma que outras despesas que não façam parte da rotina da empresa. Isso inclui, por exemplo, multas, eventos esporádicos e doações.
Receitas e Despesas Financeiras: também ficam isoladas em um grupo específico dentro da DRE para que não prejudique a leitura do resultado operacional. São exemplos os rendimentos de aplicações e descontos obtidos. Já despesas financeiras são multas e juros pagos por atraso no recolhimento de impostos e fornecedores.
Resultado Líquido: é o lucro ou prejuízo apurado após o lançamento de todas as informações acima.
Agora que você já conhece a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), sabe como este relatório pode te ajudar a monitorar a saúde financeira do seu negócio.
Para te ajudar, estamos disponibilizando um modelo gratuito de DRE. Para baixar, basta acessar o link abaixo.