fbpx

Inteligência Artificial e o futuro do trabalho – o que esperar?

Inteligência Artificial e o futuro do trabalho – o que esperar?

A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma das tecnologias mais discutidas e promissoras nas últimas décadas 

Com avanços significativos em áreas como aprendizado de máquina, redes neurais e processamento de linguagem natural, ela está transformando a forma como vivemos e trabalhamos.  

No entanto, muitos temem que essa tecnologia possa, eventualmente, substituir ou deslocar trabalhadores humanos em grande escala.  

De forma particular, muito se tem falado na IA criada pela OpenAI, o ChatGPT. Trata-se de uma ferramenta bastante avançada, capaz de criar textos com base em seus algoritmos e treinamento. 

Para se ter a dimensão de como essa ferramenta ganhou destaque, basta lembrar que a Microsoft a integrou às suas próprias ferramentas.  

Por isso, sendo um assunto tão importante, neste artigo vamos tratar da relação entre Inteligência Artificial e o futuro do trabalho. Acompanhe! 

Inteligência Artificial tem potencial para transformar a rotina organizacional 

É importante entender que a Inteligência Artificial é capaz de automatizar muitas tarefas repetitivas e rotineiras, que ocupam grande parte do tempo dos trabalhadores. 

É o caso, por exemplo, das linhas de produção, onde a IA pode ser usada para controlar robôs que fazem tarefas de soldagem, montagem, inspeção de qualidade, etc.  

Da mesma forma, também pode ser utilizada para analisar dados organizacionais e, dessa forma, ajudar no direcionamento dos negócios e no uso de dados para elevar a experiência do cliente. 

Essas facilidades da Inteligência Artificial acabam oferecendo maior eficiência e produtividade, reduzindo os custos de produção e aumentando a competitividade das empresas. 

No entanto, como mencionado anteriormente, muitos temem que a IA possa deslocar trabalhadores humanos em grande escala.  

De fato, um estudo do Fórum Econômico Mundial estima que, até 2025, 85 milhões de empregos podem ser perdidos para a automação em todo o mundo. O que não é novidade. 

Afinal, não é de hoje que os avanços tecnológicos vêm revolucionando o ambiente organizacional, proporcionando benefícios, e alterando o mercado de trabalho. E tudo indica que continuará sendo assim, exigindo atualização profissional. 

Contudo, o mesmo estudo citado anteriormente prevê que 97 milhões de novos empregos devem ser criados. Principalmente em áreas relacionadas à tecnologia – veja mais no tópico a seguir. 

O futuro do mercado de trabalho com a chegada da IA 

Um ponto que merece destaque quando falamos em Inteligência Artificial é que, mesmo sendo inovadora e poderosa, ela não é uma solução para todos os desafios. 

Existem tarefas que exigem habilidades humanas, como criatividade, empatia e resolução de problemas complexos 

E essa tecnologia, mesmo sendo inovadora, não tem como oferecer esse alto nível de habilidades interpessoais, presentes apenas no ser humano. 

Além disso, a Inteligência Artificial é limitada pelo conjunto de dados em que é desenvolvida e treinada, o que pode levar a vieses e erros. A própria OpenAI alerta sobre essas situações em relação ao ChatGPT. 

Portanto, é importante manter uma abordagem equilibrada ao utilizar a IA e garantir que ela seja usada em conjunto com habilidades humanas 

Vale destacar ainda que esse recurso altamente inovador, também pode ser usado para criar oportunidades de trabalho.  

Com a crescente demanda por tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, por exemplo, as empresas precisarão de especialistas para desenvolver, implementar e manter essas tecnologias.  

Além disso, ela pode ser usada para melhorar a experiência do usuário em vários setores, o que pode criar oportunidades em áreas como design de interface do usuário e experiência do cliente. 

Na verdade, o mercado de trabalho sempre passou por transformações, só que ultimamente, por conta do avanço tecnológico, elas são mais aceleradas.  

No caso específico da Inteligência Artificial, tudo indica que os profissionais que dominarem essa tecnologia estarão à frente dos que não souberem usá-la. Ou seja, a IA não ameaça o posto de trabalho de ninguém, mas a falta de atualização profissional, sim! 

Nesse contexto, um ambiente diverso colabora demais para a inovação e desenvolvimento dos profissionais. Isso porque a variedade de visão e experiência promove o aprendizado individual e coletivo. 

Prepare seus negócios para a transformação 

A Inteligência Artificial tem o potencial de transformar o futuro do trabalho, mas não precisa ser vista como uma ameaça aos profissionais.  

Ela deve ser usada como uma ferramenta para aumentar a eficiência e a produtividade. Permitindo que os trabalhadores se concentrem em tarefas estratégicas que exigem habilidades únicas, que só o ser humano tem a oferecer.  

Além disso, a IA tende a criar novas oportunidades de emprego a quem se dedicar a usar bem essa tecnologia.  

Desse modo, é importante abordá-la com cautela para que seja usada de maneira ética e positiva. 

Aqui na DEAK Sistemas já estamos acostumados a explorar a tecnologia a favor dos negócios de nossos clientes. E estamos atentos para te manter sempre em dia com as novidades. 

Se gostou deste conteúdo, sugerimos a leitura de: 

Tendências de mercado que merecem atenção dos gestores 

Impacto da internet 5G no ambiente organizacional 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados