fbpx

Impacto da tecnologia 5G no ambiente corporativo 

Impacto da tecnologia 5G no ambiente corporativo 

Qual o impacto da tecnologia 5G no mundo dos negócios? Essa tecnologia afetará todo tipo de organização ou apenas alguns segmentos? Na prática, como as empresas se beneficiarão? 

Eis algumas perguntas relevantes quando pensamos no 5G. Ele faz parte dos avanços tecnológicos que prometem revolucionar empresas de todos os segmentos e portes, gerando maior eficiência, praticidade e rapidez nas operações. 

A internet de quinta geração começou a ser usada em 2019, na Coreia do Sul, e hoje está disponível em vários países do mundo.  

No Brasil, país de proporções continentais, sua implantação ainda está em andamento, começando pelas capitais e grandes centros.  

Aos poucos será estendida para localidades menores e/ou mais afastadas, o que significa que o sinal da internet chegará com qualidade mesmo nos pontos mais remotos da nação. 

Diante de sua importância, preparamos este artigo sobre o assunto. A tecnologia 5G já está aí e é preciso conhecê-la. 

Principais diferenciais da internet de quinta geração 

A velocidade do 5G pode ser até 100 vezes maior, quando comparada ao 4G. E mesmo quando não atingir todo seu potencial (de 1 a 10 Gbps), a melhoria nesse quesito será muito grande. 

Por isso, o processamento de download e upload, bem como a transferência de dados pode ser feita em segundos – mesmo para os arquivos hoje considerados pesados demais. 

A estabilidade da conexão também merece destaque, evitando as indesejáveis oscilações ou quedas na conexão. 

Acompanhando a velocidade, temos a baixa latência. Ou seja, o intervalo de tempo entre o clique e a resposta entregue pela rede de conexão é praticamente imperceptível. No 4G era de 50 a 70 milissegundos, enquanto no 5G fica entre 5 e 20.  

Outro ponto de destaque, e que mostra o grande impacto da tecnologia 5G em nosso dia a dia, é a economia no consumo de energia. Isso porque, sendo muito mais rápida, os equipamentos processam informações com maior brevidade. 

Na tecnologia anterior, era possível manter 10 mil aparelhos conectados em um raio de 1 quilômetro. Com a nova tecnologia esse número sobe para até 1 milhão – o que demonstra o impacto da tecnologia 5G. 

Sem necessidade de fios, veloz e estável o 5G provocará uma revolução na comunicação e no entretenimento.  

Inclusive, propiciando o uso de outros recursos inovadores, como a realidade aumentada e o metaverso para tornar a experiência mais imersiva.  

Diante disso tudo, já é possível imaginar, por exemplo, o nível de automação nas cidades, empresas e residências.  

Na prática, qual o impacto da tecnologia 5G no mundo corporativo? 

A quinta geração da internet móvel é, realmente, um grande avanço quando comparada com suas antecessoras. 

No entanto, de forma prática, qual o impacto da tecnologia 5G nas organizações? Vamos citar alguns exemplos. 

Podemos começar com a simplificação de processos e atividades que antes eram complexos e lentos. Sem contar que a detecção de falhas também ocorrerá em um espaço mais curto de tempo, facilitando a correção. 

Assim, teremos operações mais eficientes, com maior qualidade e profissionais com mais tempo livre para focar em atividades mais estratégicas e estimulantes. 

O trabalho remoto também se elevará a um outro patamar, tendo em vista o impacto da tecnologia 5G na velocidade, mas também na melhoria de comunicação entre os membros da equipe.  

Mas, claro, para obter essas vantagens não basta ter uma internet de quinta geração.  

É preciso adotar uma ferramenta que explore essas possibilidades. Caso de um bom ERP em nuvem que integre setores, automatize os processos com segurança e permita ao gestor acessar dados para decisões assertivas.  

O impacto da tecnologia 5G nos negócios será enorme, mas é preciso preparar sua empresa para essa transformação. E um bom começo para isso é contar com o ERP DEAK, completo, seguro e intuitivo 

Se você deseja ficar a par da inovação que proporciona melhorias aos negócios, acompanhe o Blog da DEAK Sistemas. Para começar, leia: 

 

Blockchain na gestão empresarial – o que você precisa saber 

Diversidade nas empresas: você sabe o que é? 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados