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Lead time na gestão empresarial: benefícios e gerenciamento

Lead time na gestão empresarial: benefícios e gerenciamento

O Lead time tem papel importante na gestão empresarial porque ajuda a otimizar processos, acompanhando todo o ciclo operacional de um produto, do pedido até sua entrega ao cliente. 

Neste artigo, exploraremos o que é lead time, seus benefícios, bem como gerenciá-lo e calculá-lo. Também mostraremos como um bom ERP pode facilitar esse processo de contagem de tempo. 

Lead time: o que é, afinal? 

O lead time é o tempo que uma empresa leva para executar todo o ciclo operacional para atender seu público.  

Tendo início na área de Engenharia de Produção, o conceito é uma forma de medir o tempo necessário para transformar matéria-prima em produtos finalizados. Isso inclui a compra e chegada de insumos, os processos de produção, logística e distribuição, até a entrega do item no destino final.  

Já no setor de serviços, o lead time mede o tempo gasto entre: entrada do pedido, separação do item no estoque, processamento, transporte até a chegada do produto às mãos do cliente. 

Assim, podemos afirmar que o lead time é uma métrica estratégica para mostrar se os processos organizacionais estão alinhados com as expectativas do seu público-alvo.  

Principais benefícios de medir o lead time 

Medir e monitorar o lead time oferece uma série de benefícios significativos para as empresas. Entre eles, destacam-se: 

  • Melhor satisfação do cliente: reduzir o lead time significa que os clientes recebem seus produtos mais rapidamente, o que aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente
  • Maior eficiência operacional: permite identificar gargalos e atrasos nos processos, possibilitando que as empresas otimizem suas operações, reduzindo o desperdício de tempo e recursos; 
  • Evita prejuízos: o lead time colabora para evitar estoque parado e gastos excessivos ou desnecessários com o processo produtivo. Também ajuda o cliente a ter um menor tempo de espera por sua compra, evitando que ele busque a concorrência; 
  • Decisões baseadas em dados: Com dados precisos de lead time, as organizações podem tomar decisões informadas sobre o estoque, produção e logística
  • Aumenta a competitividade: reduzir o lead time pode ajudar as empresas a competir mais eficazmente em um mercado exigente e em constante mudança. 
  • Padroniza processos: otimizando e monitorando os processos, é possível padronizar as etapas para ter um fluxo produtivo eficiente, inclusive identificando pontos de melhoria; 
  • Redução de custos: menos tempo gasto em processos significa custos operacionais menores, desde a mão de obra até armazenamento, portanto, maior lucratividade. 

Como gerenciar o lead time 

Siga as etapas a seguir para gerenciar o lead time e garanta vantagens para sua empresa: 

  • Mapeie seus processos: entenda todos os passos envolvidos desde o pedido até a entrega. Isso ajuda a identificar áreas que podem ser otimizadas; 
  • Identifique gargalos: determine onde os atrasos ocorrem com mais frequência – pode ser em produção, transporte ou qualquer outro estágio. 
  • Automatize processos: a automação pode acelerar muitos processos, reduzindo o tempo total necessário para concluir uma tarefa;  
  • Estabeleça metas de lead time: defina metas realistas para o lead time e acompanhe o progresso em direção a essas metas; 
  • Treine seu time: certifique-se de que sua equipe esteja bem treinada e consciente da importância de reduzir o lead time. 

Calculando corretamente o lead time 

O primeiro passo para calcular o lead time é conhecer o processo de produção da empresa. Esse entendimento será simplificado seguindo essas etapas: 

  1. Faça uma lista dos insumos e materiais necessários para produzir um produto ou realizar um serviço; 
  1. Calcule o tempo necessário para a compra e chegada desses itens na organização, dando atenção especial aos materiais que demoram mais para serem entregues; 
  1. Estabeleça o tempo necessário para a produção, montagem, finalização e entrega do produto (ou prestação de serviços). Ao calcular, considere as pausas na produção e o tempo médio gasto nesse processo; 
  1. Leve em conta o tempo de entrega, isto é, da saída da empresa até o endereço do cliente. 

Usando um exemplo simplificado, se o tempo médio de processamento de pedidos é de 2 dias, o de produção é de 5 dias (já com todos os insumos na fábrica) e o de transporte é de 3 dias, o lead time total será de 10 dias (2 + 5 + 3).  

Como o ERP DEAK ajuda a gerenciar e reduzir o lead time 

O ERP DEAK é um sistema em nuvem completo que vai ajudar na gestão do lead time de sua empresa porque permite a integração de todos os processos de negócios, desde vendas e estoque até produção e logística. Isso elimina a necessidade de transferência manual de dados entre departamentos, reduzindo o risco de erros e atrasos. 

Já as informações relacionadas ao lead time estão disponíveis em tempo real, possibilitando identificar problemas e tomar medidas corretivas com brevidade.  

Além disso, nosso sistema automatiza os processos, acelerando a execução de tarefas, e fornece dados atualizados para análises que fornecem meios de reduzir o lead time. 

O lead time ajuda a elevar a eficiência operacional e a experiência do cliente. E o ERP DEAK é a ferramenta ideal para ajudar sua empresa a alcançar esses objetivos.  

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