Contar com uma infraestrutura de TI eficiente é imprescindível nos tempos atuais, em que a empresa precisa de rapidez e qualidade para se manter competitiva.
Sem contar que os recursos tecnológicos ajudam a lidar com desafios, como reduzir custos, garantir a melhor experiência aos clientes e gerenciar equipes remotas.
Com a leitura deste conteúdo você entenderá o que é e porque é tão importante dispor de uma boa infraestrutura em tecnologia da informação.
Infraestrutura de TI: componentes, importância e benefícios
O ambiente de TI é um conjunto de componentes físicos, tecnológicos e recursos necessários para suportar e manter as operações de tecnologia da informação de uma empresa.
Os cinco componentes básicos de uma infraestrutura de TI eficiente são:
- Hardware: itens físicos externos (monitor, teclado, etc.) e internos (processador, placa mãe, entre outros);
- Software: responsável pelo hardware executar uma operação, pode ser um aplicativo, um navegador da internet ou sistema de gestão, por exemplo;
- Gerenciamento de dados: coleta, armazena, fornece dados e informações com segurança para os sistemas da organização;
- Serviços: toda a infra de TI oferecida é considerada um serviço. Envolve recursos disponibilizados pela tecnologia. Caso da internet e dos sistemas operacionais e ferramentas de integração, entre outros;
- Rede: suporte de toda a tecnologia adotada pela empresa, permite que os colaboradores tenham acesso aos sistemas – como firewall ou roteadores.
Juntos, esses recursos físicos e virtuais sustentam o sistema de informação da organização, automatizando processos e oferecendo uma rotina mais prática. Além disso, também permitem coletar, armazenar, processar e integrar dados usados nas operações empresariais, oferecendo informações para decisões assertivas e ágeis.
Com uma infraestrutura de TI eficiente, a organização garante muitos benefícios. Além de eliminar tarefas manuais lentas e passíveis de erro, elevando a qualidade dos processos, acelerando-os e aumentando a produtividade.
Também proporciona ao gestor um controle e gestão aprimorados, já que as informações são centralizadas e fáceis de acessar, mantendo a segurança digital e melhorando os resultados da empresa.
Desse modo, trata-se de um investimento imprescindível, tendo em vista a promoção de melhorias operacionais significativas e a redução de custos.
Implementando uma infraestrutura de TI eficiente em sua empresa
O investimento em tecnologia da informação consome boa parte do orçamento de uma empresa, no entanto, como vimos, vale cada centavo empregado. Desde que sejam considerados alguns pontos fundamentais para que a estrutura seja adequada às necessidades da organização.
Isso significa certificar-se de que cada item adquirido será útil à operação, é de qualidade e durável. Além disso, para obter uma infraestrutura de TI eficiente é preciso:
- Contar com uma equipe, empresa ou profissional que seja especialista em criar uma infraestrutura personalizada;
- Pesquisar e avaliar as soluções disponíveis no mercado, considerando não apenas preço, mas a qualidade dos recursos, bem como tendo certeza de que eles vão atender as necessidades do negócio;
- Elaborar o planejamento financeiro e de infraestrutura de TI, tendo uma equipe capacitada para liderar o trabalho;
- Uma infraestrutura de TI eficiente exige monitoramento contínuo, realização de backups, atualização de equipamentos e softwares para manter o bom desempenho em toda a empresa;
- Investir em cibersegurança, armazenamento em nuvem e um sistema de gestão completo.
Gestão de equipes remotas: desafio superado com Tecnologia da Informação
O trabalho remoto vem se consolidando como um modelo importante, gerando muitas vantagens. A empresa pode reduzir custos com espaços e locomoção de colaboradores, enquanto mantém um time motivado e com boa performance.
Já para o trabalhador, o home office significa maior qualidade de vida, otimização de tempo e melhor desempenho profissional.
Contudo, o trabalho à distância traz desafios como monitorar os colaboradores em tempo real, garantindo produtividade e qualidade na realização de tarefas, comunicação eficiente, compartilhamento de informações com segurança e engajamento dos funcionários.
Nesse cenário, os sistemas de gestão em nuvem emergem como soluções ideais para superar esses obstáculos e devem fazer parte de uma infraestrutura de TI eficiente.
O ERP DEAK, por exemplo, permite que os colaboradores autorizados acessem documentos e dados relevantes de qualquer lugar, facilitando a colaboração em tempo real e a tomada de decisões bem fundamentada.
Além disso, possibilita o acompanhamento do progresso de projetos e tarefas, mantendo todos os membros da equipe atualizados e uma visão integrada da operação. Isso permite uma gestão mais eficiente de recursos e a real compreensão do desempenho da equipe, permitindo promover melhorias contínuas.
Os benefícios do ERP DEAK incluem escalabilidade, segurança dos dados, a redução de custos de infraestrutura e a acessibilidade de qualquer dispositivo autorizado com conexão à internet.
Com nosso sistema, a gestão de equipes remotas é mais eficiente, flexível e preparada para alcançar os objetivos traçados pela empresa.