fbpx

Sistema de gestão para cadeia de suprimentos – 3 princípios básicos

Sistema de gestão para cadeia de suprimentos – 3 princípios básicos

Um sistema de gestão para cadeia de suprimentos é importante em empresas de todos os tamanhos. Afinal, a ferramenta ajuda a coordenar e simplificar as complexas operações que transformam matéria-prima em produtos acabados, entregando-os aos clientes. 

Integrando informações e permitindo o controle dos processos em tempo real, do planejamento à distribuição, um bom ERP eleva a eficiência e a economia. 

Isso porque atende 3 princípios básicos: gerenciamento de pedidos, distribuição da tarefa no tempo certo e melhoria de processos. Saiba mais com a leitura deste artigo. 

Importância do ERP para o supply chain 

O percurso de um produto ou serviço, desde a compra da matéria-prima até chegar ao consumidor final, faz parte da chamada cadeia de suprimentos (ou supply chain). 

Para facilitar o acompanhamento dos processos envolvidos nesse caminho, recomenda-se adotar um sistema de gestão para cadeia de suprimentos.  

O ERP DEAK, por exemplo, é uma ferramenta completa que possui módulos para cada etapa operacional, automatizando e simplificando as atividades, atendendo à demanda do cliente e diminuindo custos. 

Armazenando dados em um só local, oferece uma visão unificada de toda a operação, incluindo a cadeia de abastecimento, finanças e produção.  

Em outras palavras, ajuda a planejar e executar compras e fabricação com base na demanda, gerando economia de tempo e custos, bem como reduzindo erros. 

Sistema de gestão para cadeia de suprimentos atende princípios básicos operacionais 

Um gerenciamento operacional eficiente gera muitos benefícios, como os já citados anteriormente. Também colabora para a integração de processos internos de negócio, melhoria no fluxo de informação entre setores diversos, maior capacidade de avaliar fornecedores, etc. 

Esses já são motivos de sobra para adotar um sistema de gestão para a cadeia de suprimentos. Mas, além disso, um bom ERP também atende 3 princípios básicos do supply chain. São eles: 

1. Gerenciamento de pedidos alinhando os prazos de entrega de toda a cadeia 

O ERP DEAK oferece rastreamento de estoque, oferecendo dados detalhados do armazém e registrando as movimentações de itens.  

Com nosso sistema de gestão para cadeia de suprimentos fica fácil saber quais matérias-primas foram consumidas, quais materiais disponíveis já foram separados para atender um pedido e quais itens estão baixos ou zerados no estoque. 

Assim, fica mais fácil saber quando novos pedidos de compra devem ser realizados, aumentando a eficiência do departamento de aquisição. 

Automatizando processos, o ERP DEAK facilita a comunicação entre compradores e fornecedores.  

Inclusive, usando análises preditivas, indica o melhor momento de repor um item no estoque e envia cotações de modo automático, ajudando a selecionar o melhor fornecedor para cada compra.  

Desse modo, os pedidos de compra e venda ocorrem dentro do prazo correto, evitando atrasos e prejuízos por falta de produtos no estoque. 

2. Produção conciliada com a demanda do cliente  

Integrando informações de diversas áreas em uma única plataforma, o sistema de gestão para cadeia de suprimentos permite uma visão abrangente e em tempo real

Assim, os interessados sabem o que foi vendido, qual a data combinada para entrega do produto, o que tem no estoque, entre outros.  

Além disso, o ERP DEAK indica o tempo necessário para que cada processo seja executado e permite liberar a produção no momento certo, evitando atraso ou prejuízo com produtos parados e ocupando espaço no estoque. 

Outro ponto de destaque é que o software informa o tempo médio que cada consumidor leva para fazer um novo pedido. Esses dados favorecem o planejamento de vendas, compras e produção

3. Sistema de gestão para cadeia de suprimentos otimiza processos e tempo 

Efetuando a integração de todas as etapas do processo de fabricação, o ERP DEAK elimina gargalos e atrasos causados por sistemas fragmentados e comunicação deficiente entre departamentos. 

Nossa ferramenta ajuda a identificar e eliminar desperdícios ao proporcionar uma visão holística dos fluxos de trabalho. Também possibilita uma análise profunda das operações, identificando atividades não essenciais, estoques excessivos e tempo de espera.  

Ao eliminar esses elementos de desperdício, nosso sistema de gestão para cadeia de suprimentos torna o fluxo de produção mais ágil e eficiente. 

Além disso, o ERP DEAK promove melhoria contínua ao fornecer dados em tempo real sobre o desempenho operacional. Isso possibilita a identificação rápida de problemas e a implementação de soluções com base em informações confiáveis.  

Gerencie sua cadeia de suprimentos com eficiência – conheça o ERP DEAK 

Como a integração do gerenciamento de supply chain com todas as áreas é fundamental para o sucesso do negócio, é essencial contar com uma solução que seja completa e de fácil instalação. 

Baseado em nuvem, o ERP DEAK é um sistema de gestão para cadeia de suprimentos que atende as necessidades e vai apoiar o crescimento de seus negócios. 

Solicite uma demonstração e confira todos os benefícios que ele tem a oferecer para sua empresa. 

SOLICITAR DEMONSTRAÇÃO 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados