fbpx

Vantagens do marketplace e como se adequar a esse canal de vendas

Vantagens do marketplace e como se adequar a esse canal de vendas

São muitas as vantagens do marketplace, canal de vendas que se assemelha a um shopping, só que com lojas virtuais, e que conquistou a confiança do consumidor brasileiro. 

Tanto que a lista de e-commerces de maior sucesso por aqui é encabeçada por 4 marketplaces gigantes: Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magazine Luiza. 

Aliás, é importante entender que comércio eletrônico e marketplace são dois modelos diferentes de vendas pela internet, cada um com suas próprias características e benefícios. 

Enquanto o e-commerce envolve lojas virtuais individuais, garantindo maior controle e personalização, o marketplace reúne diversas marcas e produtos, oferecendo maior alcance, mas com menor personalização. 

Inclusive, é possível adotar os dois, usufruindo das vantagens do marketplace, sem abrir mão do comércio eletrônico. 
 
Vamos entender melhor o que é, quais os benefícios e como se adequar a esse canal que abriga empresas de todos os tamanhos e pode elevar a lucratividade de seus negócios. 

Entendendo o conceito e funcionamento do marketplace 

Como dissemos, trata-se de um ambiente online que reúne diferentes empresas com seus produtos e serviços.  

Contudo, para usufruir da infraestrutura técnica e das vantagens do marketplace, as empresas pagam uma porcentagem sobre as vendas efetuadas à plataforma e precisam ser regularizadas.  

Isto é, precisam ter um CNPJ (que pode ser de microempreendedor individual – MEI) e emitir notas fiscais. 

São muitas as vantagens do marketplace, porém, é preciso analisar alguns pontos antes de aderir a esse canal. Como maior concorrência, exigindo ações para destacar sua empresa, e o pagamento de taxas – conforme já mencionado. 

Além disso, as páginas da plataforma permitem que você explore pouco a identidade visual de sua marca. E, se ela for o único canal de vendas, pode gerar uma dependência e colocar em risco a saúde dos negócios. 

Principais vantagens do marketplace para seus negócios 

Agora, vamos analisar as vantagens do marketplace, começando pelo fato de que ele confere maior visibilidade à empresa e seus produtos (ou serviços), já que o número de visitação diária a essas plataformas é muito grande.  

Com isso, é possível atingir pessoas de várias localidades e perfis, permitindo que o público compare facilmente as características, preços, forma de pagamento, prazo de entrega, entre outros pontos.  

Merece ser citado como aspecto positivo o aumento nos lucros com um investimento reduzido e certo. Afinal, a taxa só é paga quando uma venda é efetivada.  

Outra das vantagens do marketplace é que essas plataformas de venda coletiva oferecem infraestrutura tecnológica e de logística pronta para uso. Além de dispensar gastos com desenvolvimento de sites próprios, a marca mantém sua política comercial. 

Adaptando os negócios para usufruir as vantagens do marketplace 

Adaptar-se a esse ambiente online pode ser uma estratégia eficiente para as empresas prosperarem na economia digital. Porém, é preciso alguns cuidados para garantir as desejadas vantagens do marketplace. 

Começando pelo cadastramento correto dos produtos na plataforma, incluindo descrições completas e fotos que destaquem os itens. 

Também são essenciais treinamentos em atendimento ao cliente, marketing digital e uso de plataformas online. Assim, a equipe vai se sentir confiante e capaz de interagir efetivamente com esse canal de vendas.   

Além disso, é necessário realizar adaptações no software de gestão. Isso implica na implementação de ferramentas para monitorar métricas como: avaliações dos clientes e desempenho dos produtos. Esses insights são valiosos para ajustar estratégias e melhorar a experiência do cliente. 

A integração dos sistemas de gerenciamento também é importante para evitar duplicações de esforços. Integrar o estoque, pedidos e processos de pagamento entre a loja física e o marketplace garante maior eficiência operacional. 

O ERP DEAK é uma solução completa e colabora para que sua empresa obtenha as vantagens do marketplace. Entre outras facilidades, ele garante: 

  1. Integrações com diversos marketplaces e integração por meio de API própria, automatizando o gerenciamento de estoque, preços, informações de produtos, pedidos e atualizações em tempo real; 
  2. Rastreamento do estoque em tempo real para evitar problemas de disponibilidade de produtos; 
  3. Sincronia automática dos pedidos do marketplace com os sistemas internos da empresa, permitindo que os pedidos sejam processados eficientemente; 
  1. Gerenciamento das interações com os clientes para aprimorar o atendimento ao cliente; 
  2. Ferramentas de automatização de marketing usadas para criar campanhas direcionadas; 
  3. Monitoramento contínuo das métricas de desempenho, como taxas de conversão, retorno sobre o investimento (ROI) e comportamento do cliente, essenciais para ajustar suas estratégias e tomar decisões informadas; 
  4. Integração com sistemas de pagamento, facilitando as transações entre os clientes e a empresa; 
  5. Informações para ter uma estratégia logística sólida e garantir que os produtos sejam entregues aos clientes de maneira eficiente e segura. 

Como podemos ver, a transição bem-sucedida que leva às muitas vantagens do marketplace requer uma abordagem holística. E abraçar essas mudanças tendo o apoio de uma solução completa, eficiente e intuitiva, como o ERP DEAK, torna o processo muito mais prático e rápido. 

Solicite uma demonstração e veja como podemos 
ajudar a evoluir seus negócios! 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados