São muitas as vantagens do marketplace, canal de vendas que se assemelha a um shopping, só que com lojas virtuais, e que conquistou a confiança do consumidor brasileiro.
Tanto que a lista de e-commerces de maior sucesso por aqui é encabeçada por 4 marketplaces gigantes: Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magazine Luiza.
Aliás, é importante entender que comércio eletrônico e marketplace são dois modelos diferentes de vendas pela internet, cada um com suas próprias características e benefícios.
Enquanto o e-commerce envolve lojas virtuais individuais, garantindo maior controle e personalização, o marketplace reúne diversas marcas e produtos, oferecendo maior alcance, mas com menor personalização.
Inclusive, é possível adotar os dois, usufruindo das vantagens do marketplace, sem abrir mão do comércio eletrônico.
Vamos entender melhor o que é, quais os benefícios e como se adequar a esse canal que abriga empresas de todos os tamanhos e pode elevar a lucratividade de seus negócios.
Entendendo o conceito e funcionamento do marketplace
Como dissemos, trata-se de um ambiente online que reúne diferentes empresas com seus produtos e serviços.
Contudo, para usufruir da infraestrutura técnica e das vantagens do marketplace, as empresas pagam uma porcentagem sobre as vendas efetuadas à plataforma e precisam ser regularizadas.
Isto é, precisam ter um CNPJ (que pode ser de microempreendedor individual – MEI) e emitir notas fiscais.
São muitas as vantagens do marketplace, porém, é preciso analisar alguns pontos antes de aderir a esse canal. Como maior concorrência, exigindo ações para destacar sua empresa, e o pagamento de taxas – conforme já mencionado.
Além disso, as páginas da plataforma permitem que você explore pouco a identidade visual de sua marca. E, se ela for o único canal de vendas, pode gerar uma dependência e colocar em risco a saúde dos negócios.
Principais vantagens do marketplace para seus negócios
Agora, vamos analisar as vantagens do marketplace, começando pelo fato de que ele confere maior visibilidade à empresa e seus produtos (ou serviços), já que o número de visitação diária a essas plataformas é muito grande.
Com isso, é possível atingir pessoas de várias localidades e perfis, permitindo que o público compare facilmente as características, preços, forma de pagamento, prazo de entrega, entre outros pontos.
Merece ser citado como aspecto positivo o aumento nos lucros com um investimento reduzido e certo. Afinal, a taxa só é paga quando uma venda é efetivada.
Outra das vantagens do marketplace é que essas plataformas de venda coletiva oferecem infraestrutura tecnológica e de logística pronta para uso. Além de dispensar gastos com desenvolvimento de sites próprios, a marca mantém sua política comercial.
Adaptando os negócios para usufruir as vantagens do marketplace
Adaptar-se a esse ambiente online pode ser uma estratégia eficiente para as empresas prosperarem na economia digital. Porém, é preciso alguns cuidados para garantir as desejadas vantagens do marketplace.
Começando pelo cadastramento correto dos produtos na plataforma, incluindo descrições completas e fotos que destaquem os itens.
Também são essenciais treinamentos em atendimento ao cliente, marketing digital e uso de plataformas online. Assim, a equipe vai se sentir confiante e capaz de interagir efetivamente com esse canal de vendas.
Além disso, é necessário realizar adaptações no software de gestão. Isso implica na implementação de ferramentas para monitorar métricas como: avaliações dos clientes e desempenho dos produtos. Esses insights são valiosos para ajustar estratégias e melhorar a experiência do cliente.
A integração dos sistemas de gerenciamento também é importante para evitar duplicações de esforços. Integrar o estoque, pedidos e processos de pagamento entre a loja física e o marketplace garante maior eficiência operacional.
O ERP DEAK é uma solução completa e colabora para que sua empresa obtenha as vantagens do marketplace. Entre outras facilidades, ele garante:
- Integrações com diversos marketplaces
e integraçãopor meio de API própria, automatizando o gerenciamento de estoque, preços, informações de produtos, pedidos e atualizações em tempo real; - Rastreamento do estoque em tempo real para evitar problemas de disponibilidade de produtos;
- Sincronia automática dos pedidos do marketplace com os sistemas internos da empresa, permitindo que os pedidos sejam processados eficientemente;
- Gerenciamento das interações com os clientes para aprimorar o atendimento ao cliente;
- Ferramentas de automatização de marketing usadas para criar campanhas direcionadas;
- Monitoramento contínuo das métricas de desempenho, como taxas de conversão, retorno sobre o investimento (ROI) e comportamento do cliente, essenciais para ajustar suas estratégias e tomar decisões informadas;
- Integração com sistemas de pagamento, facilitando as transações entre os clientes e a empresa;
- Informações para ter uma estratégia logística sólida e garantir que os produtos sejam entregues aos clientes de maneira eficiente e segura.
Como podemos ver, a transição bem-sucedida que leva às muitas vantagens do marketplace requer uma abordagem holística. E abraçar essas mudanças tendo o apoio de uma solução completa, eficiente e intuitiva, como o ERP DEAK, torna o processo muito mais prático e rápido.