Conhecer as tendências de mercado é muito importante para analisar a atual situação da empresa, bem como prepará-la para novas oportunidades de negócios.
Ainda mais em um ambiente onde as mudanças ocorrem com grande velocidade.
Então, confira na sequência 3 ideias para ficar de olho no próximo período.
As tendências de mercado e como usar seus conceitos de modo prático
Antecipar o que será sucesso é importante para as empresas começarem a adaptar seus negócios para o futuro o quanto antes.
Por isso, selecionamos 3 apostas de especialistas. Elas podem servir de inspiração para o gestor promover melhorias operacionais, conforme a realidade de sua empresa.
1) A transformação digital continuará acelerada
Inteligência Artificial, cloud computing, blockchain, Internet das Coisas (IoT), Realidade Aumentada. Essas são tecnologias que há tempos estão sendo comentadas, gerando transformações profundas no ambiente corporativo.
Mas elas continuarão no centro das mudanças. Ainda mais agora que o trabalho remoto (ou híbrido) se consolidou como um modelo desejado por grande parte dos colaboradores.
Por isso, soluções que permitam o trabalho à distância e automatizem processos figuram entre as tendências de mercado. E não pode ser qualquer ferramenta, mas uma que integre áreas e processos, agilizando e tornando mais eficiente toda a operação empresarial.
Nesse sentido, o ERP DEAK é uma solução em nuvem que atende todos esses requisitos. Além do mais, ajuda as organizações a serem mais inovadoras e inteligentes, preparando-as para o futuro.
Ou seja, mesmo sem usar recursos como IoT e IA, é possível manter processos ágeis e eficientes com uma ferramenta que oferece excelente custo-benefício. E possui implantação fácil e uso simplificado.
2) ESG, cada vez mais em alta
O ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, refere-se às ações de governança ambiental, social e corporativa. A ideia surgiu em 2005, visando estimular as organizações a aliarem crescimento dos negócios com sustentabilidade.
Isso acontece porque, cada vez mais, os consumidores buscam organizações que têm a preocupação com a transparência, questão sociais e meio ambiente.
Assim, uma das tendências de mercado indica que as organizações precisam evoluir sua agenda sustentável, abraçar projetos sociais e apostar no compliance.
Mais do que ações isoladas, o ESG deve fazer parte da cultura da empresa, sendo praticada por todos os colaboradores. Do mais alto escalão à base da força trabalhadora.
Ter um plano de ação com objetivos claros é muito importante, tendo em vista que os consumidores estão dispostos a mudar de fornecedor, caso entenda que a empresa não tenha práticas voltadas às questões propostas pelo ESG.
Para maior transparência operacional, uma forma eficiente é ter um sistema de gestão que ofereça rastreabilidade de processos.
Bem como, ofereça a segurança de controle de acessos. Isto é, garantindo que cada pessoa veja e edite apenas as informações necessárias para o desenvolvimento de seu trabalho.
O ERP DEAK oferece essas funcionalidades, dando maior tranquilidade ao gestor e conferindo maior proteção aos dados. Sem contar que as informações ficam registradas, facilitando auditoria e prestação de contas.
Outro ponto importante é a automatização dos processos, colaborando para uma rotina mais agradável aos colaboradores.
3) Experiência imersiva para os clientes
O consumidor moderno está cada vez mais exigente e as empresas precisam se preparar para atender esse alto grau de exigência. Por isso, imersão e interatividade, fazem parte das tendências de mercado que merecem atenção dos gestores.
Recursos tecnológicos para tornar a experiência de compra interativa em um nível nunca antes visto é a aposta dos especialistas.
Algumas marcas famosas já estão apostando no metaverso e na realidade aumentada para que seus consumidores possam experimentar os produtos por meio de plataformas digitais.
Para isso, acessam a plataforma e criam um avatar onde podem vestir/calçar as peças – algo semelhante ao que é oferecido por jogos como o Roblox.
Como resultado desse maior envolvimento com a marca, espera-se maior facilidade para vender e para fidelizar os clientes.
Obviamente, essas tecnologias imersivas ainda estão no estágio inicial de desenvolvimento e aplicação. Por isso, exigem investimentos que são altos para grande parte das organizações.
Contudo, a ideia de proporcionar uma experiência positiva ao cliente é essencial e pode ser feita de outras formas. Além de bons produtos e preços justos, um atendimento que supere as expectativas sempre cativa o consumidor, evitando churn.
Assim, como ser surpreendido com ofertas personalizadas, baseadas em seu histórico de compras. Algo que é muito simples de fazer para quem utiliza o ERP DEAK.
Entre outras funções, o sistema registra toda venda realizada e permite que o time comercial entenda o perfil de seu público, incluindo o período entre uma aquisição e outra.
Estar em dia com as tendências de mercado é muito importante para o gestor manter a empresa preparada para o futuro. Contar com o apoio do ERP DEAK também.