fbpx

Cronograma de manutenção com ERP é eficiente e confiável 

Cronograma de manutenção com ERP é eficiente e confiável 

Montar o cronograma de manutenção com ERP é uma maneira prática e segura de manter as operações da sua fábrica com a máxima eficiência. 

Afinal, o planejamento ajuda a prevenir acidentes, aumentar a vida útil das máquinas e a evitar prejuízos financeiros provocados pela redução da capacidade de produção da sua indústria.  

Contudo, criar um plano de inspeções e reparos com base em controles manuais não é prudente, abrindo brechas para esquecimento de datas.  

Além disso, não permite um registro do procedimento que seja claro e fácil de acessar no futuro, bem como torna mais difícil definir responsabilidades e acompanhar a realização do serviço. 

Já um cronograma de manutenção com ERP é muito mais eficiente, desde que você escolha o sistema certo!  

Neste artigo vamos falar da importância da manutenção preventiva e os benefícios para a empresa. 

O que é um cronograma de manutenção?  

De modo resumido, definimos cronograma de manutenção como um planejamento com ações periódicas de inspeção e reparos dos equipamentos da empresa.  

Além disso, ele lista as atividades a serem realizadas, os profissionais responsáveis pela demanda e os materiais necessários para o procedimento.  

Até mesmo a necessidade de treinamento da equipe para realizar a tarefa deve ser apontado, para evitar paradas mais longas do que o necessário. 

Dentro das atividades presentes no cronograma, pode-se incluir: limpezas, ajustes, substituição de componentes, troca de óleo, entre outros.  

Antes de elaborar o planejamento, é preciso analisar cada máquina e conversar com os colaboradores responsáveis para entender melhor as demandas. 

Com tantos detalhes, realizar o cronograma de manutenção com ERP é a melhor opção. Mesmo porque é preciso acessar informações que ajudem a estabelecer a prioridade da inspeção, considerando entre outros itens: 

– A importância de cada máquina para a produção da empresa; 

– O grau de interferência do equipamento na qualidade final do produto; 

– O nível de periculosidade que ela oferece aos operadores e demais pessoas que circulam pelo ambiente. 

Cronograma de manutenção com ERP: praticidade, agilidade e confiança 

Elaborar o planejamento de inspeções e reparos sem um sistema que ofereça essa função, exige uma série de documentos que podem estar desatualizados ou incompletos. E pior: podem ser difíceis de serem localizados. 

Já com um cronograma de manutenção com ERP, bastam alguns cliques para saber quais máquinas precisam de vistoria, quem é o responsável por isso, quais são os materiais necessários, entre outras informações.  

Além do mais, o sistema mantém um histórico de cada ativo, facilitando a elaboração do calendário com base em prioridades. 

São diversas funções que conferem praticidade, agilidade e confiança para auxiliar a gestão de manutenção e garantir benefícios variados. Como, por exemplo: 

– Maior produtividade: máquinas que funcionam dentro de sua máxima performance e que são inspecionadas em datas previamente agendadas, mantém a produção elevada. Além disso, riscos de falhas/quebras são reduzidos drasticamente; 

– Aumento da vida útil dos equipamentos: as manutenções realizadas de forma preventiva, evitam o desgaste prematuro de peças e garantem que o maquinário trabalhe de forma correta. Assim, prolonga-se a vida útil desses ativos que consomem boa parte do orçamento da empresa;  

– Prevenir prejuízos: além de evitar o prejuízo de perder um equipamento, previne-se a perda de clientes, por conta de atrasos na entrega ou baixa qualidade dos produtos. Além disso, não é preciso reduzir a capacidade de produção ou investir em novas máquinas – por conta de ativos descartados prematuramente; 

– Evitar acidentes: o mau funcionamento de um aparelho pode resultar em um acidente de trabalho e causar danos à integridade física de um colaborador.  

Como criar um cronograma de manutenção com ERP? 

O primeiro passo é listar todos os equipamentos, bem como registrar as respectivas informações técnicas. O que é fácil com um ERP que registra todos esses dados necessários para programar a parada para inspeção.  

Na sequência, organize o calendário conforme a urgência e importância dos equipamentos e as demandas de produção. Com planejamento é possível encaixar as paradas entre uma produção e outra. 

Nesse processo, é essencial listar os recursos necessários – humanos e materiais – para realizar o reparo e verificar a disponibilidade no estoque.  

Se você tiver um sistema de ERP, consegue checar isso com poucos cliques, assim como abrir uma ordem de compra para os itens que serão usados.  

Por fim, basta acompanhar o andamento do planejamento, o que é muito fácil com um sistema em nuvem onde é possível fazer a gestão a qualquer momento, de qualquer local. 

ERP DEAK: seu plano de manutenção preventiva mais eficiente 

O software de gestão da DEAK Sistemas garante um melhor controle ao gestor de empresas. 

Também permite criar e acompanhar o cronograma de manutenção com ERP, usando o módulo Gestão de Serviços.  

Entre outras funcionalidades, podemos citar: 

 – Organização do calendário de inspeção e reparos; 

– Controle e acompanhamento, em tempo real, da agenda da equipe técnica; 

– Pedido e acompanhamento de ordens de compras realizadas destinada à manutenção; 

– Análise de desempenho da equipe de serviços, visualizando ações para elevar a eficiência – como treinamentos, por exemplo; 

– Controle total do fluxo da ordem de serviço – da abertura à finalização. 

 

A DEAK Sistemas possui mais de duas décadas de experiência em desenvolvimento de plataformas de alta performance e mais de 3 mil usuários ativos utilizando o ERP DEAK.  

Com base nessa experiência procuramos produzir conteúdo relevante para o gestor. Se achou interessante, sugerimos que acesse outras matérias no nosso blog, como:  

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados