fbpx

Otimizar a gestão de verbas comerciais é mais fácil com um ERP

Otimizar a gestão de verbas comerciais é mais fácil com um ERP

Otimizar a gestão de verbas comerciais ajuda a melhorar a rentabilidade organizacional e a usar com inteligência o valor disponível para ações que impulsionem as vendas. 
Contudo, para atingir esse objetivo, é preciso um planejamento financeiro eficiente, orçamento proporcional às ações desejadas e avaliação contínua.  

Para isso, é bom poder contar com um bom ERP que automatize processos, permita acesso a informações atualizadas em tempo real e ofereça uma visão geral ao gestor. 

Siga na leitura e entenda a importância e como realizar a gestão de verbas comerciais. Descubra, ainda, como o ERP DEAK pode ajudar nesse gerenciamento. 

Verbas comerciais: o que são e porque fazer o gerenciamento desse valor 

Os recursos comerciais são verbas que um fornecedor destina a seus revendedores e/ou distribuidores com o intuito de que esses parceiros realizem ações de marketing para promover produtos ou serviços dessa empresa fornecedora. 

Também chamados de Fundos de Fornecedores, esses valores costumam ser usados em promoções de vendas, aquisição de melhores espaços em prateleiras, campanhas de publicidade, lançamento de produtos, etc. 

Ou seja, a correta gestão de verbas comerciais proporciona várias vantagens para os negócios. Entre elas: 

  • Manter a empresa competitiva e com maior rentabilidade, tendo melhor margem de negociação, ampliando a visibilidade e as vendas; 
  • Avaliar as ações de vendas que geram melhores resultados e usar essas informações para campanhas futuras e para elevar o ROI; 
  • Identificar novas oportunidades de negócios e de inovação, bem como otimizar gastos, mantendo a saúde financeira organizacional; 
  • Obter melhor entendimento do mercado e do público-alvo, segmentando-o corretamente e convertendo leads em clientes com maior agilidade. 

Desse modo, uma gestão de verbas comerciais eficiente torna mais positiva a relação entre fornecedores, distribuidores e revendedores, além de elevar os resultados. 

Superando desafios da gestão de verbas comerciais com um ERP completo 

Antes de obter as vantagens dos recursos comerciais, é preciso superar dificuldades comuns, especialmente se o controle for feito sem o apoio de uma ferramenta apropriada, como um sistema de gestão completo. 

Afinal, o monitoramento manual ou por meio de planilhas torna o processo lento e sujeito a falhas, podendo levar ao uso inadequado do valor.  

Assim, os investimentos deixam de gerar o retorno desejado ou, ainda, pode-se perder boas oportunidades de negócios. Ou, então, colocar verba em ações não combinadas com o fornecedor, levando a desgastes no relacionamento entre as duas empresas. 

Além disso, a falta de gestão de verbas comerciais não permite a visibilidade geral dos gastos e dificulta a prestação de contas, condição essencial para obter novos recursos do parceiro comercial. 

Diante desse cenário, adotar uma solução para gerenciar a verba, permitirá total controle dos gastos, com dados atualizados em tempo real e acesso a relatórios que facilitem a análise de cada ação. 

O ERP DEAK oferece essas facilidades, integrando todas as áreas e conferindo maior transparência a todo o processo.  

Também facilitará a gestão de verbas comerciais e o planejamento de ações considerando, entre outros: produtos em estoque, preços competitivos e margem para negociação, logística adequada, campanhas que impactem os consumidores e garantam maior visibilidade para produto e empresa. 

Gestão de verbas comerciais – como o ERP DEAK pode ajudar 

Para gerenciar adequadamente os recursos comerciais é necessário definir políticas e processos claros, monitorando-os constantemente. 

O primeiro passo é saber a qual centro de custo ele pertence, bem como determinar o fluxo para aprovação e liberação dos valores.  

Igualmente importante é criar os critérios para distribuir os valores, podendo considerar o plano de marketing, canais de vendas, produtos a serem trabalhados, etc. 

Alguns exemplos são o uso do recurso para criar materiais gráficos, como folders, displays, etc. Ou para premiar os pontos de venda que atingirem metas estabelecidas por sua empresa. 

Integrando os setores, o ERP DEAK agiliza a troca de informações entre vendas e financeiro, tornando a liberação de dinheiro mais ágil e evitando a perda de bons negócios. 

E, como a gestão de verbas comerciais requer monitoramento contínuo e acesso a dados atualizados em tempo real, o sistema promove maior transparência em cada etapa do processo. Incluindo a avaliação de cada ação, a partir de indicadores de performance previamente definidos e com a elaboração de relatórios assertivos. 

Desse modo, fica fácil analisar o ROI – Retorno sobre o Investimento e saber quais ações foram eficientes e merecem ser repetidas. Bem como aquelas que não surtiram o efeito desejado – e o porquê. 

Garanta uma gestão de verbas comerciais eficiente com o ERP DEAK. Além de processos e procedimentos bem definidos, nossa solução permite administrar essas tarefas de maneira ágil, segura e com informações para orientar a tomada de decisões. 

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO DO ERP DEAK 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados