fbpx

Provisão de pagamentos e controle financeiro organizacional

Provisão de pagamentos e controle financeiro organizacional

A provisão de pagamentos é um dos itens que precisam ser considerados no momento de efetuar a gestão financeira de sua empresa. 

E esse controle é imprescindível. Afinal, o equilíbrio nas finanças é condição básica para a organização fazer planos que levem ao desenvolvimento de seus negócios. 

Em outras palavras, o gestor precisa conhecer todas as despesas e custos, assim como os fluxos de entrada e de saída de sua empresa. 

Isso significa, entre outras funções, registrar cada movimentação financeira, manter um fundo de reserva, avaliar riscos, definir projeções de custos/orçamentos. 

Além disso, deve provisionar os pagamentos, tema deste nosso artigo. Acompanhe e saiba porque ele é tão importante para a expansão de uma empresa. 

Sobre a provisão de pagamentos  

O provisionamento ocorre quando registramos os lançamentos financeiros que estão previstos para pagamento, considerando um período específico, como os próximos três meses.  

Com esses dados, levantados pelo controle financeiro da empresa, é possível ter uma visão geral dos pagamentos que a organização possui para os próximos períodos.  

Assim, facilita a decisão de realizar novos compromissos, sabendo se haverá dinheiro suficiente para saldar novas dívidas. 

Por outro lado, dependendo da quantia levantada na provisão de pagamentos, o gestor poderá adiar novas negociações até que haja condições financeiras adequadas para isso. 

O provisionamento de pagamentos pode ser de: 

– Saídas financeiras recorrentes – realizado diariamente pela área financeira. Com base no histórico de pagamentos recorrentes, como aluguel e contas de consumo, é feita uma estimativa de gastos futuros regulares; 

– Obrigações assumidas em negociações variadas – cada negociação realizada gera um valor a ser pago. Assim, é preciso fazer a provisão de pagamentos dessa quantia, geralmente, provenientes do setor de compras. 

Ao lançar essas informações, a empresa sabe de antemão o capital necessário para cumprir suas obrigações financeiras dentro dos prazos acordados. E, no caso de algum problema com o capital de giro futuro, terá tempo para buscar soluções. 

Além do mais, esse conhecimento prévio, permitirá planejar as ações organizacionais para os próximos períodos. Sempre com segurança, evitando decisões equivocadas que comprometam a saúde financeira da organização.  

Ou seja, a provisão de pagamentos mantém a estabilidade das finanças, colaborando para que a empresa mantenha suas operações e prepare-se para o futuro. 

Sistema ERP torna a provisão de pagamentos mais rápida e prática 

Ainda que o controle manual ainda seja usado em muitos negócios, essa forma de controlar a provisão de pagamentos não é o mais recomendado. Isso porque é passível de erros, demorado e pouco prático. 

Sendo assim, as boas práticas recomendam o uso de um sistema de gestão que automatize as tarefas, integre os setores e atualize os dados em tempo real.  

Caso do ERP DEAK, solução voltada para gerenciamento organizacional que integra todos os setores empresariais e oferece módulos que contemplam todos os processos organizacionais. 

Somente assim será possível evitar falhas no controle e ter acesso a dados confiáveis que embasem decisões seguras. 

Tão logo o departamento de compras feche um negócio, ele é lançado no sistema de forma automática, incluindo valor, número de parcelas e data de vencimento de cada uma delas. 

Dessa forma, o setor financeiro só precisa lançar os valores relativos às saídas recorrentes para ter uma provisão de pagamentos correta, sem perigo de esquecimentos. 

Módulo de gestão financeira do ERP DEAK  

O módulo de gestão financeira do ERP DEAK automatiza processos complexos, deixando ao gestor apenas operações que estejam fora dos padrões estabelecidos. 

Reduzindo erros e retrabalhos, também oferece indicadores para elaborar o planejamento orçamentário, incluindo a provisão de pagamentos e a comunicação bancária 

As informações seguem por meio eletrônico de um setor para outro, sem que haja espaço para esquecimentos, chegando sempre à pessoa certa para dar continuidade. 

Com o ERP DEAK, o gestor de finanças controla de modo prático, rápido e eficiente o fluxo de caixa, contas a pagar/receber, pagamento de títulos, etc.  

Também fornece relatórios e permite consultas específicas, sempre respeitando o nível de acesso do usuário. 

Com um só dashboard, os responsáveis têm uma visão consolidada das finanças da empresa, podendo realizar análises assertivas e promover o desenvolvimento dos negócios. 

Para sua provisão de pagamentos, bem como para a gestão operacional de toda a organização, conte com ERP DEAK. 

 

Solicite uma demonstração e comprove a eficiência do ERP DEAK! 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados