A gestão de conflitos em um ambiente corporativo faz parte das tarefas dos responsáveis por equipes. Afinal, desentendimentos entre colaboradores são inevitáveis e, quando mal gerenciados, podem ter sérias consequências.
Tensão e mal-estar deterioram o clima e também desviam a energia que deveria ser empregada na execução de objetivos comuns.
Assim, adotar estratégias eficientes é a melhor saída para o fortalecimento da equipe e a criação de um ambiente estimulante e produtivo.
Confira neste artigo como uma equipe colaborativa pode melhorar a performance organizacional e qual o papel da tecnologia para alcançar esse objetivo.
Conflitos organizacionais: porque ocorrem e a importância de gerenciá-los com eficiência
As divergências no ambiente de trabalho surgem por vários motivos, podendo ser pessoais ou profissionais, bem como surgirem por conta de lacunas na comunicação e diferenças nas expectativas de trabalho.
Eles podem ser categorizados em quatro tipos principais:
- Intrapessoais: questões que afetam apenas um indivíduo;
- Interpessoais: surgem entre duas ou mais pessoas;
- Intragrupais: manifestam-se dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
- Intergrupais: emergem entre diferentes departamentos ou equipes.
Não importa a categoria, um dos principais motivos que levam aos conflitos nas organizações é a falta de clareza nas funções e responsabilidades.
Quando os colaboradores não têm certeza sobre suas tarefas ou veem sobreposição em suas atividades com as de outros, a competição e o mal-estar podem surgir.
Outro motivo é a comunicação ineficaz, responsável por criar mal-entendidos e frustrações que poderiam ser facilmente evitados com diálogos claros e objetivos.
Independentemente da causa, desentendimentos não resolvidos podem corroer o moral da equipe, diminuir a produtividade e até resultar em rotatividade de pessoal.
Por outro lado, uma gestão de conflitos eficiente resolve essas questões de forma construtiva, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador.
Além disso, ao abordar e resolver esses problemas entre os colaboradores, há uma melhora na motivação dos colaboradores, alavancando seu engajamento e dedicação ao trabalho.
Estratégias que ajudam na gestão de conflitos nas empresas
Ao enfrentar desafios interpessoais, os gestores podem se valer de diversas técnicas para minimizar tensões e fomentar a colaboração entre os membros da equipe.
A seguir, detalhamos estratégias chave que podem ser aplicadas na gestão de conflitos, mantendo a harmonia e o engajamento no ambiente organizacional.
Antes de adotá-las, é imprescindível ouvir todas as partes envolvidas para entender melhor a ocorrência. Além disso, a solução deve ser buscada com a maior brevidade possível.
Promova uma comunicação aberta e honesta
Encorajar o diálogo franco entre os envolvidos, garantindo que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e sentimentos de forma respeitosa.
Além disso, garanta que todos conheçam suas responsabilidades e funções, evitando transferência de tarefas do colaborador que deve executá-la para o colega que não tem essa obrigação.
Assim, será possível prevenir mal-entendidos e criar um ambiente onde todos colaboram executando suas atividades e ajudando-se mutuamente.
Também é importante criar uma cultura de feedback, onde colaborador e liderança possam emitir a opinião sobre trabalho, comportamento pessoal e outros itens. Sempre de forma respeitosa e visando o crescimento de todos.
Estabeleça um terreno comum
Identificar e focar em objetivos comuns que transcendam as diferenças individuais. Uma forma interessante é destacar metas compartilhadas, onde as partes envolvidas consigam se unir para encontrar soluções que ajudem na gestão de conflitos.
A gestão de conflitos pede mediação e negociação
Se preciso, utilize técnicas de mediação para facilitar a comunicação entre as partes em desentendimento, com a ajuda de uma terceira pessoa, neutra, se necessário.
A negociação, por sua vez, deve ser empregada para buscar acordos que considerem os interesses de todos os envolvidos, equilibrando as necessidades e desejos de maneira justa.
Estimule a empatia e o entendimento mútuo
Incentivar a equipe a desenvolver a capacidade de compreender as perspectivas e sentimentos dos outros é uma estratégia inteligente.
Afinal, a empatia é uma ferramenta poderosa na resolução de problemas porque isso permite que as partes vejam além de suas próprias posições e considerem soluções mais inclusivas.
Para isso, as lideranças devem ter capacidade de monitorar e promover um clima positivo no departamento, entre seus liderados.
Papel de um sistema ERP na gestão de conflitos no ambiente de trabalho
A tecnologia pode ser uma boa aliada no gerenciamento de desentendimentos nas empresas. É o caso do ERP DEAK, solução capaz de alinhar a comunicação, integrando informações de todas as áreas da organização.
Desse modo, facilita o contato contínuo entre diferentes departamentos, evitando mal-entendidos relacionados às responsabilidades e funções, prazos, entre outros.
Além de melhorar a comunicação, o ERP DEAK simplifica o trabalho ao automatizar tarefas repetitivas e cansativas, liberando os colaboradores para se dedicarem a atividades mais estratégicas e gratificantes.
Essa otimização de processos torna a rotina diária mais prática, contribuindo significativamente para a satisfação dos colaboradores.
Ao reduzir a carga de trabalho manual e promover uma maior eficiência operacional, cria um ambiente de trabalho mais agradável, propício à colaboração e à produtividade.