A psicologia positiva no ambiente de trabalho é uma técnica que pode ajudar a aumentar o engajamento e o desempenho dos colaboradores, proporcionando excelentes resultados para a organização. Além disso, preocupar-se com a satisfação da equipe — e com a própria, inclusive — também é um papel importante de quem deseja liderar de modo eficiente. Quer saber mais sobre esse tema e como aproveitá-lo para ter um ambiente mais motivador? Continue a leitura!
O que é a psicologia positiva?
A psicologia positiva é um campo da ciência psicológica que estuda a felicidade e se concentra nos aspectos positivos do desenvolvimento humano.
Em geral, os outros campos da psicologia focam no tratamento de doenças psíquicas. Contudo, em 1998, o psicólogo Martin Seligman decidiu mudar o foco de estudo e voltar sua atenção para o bem-estar do indivíduo. Assim, fundou a psicologia positiva que conta, basicamente, com três pilares fundamentais:
Emoções: estudo das emoções positivas, como a gratidão;
Traços positivos: foco nas individualidades e talentos de cada pessoa;
Comunidade: construção de um meio — empresa, família, entre outros — positivo para o indivíduo.
Trazendo o conceito para o meio empresarial, a psicologia positiva no ambiente de trabalho tem como propósito focar nos aspectos positivos da vida dos colaboradores. Desse modo, consegue aumentar a satisfação dessas pessoas com a empresa. E, como consequência, melhora a produtividade e a satisfação em pertencer àquele grupo.
Por que investir na psicologia positiva na empresa?
A insatisfação com o trabalho provoca diversas consequências negativas para a empresa, como a redução da produtividade da equipe e, consequentemente, o faturamento do negócio. Também costuma ser responsável por aumentar o número de faltas ao trabalho, de licenças médicas e até dificulta a retenção de talentos na empresa.
Por isso, se preocupar com o bem estar dos seus colaboradores, eleva o comprometimento com a empresa e o entendimento de que é uma parte importante da engrenagem. Nesse sentido, a psicologia positiva no ambiente de trabalho pode ajudar bastante a aumentar o engajamento da equipe. Conheça algumas vantagens:
Aumento da produtividade;
Redução de conflitos no ambiente de trabalho;
Pensamento mais criativo e propenso à inovação;
Desejo de permanecer na empresa e crescer com ela;
Tendência a atuar de modo mais colaborativo e com proatividade.
Como usar a psicologia positiva no ambiente de trabalho?
É possível adotar a psicologia positiva de forma simples, seguindo algumas dicas.
1. Aprenda a dar feedbacks
Um estudo da Universidade de Minnesota revelou que uma crítica malfeita impacta seis vezes mais do que um elogio. Portanto, é fundamental saber dar feedbacks construtivos para o colaborador. Nesse caso, algumas dicas podem ajudar:
Aponte os aspectos positivos primeiro; Sempre se baseie em fatos para analisar a postura de um colaborador;
Procure transmitir a mensagem, sempre adotando uma postura respeitosa que vise a evolução da pessoa.
Além de aprender a dar feedbacks melhores, é interessante incentivar essa prática entre os colaboradores também.
2. Valorize os colaboradores
O engajamento é um elemento fundamental da psicologia positiva no ambiente de trabalho.
Ao se sentir valorizado na empresa, o colaborador procura se empenhar mais ainda nas suas atividades. Ele se sente uma parte importante da organização. Por isso, é essencial buscar formas de valorizar os colaboradores pelos seus resultados. Além de elogiar, pode-se reconhecer conquistas e dar bonificações, como por exemplo um prêmio em dinheiro ou um dia a mais de folga.
3. Psicologia positiva no ambiente de trabalho ajuda a criar uma cultura colaborativa
A ideia da psicologia positiva é focar na solução ao invés do problema. Então, a proatividade é um dos elementos que deve ser valorizado pelo gestor. Procure desenvolver o hábito de sempre incentivar a procurar uma solução ao invés de reclamar com os integrantes da equipe. Além disso, coloque a inclusão, o respeito e a empatia como alguns dos valores fundamentais para sua empresa.
4. Pratique uma liderança positiva
Dentre os diversos tipos de líderes, o líder positivo é aquele que aposta na aplicação de uma liderança que valorize cada membro do time, extraindo o melhor de cada um. E, assim, aumentando a qualidade com um todo. Ele também estimula o aprendizado de todos e ajuda cada indivíduo da equipe a crescer com orientações. Sendo assim, ele vai ter o papel de guiar e incentivar a equipe a entregar seu melhor desempenho, focando sempre nos seus pontos fortes e aperfeiçoando os pontos fracos.
Aumente a motivação de seu time tornando a rotina mais prática Quando um colaborador fica preso a uma série de atividades burocráticas que tomam grande parte do seu tempo, há desperdício do seu talento. Sem contar que, quase sempre, provoca insatisfação. Hoje, a transformação digital permite a automatização de processos, deixando tarefas maçantes e repetitivas para a máquina.
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