fbpx

Automação industrial: porque um ERP é essencial

Automação industrial: porque um ERP é essencial

A automação industrial já é realidade em muitas empresas, como outros recursos tecnológicos 

No entanto, a ideia de máquinas substituindo o trabalho humano, algo associado a esse conceito, não é uma definição exata. 

Claro que muitas tarefas antes executadas pelo homem já são, ou serão, realizadas por equipamentos. Porém, restam os trabalhos que exigem o raciocínio e a capacidade criativa que só o colaborador pode oferecer. 

Assim, podemos definir a automação como sendo um processo que elimina ou reduz tarefas repetitivas e cansativas da rotina operacional. E permitem que as pessoas foquem em tarefas mais estratégicas para os negócios. 

Existem 4 tipos de automação industrial: 

– Fixa: não permite personalização, ou seja, as operações ocorrem de acordo com configurações da máquina. Assim, é indicada para produção de peças idênticas e em grande quantidade; 

– Programável: indicado para empresas que produzem produtos diferentes, em menor quantidade, e precisam programar as máquinas por lotes de produção. Isso acontece porque os equipamentos podem ser programados de forma diferente em cada sequência produtiva; 

– Flexível: permite que operadores alterem a sequência de processos para produzir diferentes tipos de mercadorias, simultaneamente. Também possibilita mudanças no design; 

– Integrada: nesse tipo de automação industrial tudo é integrado e controlado por computadores. Do processo de design ao envio da mercadoria, não há interferência humana, mas apenas máquinas realizando todo o processo. 

Conheça a seguir os principais benefícios desse conceito que chegou para ficar e veja como um sistema ERP completo vai ajudar a aplicá-lo em sua indústria. 

Os muitos benefícios da automação industrial 

O uso de tecnologias avançadas tem sido uma tendência no ambiente industrial moderno em função de seus muitos benefícios. 

Para começar, a automação industrial melhora a eficiência da produção. Ao automatizar processos, as empresas são capazes de produzir mais produtos em menos tempo, com menos erros e com maior precisão.  

Isso também permite otimizar melhor a equipe e a rotina operacional. Assim, há redução de gastos com horas extras e absenteísmo – proveniente de jornadas de trabalho exaustivas. 

Há, ainda, melhoria na flexibilidade da produção. Com sistemas de controle feitos pelo computador, as empresas podem reconfigurar rapidamente suas linhas de produção para atender a mudanças na demanda do mercado.  

Desse modo, elas conseguem se adaptar rapidamente a novas oportunidades de negócios, reduzindo o tempo de inatividade da produção. 

Além disso, a automação industrial eleva a segurança no local de trabalho. Muitas atividades envolvem tarefas perigosas ou repetitivas que podem levar a lesões ou fadiga.  

Mas a automação industrial elimina o risco de acidentes, permitindo que os colaboradores se concentrem em tarefas mais complexas e de maior valor. 

Outro ponto de destaque da automação é que ela melhora a qualidade do produto final 

Com sistemas de controle computadorizados, é possível monitorar e ajustar com precisão cada etapa do processo de produção. Como resultado, os produtos finais atendem aos padrões de qualidade desejados. 

Mais um benefício importante da automação industrial: sua capacidade de coletar e analisar dados em tempo real.  

Com monitoramento em cada etapa do processo de produção, as empresas podem coletar uma grande quantidade de dados sobre o desempenho de suas operações. Essas informações podem ser usadas para identificar áreas de melhoria, prever falhas de equipamentos e tomar decisões informadas sobre a alocação de recursos. 

Diante de todas as vantagens expostas, a automação industrial é importante para reduzir custos. Isso porque evita retrabalhos, agiliza processos e os torna mais eficientes. 

ERP DEAK: para indústria não seriada, distribuição/varejo técnico e empresas de serviços 

O uso de um sistema completo como o ERP DEAK vai ajudar no processo de automação industrial.  

Voltado para os segmentos de distribuição/varejo técnico, empresas de serviços e indústria não seriada, a plataforma integra todas as funções de negócios em um único sistema. 

Assim, proporciona vantagens que incluem: 

Melhor controle de estoque: o sistema pode rastrear o estoque em tempo real e ajudar a evitar a falta ou excesso de itens, o que pode levar a problemas de produção e desperdício; 

– Processos de produção mais eficientes: O ERP DEAK automatiza muitos processos, entre eles: a programação da linha produtiva, a rastreabilidade de produtos e a gestão de qualidade. Assim, a produção se torna mais rápida, precisa e eficiente, reduzindo os custos e melhorando a qualidade dos produtos; 

– Gerenciamento de fornecedores: permite o gerenciamento de fornecedores, levando a empresa a trabalhar com parceiros que unem qualidade de produtos, bons prazos e os melhores preços e condições de pagamento. O sistema também fornece informações como desempenho e histórico de preços de cada fornecedor; 

– Redução de erros e custos: a automação proporcionada por nosso sistema de gestão, reduz a possibilidade de falhas, o que significa que as empresas podem evitar custos adicionais associados à correção de erros e retrabalho; 

– Melhor visão do desempenho: oferece visão clara do desempenho organizacional em tempo real. Os dados são coletados e processados automaticamente, o que significa que os gestores podem tomar decisões mais rápidas e assertivas. 

O ERP DEAK é uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar a eficiência e a produtividade de sua operação.  

Ao automatizar processos e fornecer dados atualizados em tempo real, permite decisões mais rápidas e precisas, melhora a qualidade dos produtos e reduz custos. Além disso, exclui tarefas repetitivas e cansativas da rotina dos colaboradores.  

Portanto, o ERP DEAK é uma excelente escolha para empresas que desejam implementar a automação industrial com sucesso. 

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO! 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados