fbpx

7 dicas para aumentar a conversão de vendas

7 dicas para aumentar a conversão de vendas

Aumentar a conversão de vendas exige um esforço contínuo e conjunto. Afinal, de nada adianta enviar um e-mail convidando o público a aproveitar uma promoção, se ele tentar entrar em contato e não conseguir falar com o comercial. 

Ou se o comercial fechar a venda e o pedido não for entregue dentro do prazo combinado. Nesse caso, qual a probabilidade desse cliente voltar a comprar na mesma empresa? 

Em outras palavras, para alcançar ou bater as metas traçadas é preciso oferecer uma  excelente experiência aos seus clientes, deixando-os satisfeitos

Mas esse não é o único cuidado. Por isso, neste artigo vamos oferecer dicas simples, mas que vão ajudar a melhorar o desempenho da equipe comercial. 

1) Crie metas de vendas 

Para aumentar a conversão de vendas, é importante saber onde se quer chegar.  

Afinal, qual é a meta de vendas desejada? Quanto a companhia precisa aumentar em números para atingir esse resultado? O que precisará ser feito para isso? 

Com essas respostas em mãos é possível desenhar estratégias eficientes para alcançar o objetivo desejado.  

Mas, atenção: é importante que as metas sejam realistas e claras, baseadas em dados e no histórico de vendas. Um bom sistema de gestão ajudará a levantar esses dados. 

2) Conheça bem o público atendido 

O público pode dar as melhores pistas sobre o que é preciso fazer para ampliar os resultados. Assim, é importante procurar saber: 

  • As principais reclamações dos consumidores;  
  • Quais as maiores objeções de compra;  
  • Os feedbacks sobre a empresa; 
  • Sobre as novas demandas sugeridas. 

Com base nesses dados, é mais fácil descobrir quais melhorias podem ser implementadas e antecipar o que o cliente precisa, identificando oportunidades para criar novos produtos ou serviços. 

É possível, inclusive, pedir sugestões diretamente aos consumidores. Isso pode ser feito com pesquisas rápidas enviadas por e-mail ou mesmo conversando com os principais parceiros. 

3) Ofereça um bom treinamento de vendas 

Os vendedores são os principais responsáveis por fazer a venda acontecer. Portanto, quanto melhor for a preparação da equipe para atender os clientes, maiores serão os resultados. 

Ademais, não basta oferecer o treinamento somente uma vez. Uma pesquisa da Sales Performance International revelou que os colaboradores esquecem 84% das informações dos programas de treinamento após apenas 90 dias.  

Sendo assim, o treinamento precisa ser constante. E, claro, envolver os demais setores da empresa. 

4) Facilite o ciclo comercial e veja aumentar a conversão de vendas 

Qual é o tamanho do ciclo de vendas da empresa? Por quantos processos o cliente passa até efetuar a compra? 

É importante mapear a quantidade de etapas até uma compra porque, ao facilitar a vida do consumidor, é possível aumentar os resultados.  

Nesse caso, um ERP em nuvem vai ajudar a automatizar uma série de atividades operacionais e identificar possíveis gargalos que atrasam o processo de compra. Assim, é possível reduzir o ciclo de vendas e garantir a satisfação do cliente. 

5) Integre os setores  

Pensemos na situação em que o cliente confirma a disponibilidade de um determinado produto no atendimento telefônico, mas não o encontra na loja física. Essa é uma maneira rápida de perder a credibilidade. E o cliente.  

Para evitar essa e muitas outras situações, é importante integrar as informações em um só local para que não haja esse tipo de problema de comunicação. 

Novamente, a melhor saída para isso é adotar uma solução completa e moderna, como ERP DEAK

6) Monitore os resultados  

Após criar a meta de vendas, é preciso monitorar o desempenho da equipe para saber se a empresa está chegando ao resultado esperado.  

Nesse caso, a tecnologia pode ser a melhor aliada. Com o ERP DEAK, por exemplo, podemos saber: 

  • Quais os vendedores com maior quantidade de vendas na empresa; 
  • Quais produtos são mais populares – e os menos procurados; 
  • Quais os dias mais movimentados, entre outras informações. 

Além disso, com um bom ERP é possível obter relatórios completos e atualizados em tempo real sobre a performance de vendas. A partir da análise desses dados, o gestor consegue fazer os ajustes necessários para atingir a meta projetada. 

7) Foque na experiência do cliente 

Uma das melhores ações a implementar em uma organização é o foco na fidelização dos clientes para aumentar a conversão de vendas.  

Quando um consumidor tem uma boa experiência com um fornecedor, além dele voltar e oferecer bem menos resistência para comprar, ele ainda indica para outras pessoas.  

Então, vale a pena investir em estratégias que elevem a experiência dos clientes, tornando-os fiéis à marca. 

Como o CRM DEAK pode aumentar a conversão de vendas 

O Módulo CRM do ERP DEAK foi criado para que todos os processos relacionados ao setor comercial estejam integrados. O vendedor tem todas as informações em uma só tela, em tempo real para uma negociação mais ágil. 

Ele envolve análise do histórico de compras, atualização de documentos, análise de crédito, termos contratuais, aprovações, etc.  

O CRM do ERP DEAK é uma mostra do que a transformação digital pode fazer por todo tipo de negócios.  

Com ele, evita-se riscos de processos aprovados sem a devida avaliação. Isso acontece porque fluxos que estejam à margem das regras comerciais previamente definidas, são bloqueados para análise do responsável. 

Desse modo, o gestor pode acompanhar as informações em tempo real e tomar decisões rápidas e assertivas. Ou seja, é possível aumentar a conversão de vendas, sem abrir mão da segurança. 

Essa solução completa para gestão de empresas permite otimizar a atuação da equipe de vendas e fidelizar os clientes da empresa.  

Ele contribui de diferentes formas:  

  • Automatiza a gestão comercial;  
  • Torna os processos mais rápidos e assertivos;  
  • Integra informações;  
  • Ajuda a monitorar a jornada de compra;  
  • Cria relatórios;  

O ERP DEAK ultrapassa o conceito tradicional de CRM, com ele a equipe comercial acessa dados relevantes sobre os clientes, aprimorando cada vez mais os fluxos de trabalho e traçando as melhores estratégias. 

Otimizar a força comercial e aumentar a conversão de vendas é mais fácil com ERP DEAK

 Conheça o módulo CRM do ERP DEAK 

Compartilhar

Fale com nossos especialistas e confira os diferenciais da DEAK

Cadastro Positivo

Avalie com precisão o crédito de seus clientes

Planilha de Controle de Estoque

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Gestão

Artigos Relacionados

Search