Nascido em 2004 o conceito evoluiu com rapidez e, cada vez mais, mostra que não é apenas uma tendência passageira. Mas uma exigência do mercado.
Então, veja aqui o que é, qual a importância e como aplicar o ESG em seus negócios para manter sua competitividade.
ESG: da criação à ascensão
Foi na ONU, em 2004, que a sigla ESG surgiu, por meio de um relatório que mostrou como empresas engajadas com questões ambientais, sociais e de governança agregam valor aos negócios.
Além disso, o documento estabeleceu diretrizes para as organizações incluírem esses temas em sua estratégia, conquistando assim maior atenção dos investidores modernos. O relatório também apresentou os 3 pilares do Environmental, Social and Governance:
1) Ambiental (Environmental)
Ações voltadas à preservação do meio ambiente, colaborando com um consumo mais consciente dos recursos naturais, diminuindo emissão de carbono, obtendo maior eficiência energética/hídrica, etc.;
2) Social
Envolve a maneira como a empresa lida com questões sociais como diversidade e inclusão, relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores, direitos humanos, comunidade, etc.
3) Governança (Governance)
Analisa a gestão empresarial como um todo, dando grande valor à transparência e ética da instituição, bem como à proteção de dados e privacidade.
Aos poucos, o ESG foi se fortalecendo, tanto que, os ativos sustentáveis globais, estimados em US$ 2,5 tri em 2022, devem chegar a atrair US$ 53 trilhões no ano de 2025.
Benefícios do ESG para as organizações
Aplicar o ESG na estratégia empresarial é importante para a sociedade em geral. Mas também gera muitos benefícios para a organização.
Para começar, conquista a simpatia dos consumidores, mais propensos a comprar de empresas éticas e que demonstrem responsabilidade social e ambiental.
O mesmo se dá com os investidores. Pesquisa revelou que 75% dos investidores globais preferem companhias que adotem uma estratégia ESG.
Aplicar o ESG ajuda a reter talentos, que se sentem mais satisfeitos e motivados em fazer parte de uma instituição que não se preocupa apenas com a lucratividade.
Com isso, a empresa ganha em produtividade e qualidade, bem como reduz custos com a rotatividade de funcionários.
Como aplicar o ESG em seus negócios
Com um pouco de organização e investimento é possível adotar o ESG em qualquer organização. Assim, temos algumas dicas para colocar um plano em prática.
Defina a estratégia ESG adequada
Forme uma equipe para cuidar do ESG e estabeleça um horário semanal para reunião e dedicação total ao projeto.
Considerando os 3 pilares, veja algumas ideias para aplicar o ESG em sua empresa:
Ambiental
- Melhore a eficiência hídrica e energética;
- Reduza a geração de resíduos sólidos e invista na reciclagem;
- Opte por fornecedores que comprovem seu compromisso com a sustentabilidade.
Social
- Crie políticas de diversidade e inclusão;
- Tenha um ambiente de trabalho saudável e ajude o desenvolvimento de seus colaboradores – automatizar processos com o uso de um ERP, eliminando tarefas repetitivas e cansativas é uma maneira de promover esse bem-estar físico/mental;
- Colabore com projetos sociais desenvolvidos pela comunidade.
Governança
- Atue sempre com ética e transparência;
- Adote ações de combate à corrupção e fraudes;
- Respeite a legislação e normas vigentes, mantendo-se em compliance.
Após definição, é momento de aplicar o ESG
Comunique a todos a importância das ações de ESG, capacite os colaboradores para as boas práticas, conquiste a adesão de todos.
Informe os avanços conquistados ao público interno e externo e estimule a participação de seu time com sugestões contínuas. Se possível, crie premiações para as melhores ideias.
Avaliação e melhoria contínuas
Não basta aplicar o ESG. É preciso acompanhar o andamento do processo, pontos fortes, avanços, bem como o que precisa ser melhorado.
Essa análise deve considerar a opinião da empresa como um todo e apontar caminhos para o aperfeiçoamento.
Contar com um sistema de gestão, como o ERP DEAK, facilitará a implementação do plano de ESG.
Da mesma forma, permitirá criar relatórios para apresentar as conquistas e estimular o engajamento de todos.
Cada vez mais, as empresas devem se esforçar para aplicar o ESG em sua estratégia de negócios. Afinal, ações voltadas para o ambiental, social e governança geram vantagens para todos.
Acompanhe o blog da DEAK Sistemas, lá você encontra outros artigos relevantes para a gestão de sua empresa. Entre eles, sugerimos que leia:
Colaboração e respeito nas organizações – aposte nessa ideia